Campeonato Brasileiro 2021 - Análise de Performance R10


O Brasileirão mal começou e já chegou à décima rodada após 40 dias O ritmo insano do calendário brasileiro, que foi retomado há um ano, não teve parada para férias e pré-temporada, vai deixando rastros de prejuízos e ainda pode prejudicar mais times até o final da temporada, que terá praticamente 1 ano e meio quando for finalizada em dezembro de 2021.

Durante as 10 rodadas vários times foram prejudicados, perdendo jogadores para as seleções em jogos das eliminatórias, Copa América e ainda teremos os Jogos Olímpicos pela frente.

Os times com melhores elencos, com quantidade e equilíbrio entre os diferentes jogadores de cada posição, com melhor jogo coletivo e que tiveram poucos jogadores convocados para as seleções nacionais provavelmente serão os que mais se beneficiarão até o final da temporada.

Entre as 28 rodadas restantes do Brasileirão teremos sete jogos dos mata matas da Libertadores, da Copa Sul-Americana  e oito jogos da Copa do Brasil, o que poderá levar alguns times brasileiros a disputarem entre 32 e 45 jogos até dezembro. Uma insanidade que muitas vezes se faz necessário relevar o desempenho, o trabalho coletivo e rendimento individual de treinadores e atletas, distorcendo as avaliações.

No campeonato de 2020 tivemos a menor pontuação de um time campeão desde 2010. A pontuação do G4 na R10 deste ano está mais alta do que do ano passado, por outro lado a pontuação do Z4 está menor, sinal que os times da parte de cima da tabela estão conseguindo melhores resultados sobre os times da parte da baixo em relação a temporada anterior. Veremos se o histórico estatístico deste ano repetirá a edição do ano passado ou se voltará a pontuações mais elevadas como anteriormente.

Seguindo o histórico dos últimos 15 anos, seguem algumas constatações que podemos verificar após a R10, visando demonstrar que já é possível constatar algumas consolidações.

Em linhas gerais a regressão multivariada demonstra que na rodada 10 não há significância para o futuro campeão (0,0042), mas já há uma significância razoável para quem está no G4 (0,4171) ou no Z4 (0,3775). Portanto não se pode cair no engano de achar que o campeonato ainda está no começo para quem quer entrar no G4 ou sair do Z4.

Corrida para o título

Nos últimos quinze anos em sete campeonatos o campeão brasileiro já estava no G4. Em quatro campeonatos era o líder ou não estava no G4. Baseado nesse histórico estatístico, seguem abaixo as probabilidades de título com base na R10:

- Liderança : 26,6% 
- G4: 46,6%
- Fora do G4: 26,6%

A média do aproveitamento do campeão brasileiro com base no histórico estatístico é de 66,7% (20 pontos) .Em 2021 Palmeiras e Red Bull Bragantino estão com aproveitamento acima da média, 22 pontos, além do Athletico com 70,4%. Os três times são os únicos com aproveitamento de campeão. Em três das quatro edições que o líder na R10 tinha 22 pontos o time se sagrou campeão.

Conforme as estatísticas apresentadas no início do campeonatoos indicadores abaixo são os que mais apontam o provável campeão:

1) Melhor visitante: Red Bull Bragantino

2) Líder na rodada 29 : não se aplica

3) Melhor defesa : Corinthians

4) Líder na rodada 19: não se aplica

4) Melhor ataque: Red Bull Bragantino

Na regressão multivariada as maiores significâncias são as seguintes:

1) Vitórias: Palmeiras

2) Saldo de gols: Red Bull Bragantino

3) Pontos como mandante: Santos

4) Pontos na rodada 29: não se aplica

Pelos indicadores acima o Red Bull Bragantino possui três índices relevantes para a conquista do título até esta altura do campeonato, tanto que possui a mesma pontuação do líder Palmeiras, que está na primeira posição devido ao primeiro critério de desempate, o número de vitórias.

Como base nessa análise é possível projetar que Palmeiras, Red Bull Bragantino, AthIetico e Atlético Mineiro são atualmente os times com maior probabilidade de disputar o título. 

Corrida para o G4

A média para se classificar no G4 com base no histórico estatístico é de 55% de aproveitamento (16 a 17 pontos). Até o sexto colocado o aproveitamento está dentro da média histórica. Caso não houver melhoria de rendimento das equipes abaixo dos 17 pontos a briga pelo G4 irá se consolidar entre os seis primeiros colocados. Pelo aproveitamento e pelos pontos perdidos, Flamengo e Atlético Goianiense podem entrar na briga. 

Nos últimos quinze anos a média do número de times que permaneceram no G4 na R10 até o final do campeonato é de dois times. Portanto a corrida para o G4 ainda pode ter muitas mudanças. 

Pela regressão multivariada as principais significâncias para o G4 são as seguintes:

1) Vitórias: Palmeiras, Red Bull Bragantino, Athletico, Atlético Mineiro

2) Pontos na rodada 29: não se aplica

3) Saldo de gols: Palmeiras, Red Bull Bragantino, Athletico, Fortaleza

4) Pontos como visitante: Red Bull Bragantino, Athletico, Palmeiras, Atlético Mineiro.

Pelos dados acima Palmeiras, Red Bull Bragantino, Athletico, e Atlético Mineiro são os atuais favoritos para o G4 com o Fortaleza correndo por fora.

Corrida para o G6

O aproveitamento médio dos últimos quatro anos é de 52%. Todos os times do G6 estão com pontuação de G4 além do Atlético Goianiense. Flamengo e Santos estão com 50% de aproveitamento e devem brigar no mínimo pelo G6. Veremos se neste ano mais uma vez o G6 poderá virar G7 ou G8 como nos dois últimos anos.

Rebaixamento 

Nos Campeonatos Brasileiros com 20 times os times que conseguiram em média 38%.de aproveitamento não foram rebaixados. Internacional, América Mineiro, São Paulo, Sport, Cuiabá, Chapecoense e Grêmio estão com aproveitamento abaixo dos 38%. 

Nos últimos quinze anos dois times que estavam Z4 na R10 foram rebaixados. Nos últimos oito anos dois times que já estavam abaixo do décimo lugar na tabela foram rebaixados. Portanto todos os times à partir do décimo primeiro lugar precisam ficar atentos para buscarem melhorar performance.

Ao se analisar os indicadores que demonstram a tendência de rebaixamento, as significâncias que indicam os possíveis rebaixados são:

1) Menos vitórias: Grêmio, Cuiabá, Chapecoense, São Paulo, Sport

2) Menor saldo de gols: Grêmio, Chapecoense, Internacional, América Mineiro

3) Menos pontos na rodada 29: não se aplica

4) Menos pontos como mandante: Cuiabá, Chapecoense, Grêmio, Internacional

Grêmio, Cuiabá, Chapecoense e Internacional são os times com maiores riscos de rebaixamento até o momento. Mesmo com dois jogos a menos, os gaúchos precisam ligar o sinal de alerta pois os times que terminaram a rodada 10 com 2 ou 3 pontos foram rebaixados.

Esses são apenas os primeiros indícios. Ao término do primeiro turno teremos uma visão mais cristalina pois, nos últimos anos, quem ganhou o primeiro turno em 66,7% das vezes foi o campeão, apenas um time que terminou fora do G4 conseguiu terminar o torneio entre os quatro melhores e quem terminou no Z4 tem 75% de probabilidade de permanecer nessas posições.

Vamos aguardar as próximas 9 rodadas para mais uma avaliação de performance.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Balanço Primeiro Turno Brasileirão 2012

O consumo per capita das maiores torcidas do Brasil

Preto e Branco ou Colorido?