Campeonato Brasileiro 2022 - Análise de Performance R29



Com 75% do campeonato concluído, chegou a hora da verdade. Portanto é hora de pegar a calculadora para checar o que os números nos dizem.

A disputa pelo título está praticamente encerrada, com o Palmeiras muito perto de colocar a mão taça pela décima primeira vez, por outro lado, com o G4 virando G6 e o G6 virando G8, a disputa pelas vagas para a Copa Libertadores ainda estão abertas até o décimo terceiro colocado devido à diferença de 6 pontos.

Referente aos times com maior chance de rebaixamento, devido à diferença de pontos, até o décimo quinto colocado ainda corre risco.

Seguem as constatações baseadas no histórico estatístico após a R29: 


Corrida para o título

A média histórica para ser campeão brasileiro é de 66,6% de aproveitamento e a campanha do Palmeiras (72%) é a única que está dentro da média da campanha de campeão. Conforme as estatísticas apresentadas no início do campeonato, seguem os indicadores atualizados que apontam o provável campeão pela ordem de frequência:

1) Melhor visitante: Palmeiras ( 33 pontos)

2) Líder na rodada 29: Palmeiras

3) Melhor defesa: Palmeiras (20 gols)

4) Líder na rodada 19: Palmeiras

5) Melhor ataque: Palmeiras e Flamengo (48 gols)
 
Na regressão multivariada as maiores significâncias atualizadas são as seguintes:

1) Vitórias: Palmeiras (18 vitórias)

2) Saldo de gols: Palmeiras (28 gols)

3) Melhor mandante: Corinthians (34 pontos)

Pelo histórico estatístico, em todos os anos em que o líder na R29 estava com no mínimo 59 pontos o clube foi o campeão brasileiro.  Pelo aproveitamento geral e no segundo turno, pelos indicadores estatísticos, pela pontuação na R29 e pela diferença de 10 pontos para o segundo colocado, o Palmeiras está praticamente com a mão na taça e só uma inédita reviravolta poderá tirar o título do Verdão. 

A previsão para a pontuação de campeão é de 75 a 76 pontos.

Corrida para o G4

Como o G4 vai virar G6, a projeção para se classificar na sexta colocação  é de 59 a 62 pontos.

Pela regressão multivariada as principais significâncias para o G6 são as seguintes:

1) Vitórias: Palmeiras, Fluminense, Internacional, Corinthians, Flamengo e Athletico

2) Pontos na rodada 29: Palmeiras, Fluminense, Internacional, Corinthians, Flamengo e Athletico

3) Saldo de gols: Palmeiras, Flamengo, Internacional, Fluminense, Corinthians, e Atlético Mineiro

4) Pontos como visitante: Palmeiras, Botafogo, Internacional, Atlético Mineiro, Fortaleza e Flamengo

Pelos dados acima  Palmeiras, Internacional, Flamengo, Fluminense, Corinthians, Athletico e Atlético Mineiro são os atuais favoritos para o G6 com o América Mineiro (70%) e Fortaleza (77%) correndo por fora devido aproveitamento superior ao Athletico (53%) ,Flamengo (60%) e Atlético Mineiro (37%) no segundo turno.

Corrida para o G8

Como o G6 vai virar G8 a projeção para se classificar na oitava colocação  é de 55 a 57 pontos. Atlético Mineiro, Fortaleza e América Mineiro são os atuais favoritos para o G8. Nenhum dos clubes com 37 pontos (Botafogo, Santos, Goiás e São Paulo) apresentam desempenho que possam mudar o atual cenário, a não ser que algum destes clubes tenham uma arrancada acima da média nas próximas rodadas.

Rebaixamento

Desde 2006 o aproveitamento para não ser rebaixado é de  38%. Na edição de 2022 temos 6 equipes com com aproveitamento de rebaixado: Coritiba, Ceará, Cuiabá, Avaí, Atlético Goianiense e Juventude, A projeção limite para fugir do rebaixamento é de 39 a 41 pontos provavelmente deve salvar qualquer clube do rebaixamento. 

No ano passado a projeção era muito similar após a R29, mas, devido ao desespero por pontos, houve um aproveitamento mais elevado dos clubes que estavam lutando para fugir do rebaixamento e a pontuação para limite se elevou para 44 pontos.

Com a diferença de apenas cinco pontos entre o décimo sétimo e o décimo quarto colocado e também devido ao aproveitamento no segundo turno, o Red Bull Bragantino também corre riscos.

Em quase todas as vezes que um time estava na última ou penúltima posição no final do primeiro turno, acabou rebaixado. Nesta edição o Fortaleza é uma exceção à regra, pois era o último colocado no final do primeiro turno e agora briga por uma vaga no G8 e até no G6.  Por outro lado, Juventude, Atlético Goianiense e Cuiabá já estavam no Z4 no final do primeiro turno. 

Ao se analisar os indicadores que demonstram a tendência de rebaixamento, as significâncias atualizadas que indicam os possíveis rebaixados são as seguintes:

1) Menos vitórias: Juventude, Atlético Goianiense, Ceará, Cuiabá e Avaí

2) Menor saldo de gols: Juventude, Atlético Goianiense, Avaí e Coritiba

3) Menos pontos na rodada 29:  Juventude, Atlético Goianiense, Avaí e Cuiabá

4) Menos pontos como mandante:  Juventude, Ceará, Atlético Goianiense e Botafogo

Baseado nesses dados, Juventude, Atlético Goianiense, Avaí, Cuiabá e Ceará são os 5 times mais ameaçados de rebaixamento.

Pep Guardiola menciona que um campeonato se perde nas oito primeiras rodadas e se ganha nas oito últimas rodadas. Num campeonato de pontos corridos existem vários campeonatos, conforme demonstrado acima. Portanto, está chegando a hora de verificarmos quem serão os ganhadores e os perdedores nas suas respectivas disputas, ainda mais num campeonato repleto de novas variáveis devido a pandemia que assolou o planeta.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Balanço Primeiro Turno Brasileirão 2012

O consumo per capita das maiores torcidas do Brasil

Preto e Branco ou Colorido?