Pular para o conteúdo principal

Message In a Bottle





São Paulo, 31 de Outubro de 2020.

Aos sócios do Palmeiras

Vocês que estão lendo essa mensagem, com certeza sabem que o Palmeiras coincidentemente foi rebaixado em 2002 e 2012, portanto, estamos a dois anos do nosso ano cabalístico de final 2. Como teremos pela quarta vez as eleições diretas, espero que votem com consciência para evitar mais um vexame na gloriosa história do Palmeiras.

Como estou escrevendo essa mensagem do passado, espero que muitas mudanças já tenham acontecido para evitar riscos de mais uma vergonha que possa acontecer em 2022.

Segue abaixo a relação de mudanças que espero que tenham sido efetuadas e, caso não ocorreram, que vocês possam exigí-las dos próximos candidatos:

- Definição clara da Visão, Missão e Valores do Palmeiras para servir como linha mestre das condutas e ações a serem planejadas, implementadas, monitoradas pelos diferentes órgãos responsáveis;

- Implementação da Governança Corporativa, com o conselho deliberativo, conselho de orientação fiscal e conselho de notáveis, responsáveis por acompanhamento das estratégias de longo prazo, monitoramento da gestão atual, comissões de trabalho para trazer propostas de mudanças e melhorias do clube;

- Separação da Gestão do Futebol da Gestão do Clube Social, com a criação de um Diretor Executivo para cada uma das duas unidades de negócio;

- Profissionalização dos departamentos de Finanças, Administrativo, Marketing, Jurídico e Recursos Humanos, recrutando profissionais do mercado com competência para gerir os respectivos departamentos.

Espero que vocês que irão escolher o novo presidente já tenham os 4 pilares acima implementados e que a discussão dos candidatos sejam baseados em temas como os abaixo:

- Estar entre os 3 times com maior número de sócios torcedores do mundo

- Ser o clube de maior faturamento da América Latina

- Ser um dos melhores e mais atrativos clubes sociais do Brasil

- Ser o clube que tem o maior número de jogadores da base no time principal

- Ser o estádio com maior número de eventos / ano do Brasil

- Ser o clube com maior média de público da América do Sul

- Ser o clube com maior número de carnês vendidos por temporada

- Ter o maior faturamento/ torcedor nos dias de jogos

Caso os itens acima estiverem no plano de governo dos candidatos, com certeza os 4 pilares foram implementados e o Palmeiras voltou a ser o grande protagonista do futebol brasileiro e os cânceres que denegriram a imagem do Palmeiras durante as décadas de 80, 90 e 2000 definitivamente foram extirpados e queimados no fogo do inferno.

Espero humildemente ter participado desse exorcismo e também poder compartilhar com vocês dessa eleição que se aproxima.

Viva o maior time do Mundo!!!!




Comentários

  1. Amém, e que assim seja! Muito boa visão dos fatos, Bense!

    Que os da diretoria tenham essa mesma visão!

    Parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O Dono e os Chefs

Após sete mudanças de treinadores em apenas quatro rodadas do Campeonato Brasileiro da Série A, vários colunistas estão criticando o que já é recorrente na gestão do clubes brasileiros, a troca de treinadores por maus resultados ou expectativas não alcançadas.
Para tentar ilustrar de uma forma mais lúdica as consequências deste comportamento inaceitável dos gestores esportivos, convido o leitor a ler a seguinte historia:
O Dono e os Chefs
Uma churrascaria acaba de trocar de dono no início de dezembro e, como o negócio não ia bem, o dono resolveu trocar de churrasqueiro, pois os clientes estavam reclamando da qualidade da comida, tanto que as vendas estavam baixas recentemente.
O novo mestre churrasqueiro, juntamente com o dono, estavam com várias ideias e decidiram aumentar a variedade de carnes no cardápio. No começo do ano a curiosidade dos clientes fez com que aumentassem as vendas mas,  após 3 meses, os clientes já perceberam que a qualidade e a expectativa com o novo churrasqueiro fi…

Os fatores que impactam na percepção de valor dos torcedores parte 2 : Precificação

Na semana passada iniciei uma série de posts referentes aos fatores que impactam na percepção de valor dos torcedores. O próximo fator que gostaria de compartilhar com vocês é a precificação dos ingressos.
Como ponto de partida dessa análise, vamos avaliar o comportamento do torcedor do São Paulo em alguns jogos no Morumbi:
23/03/2016 – Campeonato Paulista São Paulo 1 x 0 Botafogo de Ribeirão Preto Dia da semana: quarta feira Horário: 21:45h Público Pagante: 3.118 Renda Bruta: R$ 123.026 Ticket Médio: R$ 39,49
06/07/2016 – Copa Libertadores da América São Paulo 1 x 2 Atlético Nacional (semi final) Dia da semana: quarta feira Horário: 21:45h Público Pagante: 61.766 Renda Bruta: R$ 7.526.480 Ticket Médio: R$ 121,85
22/10/2016 – Campeonato Brasileiro São Paulo 2 x 0 Ponte Preta Dia da semana: sábado Horário: 17:00h Público Pagante: 49.673 Renda Bruta: R$ 600.541 Ticket Médio: R$ 12,09
12/02/2016 – Campeonato Paulista São Paulo 5 x 2 Ponte Preta Dia da semana: domingo Horário: 17:00h Público Pagante: 50.952 Renda Br…

Os Alienistas

Tudo começou em 1995, na final da Supercopa São Paulo de Juniores. Após o gol de ouro que deu o título ao Palmeiras, os palmeirenses invadiram o gramado para comemorar e foram provocar os são paulinos, que, aproveitando a pouca presença de policiais, invadiram o gramado, transformando o campo de jogo na primeira batalha campal entre torcidas organizadas transmitidas ao vivo pela TV. 
As consequências foram a morte do garoto Márcio Gasparin, a condenação de Adalberto Benedito do Santos e, pela primeira vez, as organizadas Mancha Verde e Independente foram extintas pelo promotor público Fernando Capez, que comentou na época: “Era necessário um tratamento de choque.”
Como na belíssima obra O Alienista, de Machado de Assis, a partir dessa época começou a batalha dos Alienistas contra a festa popular nas arquibancadas do Brasil. Depois dessa medida, as bandeiras, instrumentos, faixas, papéis picados, rojões, fogos de artifício, sinalizadores foram proibidos, além de não poder vender cerveja.…