Campeonato Brasileiro 2021 - Análise de Performance R19


Após praticamente três meses já chegamos à metade das rodadas do campeonato brasileiro. Mais uma vez a temporada do futebol brasileiro está fora da curva, onde os jogadores não tiveram férias e os clubes não tiveram pré-temporada. Provavelmente a conta dessa má preparação e falta de descanso possa começar a pesar nos próximos meses.  

Como em 2020, apenas nove times completaram os dezenove jogos, com Flamengo ainda tendo 3 jogos a fazer e o Grêmio mais 2. Essa situação acaba impactando nas análises e projeções. 

Apesar dessa situação e para termos maior clareza nos dados, vamos analisar o que os números mostram como tendências e consolidações para o segundo turno baseado na classificação por aproveitamento conforme abaixo:

Classificação

Clube

Pontos

Aproveitamento

1

Atlético MG

39

72,2%

2

Palmeiras

35

64,8%

3

Flamengo

31

64,6%

4

Red Bull Bragantino

32

59,2%

5

Fortaleza

33

57,9%

6

Corinthians

28

49,1%

7

Atlético GO

25

46,3%

8

Athletico PR

24

44,4%

9

Ceará

24

44,4%

10

Fluminense

25

43,8%

11

Internacional

23

42,6%

12

Cuiabá

24

42,1%

13

São Paulo

22

40,7%

14

Juventude

23

40,3%

15

Santos

22

38,6%

16

Bahia

21

36,8%

17

América MG

18

33,3%

18

Grêmio

16

31,4%

19

Sport

17

29,8%

20

Chapecoense

7

12,3%


Seguem as constatações estatísticas atualizadas após o final do primeiro turno: 

Corrida para o título

Em 75% das edições o campeão do primeiro turno foi o campeão brasileiroA média histórica para ser campeão brasileiro é de 66,6% de aproveitamento e a campanha do Atlético Mineiro, primeiro lugar em aproveitamento, é a única que está dentro da média da campanha de campeão.

O Galo é o virtual campeão do primeiro turno mas, caso o Flamengo vencer os 3 jogos que ainda restam para fechar o primeiro turno e o Atlético Mineiro apenas empatar o jogo que ainda resta fazer, o Mengão poderá ser o campeão do primeiro turno.

Conforme as estatísticas apresentadas no início do campeonato, seguem os indicadores atualizados que apontam o provável campeão pela ordem de frequência:

1) Melhor visitante: Red Bull Bragantino (20 pontos)

2) Líder na rodada 29: não se aplica

3) Melhor defesa: Atlético Mineiro (13 gols)

4) Líder na rodada 19: Indefinido. Pode ser Atlético Mineiro ou Flamengo.

5) Melhor ataque: Flamengo (32 gols)
 
Na regressão multivariada as maiores significâncias atualizadas são as seguintes:

1) Vitórias: Atlético Mineiro (12 vitórias)

2) Saldo de gols: Flamengo (16 gols)

3) Melhor mandante: Palmeiras (22 pontos)

Baseado nos dados acima é muito provável que a disputa pelo título ficará entre Flamengo e Atlético Mineiro pois os dois times estão com melhor desempenho entre os indicadores que demonstram os futuros campeões. Red Bull Bragantino e Palmeiras seguem com chances mas com menores probabilidades. 


Corrida para o G4

Desde 2006 o aproveitamento para se classificar no G4 é de 58%. Nesta adição além dos 4 primeiros colocados, apenas o Fortaleza está com desempenho de G4.  Entre os times que estão fora do G4, o Corinthians, pelos reforços que chegaram recentemente, pode entrar na disputa. 

Nos últimos quinze anos em média 3 dos 4 times que se classificaram para a Libertadores já estavam no G4 no final do primeiro turno. Portanto a chance de permanecer no G4 é de 75% no final do campeonato.

Pela regressão multivariada as principais significâncias para o G4 são as seguintes:

1) Vitórias: Atlético Mineiro, Palmeiras, Flamengo, Fortaleza

2) Pontos na rodada 29: não se aplica

3) Saldo de gols: Flamengo, Atlético Mineiro, Red Bull Bragantino, Palmeiras, Fortaleza

4) Pontos como visitante: Red Bull Bragantino, Atlético Mineiro, Corinthians, Atlético Goianiense.

Como Atlético Mineiro, Flamengo e Palmeiras estão disputando as Copas, o G4 pode virar G5 ou G6, como ocorrido nas últimas edições. 

Pelos dados acima Atlético Mineiro, Palmeiras, Fortaleza, Red Bull Bragantino e Flamengo são os atuais favoritos para o G4 com o Fortaleza correndo por fora.


Corrida para o G6

O aproveitamento médio dos últimos anos para ficar no G6 é de 52%. Abaixo do quinto colocado nenhum clube está com aproveitamento de G6, o que pode indicar que nesta edição talvez um menor aproveitamento seja suficiente para se classificar para a pré Libertadores.

Conforme mencionado na análise do G4, o G6 pode virar G7 ou G8 como nas últimas edições. Esse possível cenário aumentam as chances de Atlético Goianiense, Athletico Paranaense, Ceará, Fluminense e Internacional lutarem por vagas na pré Libertadores. 

Rebaixamento

Desde 2006 o aproveitamento para não ser rebaixado é de  38%. Na edição de 2021 temos 5 equipes com com aproveitamento de rebaixado: Bahia, América Mineiro, Grêmio, Sport e Chapecoense.

Com a diferença de apenas seis pontos entre o décimo sétimo e o nono colocado, a disputa para não ser rebaixado deve ser muito acirrada novamente. 

Nos últimos quinze anos em média 2 times que foram rebaixados já estavam no Z4 no final do primeiro turno. Portanto a chance de permanecer no Z4 é de 50% no final do campeonato.

Em quase todas as vezes que um time estava na última ou penúltima posição no final do primeiro turno, acabou rebaixado. Na edição de 2021, como América Mineiro e Grêmio ainda estão com jogos a menos, fica mais complicado apontar quais os times com maior risco.

Nos últimos seis anos, em média dois dos quatro times que subiram da série B foram rebaixados, aumentando os riscos para Chapecoense e América Mineiro.

Ao se analisar os indicadores que demonstram a tendência de rebaixamento, as significâncias atualizadas que indicam os possíveis rebaixados são as seguintes:

1) Menos vitórias: Chapecoense, Grêmio, Sport, América Mineiro.

2) Menor saldo de gols: Chapecoense, Bahia, América Mineiro, Sport, Grêmio.

3) Menos pontos na rodada 29: não se aplica

4) Menos pontos como mandante: Chapecoense, Sport, Corinthians, Internacional

Baseado nesses dados, Chapecoense, Grêmio, Sport, América Mineiro e Bahia são os 5 times mais ameaçados de rebaixamento.

Apesar dos jogos a menos, com os dados acima é possível ter uma ideia mais clara do campeonato que cada equipe está disputando e quando completarmos 75% do campeonato, após a Rodada 29, iremos atualizar esses números.

"Quando os números não batem, você tem que mudar seu jogo." (Moneyball)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Balanço Primeiro Turno Brasileirão 2012

O consumo per capita das maiores torcidas do Brasil

Preto e Branco ou Colorido?