Sócio Torcedor , Bilheteria e Clube Social: Os times com melhores e piores performance em 2017



Na semana passada publiquei uma análise sobre os times com as melhores e piores performances em termos de gestão do departamento de futebol e o resultado em campo no Brasileirão 2017 da série A.

Pelo segundo ano estou publicando o ranking de efetividade das atuais gestões em converter a base de torcedores em sócio torcedores, compra de ingressos e também sócios do clube social. O ranking foi efetuado de acordo com mesma metodologia do estudo da última semana, onde o GAP (diferença entre a classificação em faturamento com bilheteria,  sócio torcedor e clube social e a posição no ranking de torcidas). Quanto maior o GAP, melhor a performance e vice versa.

Os dados foram coletados do relatório no site Sports Value e posteriormente foram classificados dentro da metodologia proposta para se efetuar uma análise referente à eficiência e eficácia dos departamentos de marketing em relação ao faturamento com bilheteria, sócios torcedores e clube social em comparação ao tamanho da torcida.

número de torcedores foi baseado na última pesquisa Datafolha de abril de 2018. Apesar do faturamento com bilheteria não constar no balanço de Corinthians, Grêmio e Fluminense, para não haver distorção na análise, foi considerado o faturamento bruto coletado no site globoesporte.com.

Vamos aos ranking:



Os mais eficazes:  Botafogo, Atlético Paranaense, Coritiba, Grêmio, Palmeiras e Internacional.

Os seis times conseguiram fazer as coisas certas, mesmo com uma base inferior a times de maiores torcidas. Pelo segundo ano consecutivo Atlético Paranaense, Coritiba, Palmeiras Grêmio e Internacional aparecem entre os primeiros. 

O Botafogo aparece em primeiro lugar provavelmente pela participação na Copa Libertadores da América. Palmeiras permanece disputando as grandes competições nacionais e continental e investindo em contratações, o que acaba atraindo mais torcedores para os jogos. Internacional merece elogios, pois disputou a série B em 2017 e mesmo assim obteve maior faturamento que times que disputaram a série A.

Por não fazer parte das doze maiores torcidas do Brasil nem estarem em um centro populoso tão grande, mais uma vez a dupla Atletiba merce todos os destaques pela eficácia no faturamento com suas respectivas bases de torcedores.

Esses dados demonstram que o departamento de marketing dessas equipes está conseguindo excelentes resultados, com faturamentos muito bons sobre uma base inferior à grandes torcidas do Brasil.


Os mais eficientes: Atlético Mineiro, Sport, Bahia e Flamengo.

Os quatro times conseguiram fazer certo as coisas de acordo com a base de torcedores que é possível alcançar. Pelo segundo ano o Atlético Mineiro e Bahia aparecem nesta posição, demonstrando consistência nos resultados.

Flamengo, a maior torcida do Brasil, conseguiu ser mais eficiente do que o ano anterior, provavelmente devido à suas respectivas performances em campo. O tricolor baiano teve bons números devido ao retorno a série A.

Deixaram a desejar: Corinthians, São Paulo, Cruzeiro, Santos, Fluminense, Vitória e Vasco da Gama.

Pelo segundo ano consecutivo, CorinthiansSantos, São Paulo, Vitória e Vasco da Gama deixaram a desejar nesse quesito. Cruzeiro e Fluminense caíram de patamar. O time mineiro, mesmo sendo campeão da Copa do Brasil não conseguiu ser eficiente nesse quesito.

O Vasco da Gama, a quinta maior torcida do Brasil, continua deixando muito a desejar na sua gestão como um todo, o que acaba refletindo também neste quesito, caindo ainda mais no ranking de 2017.

O Timão, campeão paulista e brasileiro de 2017 ainda está deixando a desejar, mas evoluiu bastante em relação ao ano anterior, onde estava na última posição do ranking.

Os departamentos de marketing dos respectivos clubes precisam avaliar quais os fatores que estão impactando negativamente e que precisam ser melhorados para converter mais torcedores em sócios torcedores e também irem mais aos estádios. 

Como o ranking de performance, s dados deste ranking servem como parâmetro para o torcedor avaliar que apenas com uma gestão bem feita em todos os departamentos é possível se atingir resultados sustentáveis.

Por outro lado nem sempre um time que não conquista títulos tem uma má gestão. Nesses casos, saber se comunicar muito bem com seus torcedores e trabalhar seus atributos, valores e propósitos, pode ser muito bem aceito e ter o sabor de uma conquista.

Parabéns ao Botafogo, Atlético Paranaense, Coritiba, Palmeiras, Grêmio e Internacional pela eficácia na conversão de sua base torcedores consumidores do programa sócios torcedor, bilheteria e do clube social, principalmente os paranaenses devido a base bem menor de torcedores e, mesmo assim, estarem sendo muito eficazes na gestão do departamento de marketing.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Balanço Primeiro Turno Brasileirão 2012

O consumo per capita das maiores torcidas do Brasil

Preto e Branco ou Colorido?