Campeonato Brasileiro 2018 - Análise de Performance R29



Na virada do turno efetuei a análise de performance e as projeções baseadas no aproveitamento de cada time. A forte queda de rendimento do São Paulo e o surreal aproveitamento do Palmeiras no segundo turno deixaram este campeonato fora da curva, muito similar a 2008, 2009, 2010 e 2011.  Após 75% do campeonato ter sido concluído, chegou a hora da análise e projeções para a reta final.


Corrida para o título

- A média histórica de um time campeão é de 23V/7E/8D. O Palmeiras tem 17V/8E/4D até o momento, exatamente a mesma campanha do Corinthians em 2017, mas com apenas 3 pontos de vantagem sobre o segundo colocado;

- A média de pontuação do líder na R29 é de 58 pontos (66,6% de aproveitamento) com diferença de 6 pontos para o segundo colocado. O líder Palmeiras está 1 pontos acima da média e com 3 pontos de vantagem para o segundo colocado;

- Em 9 campeonatos o futuro campeão brasileiro já era o primeiro colocado na R29;

- Em 2 campeonatos o futuro campeão brasileiro estava no G4. Tanto em 2008 como em 2010 a diferença do futuro campeão para o  líder era de 4 pontos. Em 2008 o futuro campeão estava em quarto lugar e em 2010 era o vice líder;

- Em apenas 1 campeonato o futuro campeão brasileiro nem estava no G4. Em 2009 a diferença do futuro campeão para o líder era de 7 pontos, quinto colocado na R29;

- Os líderes na R29 com no mínimo 59 pontos foram campeões brasileiros e estavam no mínimo com 5 pontos de vantagem sobre o segundo colocado. A única exceção foi o Corinthians em 2011, que já era o líder, mas com 51 pontos. A menor pontuação de um futuro campeão na R29;

- Nos 3 campeonatos em que o campeão ainda não era o líder, o aproveitamento dos líderes era abaixo do aproveitamento de times campeões (66,6%): Grêmio 2008 (56 pontos / 64,4%)Palmeiras 2009 e Cruzeiro 2010 ( 54 pontos / 62,1%).

A disputa pelo título ainda está aberta devido à diferença de 3 pontos para o Internacional e 4 pontos para o Flamengo, que terá um confronto direto com o Palmeiras na R31. 

Desde que o campeonato é disputado por 20 equipes apenas duas vezes o vice campeão conseguiu 72 pontos (2008 e 2012). A média do vice campeão é de 68 pontos. A probabilidade de ser um time campeão com 73 pontos é de 77,5%.

Como escrito no final do ano passado, uma boa receita para ser campeão brasileiro é ter a melhor defesa, um ataque eficiente, além de fazer prevalecer o fator casa e ser o melhor visitante. Palmeiras até o momento tem a melhor defesa juntamente com o Grêmio, o melhor ataque, o segundo melhor mandante e o melhor visitante.

O Palmeiras está com aproveitamento de 87% no segundo turno, mais surreal do que o primeiro turno do Corinthians no ano passado (82%).  A projeção é que o Palmeiras seja o campeão brasileiro pois está com todos os requisitos acima mencionados: 

-  aproveitamento acima da média na R29 (67,8%);
- em 75% dos campeonatos o líder na R29 foi o campeão;
- aproveitamento muito acima da média no segundo turno;
- melhor visitante.

Corrida para o G4

- Nos últimos anos, para se classificar no G4 os times conseguiram em média 18V/ 9E/ 11D, aproveitamento de 55%;

- Internacional (64%), Flamengo (63%), São Paulo (60%) e Grêmio (59%) estão com aproveitamento superior à média histórica;  

- Nos últimos doze anos em média 3 dos 4 times que se classificaram para a Libertadores já estavam no G4 na rodada 29.  Portanto a chance de permanecer no G4 até o final do campeonato é de 75%. 

- Em 7 campeonatos quatro times que estavam no G4 na R29 terminaram no G4;

- Em 4 campeonatos três times que estavam no G4 na R29 terminaram no G4;

- Em apenas 1 campeonato  dois que estavam no G4 na R29 terminaram no G4.

Se existe algum risco de um time sair do G4, esse time pode ser o São Paulo, pois o aproveitamento do tricolor paulista no segundo turno é de apenas 37%, enquanto Internacional e Flamengo estão com 60% e o Grêmio levemente abaixo (50%).  

A probabilidade é que o tricolor paulista não se classifique para a fase de grupos da Libertadores, mas existe uma possibilidade, pois Palmeiras e Grêmio estão nas semifinais da Copa Libertadores. Caso um dos dois times seja o campeão, o São Paulo provavelmente consiga a vaga na fase de grupos. Portanto ainda existe a possibilidade do G4 virar G5.


Corrida para o G6

Com a criação do G6 em 2016, o histórico adotado foi a campanha do Atlético Paranaense com 17V/ 6E/ 15D, aproveitamento de 50%. O único time com 53% de aproveitamento é o Atlético Mineiro, sexto colocado, mas a campanha de recuperação do Santos no segundo turno deixa o Galo sob ameaça, ainda mais que ainda farão um confronto direto; 

- Como ainda há a possibilidade do G6 virar G7, a ótima campanha do Atlético Paranaense no segundo turno deixa o rubro negro do Paraná com possibilidades de brigar por uma possível sétima vaga.

São Paulo, Atlético Mineiro e Santos devem brigar pelas duas vagas na pré Libertadores, com o Atlético Paranaense correndo por fora devido a boa campanha no returno. Os três principais concorrentes podem se classificar caso um dos brasileiros ganhem a Libertadores.


Rebaixamento

Nos últimos anos, para não ser rebaixado os times conseguiram em média 11V/ 11E/ 16D, aproveitamento de 38%;

- Como no ano passado, a disputa pelo rebaixamento está  acirrada, pois cerca de 10 times ainda lutam para permanecer na série A do ano que vem devido à diferença de quatro pontos para o décimo primeiro colocado;

- A média histórica demonstra que 3 times que estão no Z4 na R29 terminam na mesma zona de classificação no final do campeonato;

- A média de pontuação do décimo sétimo colocado na R29 é de 30 pontos (34,5% de aproveitamento). Ceará está com 31 pontos, levemente acima da média;

Conforme o histórico estatístico, os dois últimos colocados do turno (Ceará e Paraná) têm grande chance de serem rebaixados no final do campeonato. O Ceará pode quebrar essa regra caso mantenha o aproveitamento de 50% nos 10 jogos restantes. O Paraná está virtualmente rebaixado.

Pelo aproveitamento no segundo turno, além do Paraná, os times que correm mais riscos caso não aumentarem o aproveitamento são: Sport, Chapecoense e Bahia. Corinthians, Vitória e América Mineiro precisam melhorar seus respectivos aproveitamentos pois, caso contrário, vão lutar para não cair até a última rodada.  Vasco e Botafogo, caso mantenham o aproveitamento atual, não devem correr riscos.

Caso essas projeções se concretizem quem fizer 43 pontos deverá se livrar, mas com muito custo. Quem atingir 44 pontos provavelmente não será rebaixado.

Pep Guardiola menciona que um campeonato se perde nas oito primeiras rodadas e se ganha nas oito últimas rodadas. Num campeonato de pontos corridos existem vários campeonatos, conforme demonstrado acima. Portanto, está chegando a hora de verificarmos quem serão os ganhadores e os perdedores nas suas respectivas disputas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Balanço Primeiro Turno Brasileirão 2012

O consumo per capita das maiores torcidas do Brasil

Preto e Branco ou Colorido?