Copa Libertadores da América: Histórico Estatístico - Final



Chegamos à grande final da Copa Libertadores da América 2018. Provavelmente a maior final de todos os tempos, o Superclássico portenho entre Boca e River. Pela primeira vez teremos uma final entre dois times da mesma cidade além de ser a primeira final entre duas equipes da Argentina.

A mesma análise já foi efetuada nas oitavas, nas quartas e na semifinal. Agora chegou a hora de verificar as probabilidades estatísticas da grande final.

Considerando os jogos disputados à partir de 2005, segue abaixo um apanhado geral das finais:

Mandante jogo 1 campeão: 31%
Mandante jogo 2 campeão: 69%
Jogos decididos nos pênaltis: 15%

Em comparação com as demais fases, a final é onde o mandante do jogo 2 possui a maior porcentagem de vitória no balanço geral.

Segue abaixo as probabilidades de título após o jogo de ida:

Boca Juniors 2 x 2 River Plate
Empates 07 jogos (nenhum empate em 2 x 2 e nenhuma decisão nos pênaltis)
54% dos jogos das finais
Campeão mandante jogo 2: 86% 
Classificado mandante jogo 1: 14% 
Probabilidade River Plate ser campeão: 86%
Probabilidade Boca Juniors ser campeão: 14%

Apenas como efeito de comparação, nas duas finais envolvendo times brasileiros (2005 e 2006), nos dois anos o campeão foi o mandante do jogo 2.

Analisando os dados acima é possível observar que em finais, onde não há gol qualificado como fator de desempate na Libertadores da América, chega-se à conclusões que empatar o jogo 1 como visitante aumenta bastante a chance de título do mandante no jogo 2.

Na atual temporada apenas 1 jogo entre os 14 confrontos de mata mata teve um classificado que contrariou o histórico estatístico, demonstrando que o histórico costuma se repetir regularmente.

A final de 2018, por ser um clássico tradicional, onde ambos os times estão acostumados a jogar um contra o outro com torcida única, o fator emocional terá um impacto significativo na decisão, pois existe muito mais do que um título em jogo, mas sim um marco histórico que dificilmente irá se repetir em curto prazo, podendo deixar cicatrizes eternas para o vice campeão e a glória suprema para o campeão.

Buenos Aires vai tremer!!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Balanço Primeiro Turno Brasileirão 2012

O consumo per capita das maiores torcidas do Brasil

Preto e Branco ou Colorido?