Pular para o conteúdo principal

Público e Renda: Campeonato Brasileiro Série A - Rodada 4



Aos poucos é possível começar a prever o incremento e a queda da presença de público nos jogos e, como previsto no último post, houve aumento da média de público nesta rodada, principalmente devido a Corinthians e Palmeiras como mandantes, além da boa presença da torcida do Grêmio, que vem de boa campanha no campeonato.

A rodada teve a melhor média de público pagante, 17.097/jogo e o melhor ticket médio, R$ 32,93, além da segunda melhor renda bruta (R$ 685 mil) e taxa de ocupação (42%). 

Após a R4 o campeonato brasileiro de 2017 continua como a segunda melhor média de público pagante (14.824/jogo) dos últimos 4 anos, mas já é a melhor média em renda bruta (523 mil), taxa de ocupação (41%) e ticket médio (R$ 20,25).

Após dois jogos como mandante de cada time, mais uma vez a torcida do Corinthians e Palmeiras começam a se destacar em todos os quesitos:

- Corinthians : 35.820 pagantes / R$ 1.794.166 / 80% / R$ 49,75

- Palmeiras : 33.833 pagantes / R$ 2.113.903 / 77% / R$ 62,49

O Vasco da Gama e o Atlético Mineiro se destacam na taxa de ocupação, 84% e 78% respectivamente, mas seus estádios possuem capacidade para quase metade de torcedores em comparação aos dois times de São Paulo.

Mais uma vez começa a se repetir a concentração de presença de público em poucos times. Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Flamengo e Grêmio representam juntos 45% de todo o público pagante até o momento.

Quando se mede a participação em termos de renda bruta a concentração aumenta ainda mais pois Corinthians, Palmeiras e Flamengo representam 48% do total arrecadado até o momento. 

A rodada desta quarta feira será a primeira no meio de semana, e normalmente os jogos no meio de semana atraem menos público, além disso Corinthians e Palmeiras jogam como visitantes, o que deve ser mais um fator que deve reduzir a presença de público mas, como a torcida do Vasco da Gama está comparecendo em bom número e o Coritiba por estar boa fase, podem elevar a média, bem como a presença do Flamengo em Recife e do Grêmio em Chapecó, onde a presença dos gaúchos é alta. 

Vamos torcer para que a presença de público se mantenha em bom nível, como até o presente momento.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Dono e os Chefs

Após sete mudanças de treinadores em apenas quatro rodadas do Campeonato Brasileiro da Série A, vários colunistas estão criticando o que já é recorrente na gestão do clubes brasileiros, a troca de treinadores por maus resultados ou expectativas não alcançadas.
Para tentar ilustrar de uma forma mais lúdica as consequências deste comportamento inaceitável dos gestores esportivos, convido o leitor a ler a seguinte historia:
O Dono e os Chefs
Uma churrascaria acaba de trocar de dono no início de dezembro e, como o negócio não ia bem, o dono resolveu trocar de churrasqueiro, pois os clientes estavam reclamando da qualidade da comida, tanto que as vendas estavam baixas recentemente.
O novo mestre churrasqueiro, juntamente com o dono, estavam com várias ideias e decidiram aumentar a variedade de carnes no cardápio. No começo do ano a curiosidade dos clientes fez com que aumentassem as vendas mas,  após 3 meses, os clientes já perceberam que a qualidade e a expectativa com o novo churrasqueiro fi…

Os desafios dos Programas de Sócio Torcedor no Brasil

Durante a semana foi divulgado queda no programa sócio torcedor do Flamengo. De acordo com o blog do Rodrigo Mattos a  falta de jogos com torcida da Libertadores e o esvaziamento do Carioca são os principais pontos de abandono. O departamento de marketing identificou outros problemas: falta de um estádio, política de preços de ingressos para jogos jogos de menor apelo, o sistema de atendimento do torcedor e as vantagens oferecidas ao membro que se associa, além de reclamações com política de diretoria.
Desde o ano passado estamos notando uma estagnação deste tipo de programa na grande maioria dos times brasileiros. Participei de um projeto visando melhorias para um dos maiores programas do gênero em um time da cidade de São Paulo, onde fizemos grupos focais e pesquisas on line, mas muitas das sugestões não foram implementadas.
O que pude perceber na opinião dos torcedores que responderam a pesquisa foram sugestões de melhorias de atendimento, mais serviços, produtos e experiências, além…

O consumo per capita das maiores torcidas do Brasil

Na semana passada efetuei uma análise sobre a efetividade das atuais gestões em converter a base de torcedores em sócio torcedores e em compra de ingressos para os jogos de futebol. Aprofundando um pouco mais o estudo surgiu a curiosidade em calcular qual seria o consumo per capita dos torcedores das maiores torcidas do Brasil.
A base de torcedores utilizada foi a pesquisa de 2016 do Instituto Paraná Pesquisas, pois é a mais recente do mercado. Como base do consumo de cada torcida foram utilizados os dados compilados pelo Rodrigo Capelo do blog Época Esporte Clube, onde foi considerado como consumo dos torcedores as receitas com bilheteria, sócios torcedores e sócios patrimoniais. No caso do Corinthians, apesar do balanço não considerar receitas com bilheteria, na análise foi considerado R$ 48 milhões líquidos com essa fonte de receita, de acordo com o balanço do fundo do estádio.
Na tabela abaixo podemos observar ranking de consumo per capita considerando como base o total de torcedore…