Pular para o conteúdo principal

Message In a Bottle





São Paulo, 31 de Outubro de 2020.

Aos sócios do Palmeiras

Vocês que estão lendo essa mensagem, com certeza sabem que o Palmeiras coincidentemente foi rebaixado em 2002 e 2012, portanto, estamos a dois anos do nosso ano cabalístico de final 2. Como teremos pela quarta vez as eleições diretas, espero que votem com consciência para evitar mais um vexame na gloriosa história do Palmeiras.

Como estou escrevendo essa mensagem do passado, espero que muitas mudanças já tenham acontecido para evitar riscos de mais uma vergonha que possa acontecer em 2022.

Segue abaixo a relação de mudanças que espero que tenham sido efetuadas e, caso não ocorreram, que vocês possam exigí-las dos próximos candidatos:

- Definição clara da Visão, Missão e Valores do Palmeiras para servir como linha mestre das condutas e ações a serem planejadas, implementadas, monitoradas pelos diferentes órgãos responsáveis;

- Implementação da Governança Corporativa, com o conselho deliberativo, conselho de orientação fiscal e conselho de notáveis, responsáveis por acompanhamento das estratégias de longo prazo, monitoramento da gestão atual, comissões de trabalho para trazer propostas de mudanças e melhorias do clube;

- Separação da Gestão do Futebol da Gestão do Clube Social, com a criação de um Diretor Executivo para cada uma das duas unidades de negócio;

- Profissionalização dos departamentos de Finanças, Administrativo, Marketing, Jurídico e Recursos Humanos, recrutando profissionais do mercado com competência para gerir os respectivos departamentos.

Espero que vocês que irão escolher o novo presidente já tenham os 4 pilares acima implementados e que a discussão dos candidatos sejam baseados em temas como os abaixo:

- Estar entre os 3 times com maior número de sócios torcedores do mundo

- Ser o clube de maior faturamento da América Latina

- Ser um dos melhores e mais atrativos clubes sociais do Brasil

- Ser o clube que tem o maior número de jogadores da base no time principal

- Ser o estádio com maior número de eventos / ano do Brasil

- Ser o clube com maior média de público da América do Sul

- Ser o clube com maior número de carnês vendidos por temporada

- Ter o maior faturamento/ torcedor nos dias de jogos

Caso os itens acima estiverem no plano de governo dos candidatos, com certeza os 4 pilares foram implementados e o Palmeiras voltou a ser o grande protagonista do futebol brasileiro e os cânceres que denegriram a imagem do Palmeiras durante as décadas de 80, 90 e 2000 definitivamente foram extirpados e queimados no fogo do inferno.

Espero humildemente ter participado desse exorcismo e também poder compartilhar com vocês dessa eleição que se aproxima.

Viva o maior time do Mundo!!!!




Comentários

  1. Amém, e que assim seja! Muito boa visão dos fatos, Bense!

    Que os da diretoria tenham essa mesma visão!

    Parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Os desafios dos Programas de Sócio Torcedor no Brasil

Durante a semana foi divulgado queda no programa sócio torcedor do Flamengo. De acordo com o blog do Rodrigo Mattos a  falta de jogos com torcida da Libertadores e o esvaziamento do Carioca são os principais pontos de abandono. O departamento de marketing identificou outros problemas: falta de um estádio, política de preços de ingressos para jogos jogos de menor apelo, o sistema de atendimento do torcedor e as vantagens oferecidas ao membro que se associa, além de reclamações com política de diretoria.
Desde o ano passado estamos notando uma estagnação deste tipo de programa na grande maioria dos times brasileiros. Participei de um projeto visando melhorias para um dos maiores programas do gênero em um time da cidade de São Paulo, onde fizemos grupos focais e pesquisas on line, mas muitas das sugestões não foram implementadas.
O que pude perceber na opinião dos torcedores que responderam a pesquisa foram sugestões de melhorias de atendimento, mais serviços, produtos e experiências, além…

Pizzaria Paulista

A rede Pizzaria Paulista, criada em 1902, vem a público divulgar o balanço das suas 16 franquias espalhadas no estado de São Paulo no período de 17 de janeiro a 11 de março de 2018.
Em 2018 tivemos as 3 tradicionais franquias da capital, juntamente com uma das mais famosas unidades, que fica no litoral. Além dessas 4 tradicionais franquias,  constam no balanço unidades de cidades com bom nível de renda per capta e com populações elevadas, sendo duas unidades na Grande São Paulo, mais duas unidades na cidade de Campinas, além de uma unidade em Ribeirão Preto, Araraquara, Sorocaba entre outras ricas cidades do interior paulista.
Em 2018, mesmo com a rede presente nas principais regiões do estado, tivemos uma redução de 9% na presença de clientes. Foram 70 mil pessoas a menos do que no ano passado, primeiro ano após a redução no número de franquias.
Além dessa redução, perdemos R$ 700 mil reais em faturamento bruto, 2% menor do que 2017. Por outro lado o ticket médio subiu 7% , R$ 2,60 a ma…

Hoje é dia de Derby

Derby, uma palavra inglesa que acompanhada dos grandes rivais Palmeiras e Corinthians, cria vida própria. As emoções que remetem a este grande clássico do futebol mundial transcendem as quatro linhas, os 90 minutos, o estádio e, em vários casos, se transformam em lendas, epopeias, grandes batalhas. Vilões se transformam em ídolos e vice versa, menos que por efêmeros momentos. Jogos como estes são capazes, como na vida real e não por acaso, de mudar o rumo dos times nos campeonatos, inverter completamente o estado de espírito, de autoconfiança reinante em cada um dos lados. São raros os confrontos que possuem esse poder mágico de mexer com toda uma cidade, uma nação e que, por 90 minutos, se transformam na coisa mais importante da vida. Muitos podem estar perguntando qual a origem desse termo dentro do futebol. Segue abaixo uma versão resumida que encontrei na internet:
A origem vem da palavra "derby" – ou dérbi, segundo o aportuguesamento da palavra original inglesa, proposto p…