Consumo dos Torcedores: Os times com melhores e piores performances em 2019
Pelo terceiro ano estou publicando o ranking de efetividade das atuais gestões em converter a base de torcedores em consumidores de produtos e serviços como compra de ingressos, programas de sócios torcedores entre outros. No ranking de 2017 o Botafogo, o Athletico e o Coritba foram os mais eficazes. Em 2018 o Athletico, o Grêmio e o Internacional ficaram no Top 3.
O ranking foi efetuado de acordo com a metodologia do CIES: o GAP (diferença entre a classificação em faturamento com torcedor e a posição no ranking de torcidas). Quanto maior o GAP, melhor a performance e vice-versa. A posição do ranking pode variar de acordo com os times participantes da Série A em cada temporada, mas essa alteração possui leve impacto no GAP, o que não inviabiliza a análise.
Os dados foram coletados do relatório do Itaú BBA e da Ernest Young além das análises do Rodrigo Capelo, todas publicadas durante os meses de junho e julho de 2020. Posteriormente os dados foram classificados dentro da metodologia proposta. O número de torcedores foi baseado na última pesquisa Pluri divulgada em 2020.
Vamos ao ranking de 2019:
Os mais eficazes: Athletico, Internacional, Fortaleza, Palmeiras, Grêmio e Bahia.
Os seis times conseguiram fazer as coisas certas. Pelo terceiro ano consecutivo Athletico, Internacional, Grêmio e Palmeiras aparecem entre os mais eficazes. Destaque para o Fortaleza, que entrou diretamente no Top 3, e também méritos para o Bahia, que entrou no grupo dos mais eficazes no novo ranking.
O Athletico foi o campão de eficácia pelo segundo ano consecutivo, com um incremento de 81% sobre o ano anterior, provavelmente devido à campanha da Copa do Brasil,onde o Furacão foi campeão.Nos três anos do estudo o Furacão sempre esteve no Top 3. O Internacional subiu uma posição no ranking, com um incremento de 13% no faturamento com torcedor, ficando com a segunda posição, ficando novamente no Top 3. O Fortaleza fez um excelente trabalho, tanto que foi o segundo maior clube em média de público do Campeonato Brasileiro, entrando diretamente no pódio em termos de faturamento com torcedor.
Grêmio caiu duas posições e Palmeiras se manteve no mesmo patamar, ambos permanecendo sólidos como times muito eficazes, mas com diferenças entre si. O faturamento do Grêmio se manteve estável, já o Palmeiras teve queda de 30% em arrecadação com torcedores. O Verdão foi o único time entre os eficazes que teve queda de faturamento com torcida.
o Bahia aparece pela primeira vez entre os mais eficazes, demonstrando consistência nos resultados, principalmente devido um incremento de 43% no faturamento com torcedor sobre o ano anterior.
Por não fazer parte das doze maiores torcidas do Brasil e nem estarem em um centro tão grande, o Athletico, o Fortaleza e o Bahia merecem todos os destaques pela eficácia no faturamento com suas respectivas bases de torcedores.Esses dados demonstram que o departamento de marketing dessas equipes está conseguindo excelentes resultados. Com faturamentos muito bons sobre uma base inferior à grandes torcidas do Brasil.
O Athletico foi o campão de eficácia pelo segundo ano consecutivo, com um incremento de 81% sobre o ano anterior, provavelmente devido à campanha da Copa do Brasil,onde o Furacão foi campeão.Nos três anos do estudo o Furacão sempre esteve no Top 3. O Internacional subiu uma posição no ranking, com um incremento de 13% no faturamento com torcedor, ficando com a segunda posição, ficando novamente no Top 3. O Fortaleza fez um excelente trabalho, tanto que foi o segundo maior clube em média de público do Campeonato Brasileiro, entrando diretamente no pódio em termos de faturamento com torcedor.
Grêmio caiu duas posições e Palmeiras se manteve no mesmo patamar, ambos permanecendo sólidos como times muito eficazes, mas com diferenças entre si. O faturamento do Grêmio se manteve estável, já o Palmeiras teve queda de 30% em arrecadação com torcedores. O Verdão foi o único time entre os eficazes que teve queda de faturamento com torcida.
o Bahia aparece pela primeira vez entre os mais eficazes, demonstrando consistência nos resultados, principalmente devido um incremento de 43% no faturamento com torcedor sobre o ano anterior.
Por não fazer parte das doze maiores torcidas do Brasil e nem estarem em um centro tão grande, o Athletico, o Fortaleza e o Bahia merecem todos os destaques pela eficácia no faturamento com suas respectivas bases de torcedores.Esses dados demonstram que o departamento de marketing dessas equipes está conseguindo excelentes resultados. Com faturamentos muito bons sobre uma base inferior à grandes torcidas do Brasil.
Os mais eficientes: Ceará, Flamengo, Atlético Mineiro e Goiás.
Os quatro times conseguiram fazer certo as coisas de acordo com a base de torcedores que possuem. O Ceará caiu três posições devido outros times conseguirem maior faturamento que o Vozão, mas o faturamento com torcedores aumentou 28% sobre o ano anterior.
Em termos de faturamento absoluto bem como proporcional o Flamengo, a maior torcida do Brasil, deu mais um show. O Mengão se manteve entre os mais eficientes pelo terceiro ano consecutivo, aumentando em R$ 85 milhões (91%) o seu faturamento com torcedor. O sucesso em campo é o grande responsável por esse incremento e o grande desafio do Flamengo é conseguir cada vez mais ativar de forma mais eficiente sua grande base de torcedores em todo o Brasil.
O Galo se manteve eficiente com seus torcedores e teve um incremento de 41% em seu faturamento. Já o Goiás estreou no ranking entre os mais eficientes, uma posição importante pois sua base de torcedores é a menor entre todos os participantes de ranking, tanto que foi o time com menor faturamento com torcedor entre todos os times analisados.
Deixaram a desejar: Santos, Botafogo, São Paulo, Vasco da Gama, Fluminense, Cruzeiro e Corinthians.
Pelo terceiro ano consecutivo, Corinthians, São Paulo, Fluminense e Vasco da Gama deixaram a desejar nesse quesito. O Botafogo está nessa mesma situação pelo segundo ano consecutivo. Cruzeiro e Santos entraram nessa classificação em 2019.
O Santos se manteve estável em faturamento, mas teve a maior queda no ranking, caindo dez posições mesmo com ótimo desempenho esportivo no Campeonato Brasileiro, com um futebol envolvente implementado pelo treinador Jorge Sampaolli, não conseguiu converter este desempenho esportivo em maior consumo. Por outro lado, o Botafogo, apesar de estar entre os menos eficazes, aumentou em 75% o faturamento.
Apesar do São Paulo ter aumentado em 56% o faturamento, devido ser a terceira maior torcida do Brasil, acaba ficando aquém no ranking, demonstrando que a diretoria precisa ser mais efetiva no faturamento com torcedores. O mesmo caso ocorre com o Corinthians, que teve incremento de 38% com faturamento, mas por ser a segunda maior torcida do Brasil, precisa ser mais efetivo na ativação da sua base de torcedores.
O Cruzeiro, como no campo, ficou entre os que deixaram a desejar em termos de faturamento com seu torcedor. A má campanha no Brasileirão pode ter impactado diretamente, com uma queda de 21% sobre o ano anterior, caindo duas posições no ranking e quatro posições em termos de faturamento. Cruzeiro e Palmeiras foram os únicos times que tiveram queda no faturamento com torcedores. O Fluminense, apesar de se manter entre os menos eficazes e ter caído no ranking, conseguiu um incremento de 69%.
Destaque positivo foi o Vasco da Gama, que mesmo ainda estando entre os que deixaram a desejar, devido a massiva campanha de adesão ao plano de Sócio Torcedor no final do ano passado, saiu da última posição nos últimos dois anos, subindo duas posições no ranking, quase triplicando o faturamento com torcedor, além de ter subindo seis posições em termos de faturamento. Só em 2019 o Gigante da Colina faturou mais com sua torcida do que a soma dos dois anos anteriores. Excelente trabalho do departamento de marketing.
Como nos posts publicados anteriormente, os dados deste ranking servem como parâmetro para o torcedor avaliar que apenas com uma gestão bem-feita em todos os departamentos é possível se atingir resultados sustentáveis.
Com essas análises é possível sugerir que nem sempre um time que não conquista títulos tem uma má gestão. Nesses casos, saber se comunicar muito bem com seus torcedores e trabalhar seus atributos, valores e propósitos, pode ser muito bem aceito e ter o sabor de uma conquista. Veremos como este ranking se comportará nos próximos anos, com a perspectiva da criação de novos produtos e serviços digitais bem como quais serão os efeitos da pandemia na arrecadação com o torcedor em 2020.
Parabéns ao Athletico, Internacional e Fortaleza pela eficácia na conversão de sua base de torcedores em consumidores, principalmente os paranaenses e cearenses, devido a base bem menor de torcedores e mesmo assim, estarem sendo muito eficazes na gestão do departamento de marketing. Menção honrosa ao Vasco da Gama, que foi muito exitoso em 2019 além do massivo crescimento do faturamento do Flamengo.
Mais uma vez podemos verificar quanto alguns dos times com maiores torcidas do Brasil estão perdendo possibilidades de aumentar seu faturamento com a base de torcedores. Os motivos dessa baixa efetividade precisam ser investigados com mais detalhes para ser possível implementar estratégias que possam alterar esse cenário.
Pesquisar cada vez mais é preciso!!
Em termos de faturamento absoluto bem como proporcional o Flamengo, a maior torcida do Brasil, deu mais um show. O Mengão se manteve entre os mais eficientes pelo terceiro ano consecutivo, aumentando em R$ 85 milhões (91%) o seu faturamento com torcedor. O sucesso em campo é o grande responsável por esse incremento e o grande desafio do Flamengo é conseguir cada vez mais ativar de forma mais eficiente sua grande base de torcedores em todo o Brasil.
O Galo se manteve eficiente com seus torcedores e teve um incremento de 41% em seu faturamento. Já o Goiás estreou no ranking entre os mais eficientes, uma posição importante pois sua base de torcedores é a menor entre todos os participantes de ranking, tanto que foi o time com menor faturamento com torcedor entre todos os times analisados.
Deixaram a desejar: Santos, Botafogo, São Paulo, Vasco da Gama, Fluminense, Cruzeiro e Corinthians.
Pelo terceiro ano consecutivo, Corinthians, São Paulo, Fluminense e Vasco da Gama deixaram a desejar nesse quesito. O Botafogo está nessa mesma situação pelo segundo ano consecutivo. Cruzeiro e Santos entraram nessa classificação em 2019.
O Santos se manteve estável em faturamento, mas teve a maior queda no ranking, caindo dez posições mesmo com ótimo desempenho esportivo no Campeonato Brasileiro, com um futebol envolvente implementado pelo treinador Jorge Sampaolli, não conseguiu converter este desempenho esportivo em maior consumo. Por outro lado, o Botafogo, apesar de estar entre os menos eficazes, aumentou em 75% o faturamento.
Apesar do São Paulo ter aumentado em 56% o faturamento, devido ser a terceira maior torcida do Brasil, acaba ficando aquém no ranking, demonstrando que a diretoria precisa ser mais efetiva no faturamento com torcedores. O mesmo caso ocorre com o Corinthians, que teve incremento de 38% com faturamento, mas por ser a segunda maior torcida do Brasil, precisa ser mais efetivo na ativação da sua base de torcedores.
O Cruzeiro, como no campo, ficou entre os que deixaram a desejar em termos de faturamento com seu torcedor. A má campanha no Brasileirão pode ter impactado diretamente, com uma queda de 21% sobre o ano anterior, caindo duas posições no ranking e quatro posições em termos de faturamento. Cruzeiro e Palmeiras foram os únicos times que tiveram queda no faturamento com torcedores. O Fluminense, apesar de se manter entre os menos eficazes e ter caído no ranking, conseguiu um incremento de 69%.
Destaque positivo foi o Vasco da Gama, que mesmo ainda estando entre os que deixaram a desejar, devido a massiva campanha de adesão ao plano de Sócio Torcedor no final do ano passado, saiu da última posição nos últimos dois anos, subindo duas posições no ranking, quase triplicando o faturamento com torcedor, além de ter subindo seis posições em termos de faturamento. Só em 2019 o Gigante da Colina faturou mais com sua torcida do que a soma dos dois anos anteriores. Excelente trabalho do departamento de marketing.
Como nos posts publicados anteriormente, os dados deste ranking servem como parâmetro para o torcedor avaliar que apenas com uma gestão bem-feita em todos os departamentos é possível se atingir resultados sustentáveis.
Com essas análises é possível sugerir que nem sempre um time que não conquista títulos tem uma má gestão. Nesses casos, saber se comunicar muito bem com seus torcedores e trabalhar seus atributos, valores e propósitos, pode ser muito bem aceito e ter o sabor de uma conquista. Veremos como este ranking se comportará nos próximos anos, com a perspectiva da criação de novos produtos e serviços digitais bem como quais serão os efeitos da pandemia na arrecadação com o torcedor em 2020.
Parabéns ao Athletico, Internacional e Fortaleza pela eficácia na conversão de sua base de torcedores em consumidores, principalmente os paranaenses e cearenses, devido a base bem menor de torcedores e mesmo assim, estarem sendo muito eficazes na gestão do departamento de marketing. Menção honrosa ao Vasco da Gama, que foi muito exitoso em 2019 além do massivo crescimento do faturamento do Flamengo.
Mais uma vez podemos verificar quanto alguns dos times com maiores torcidas do Brasil estão perdendo possibilidades de aumentar seu faturamento com a base de torcedores. Os motivos dessa baixa efetividade precisam ser investigados com mais detalhes para ser possível implementar estratégias que possam alterar esse cenário.
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