Pular para o conteúdo principal

Público e Renda: Campeonato Brasileiro Série A - Rodada 4



Aos poucos é possível começar a prever o incremento e a queda da presença de público nos jogos e, como previsto no último post, houve aumento da média de público nesta rodada, principalmente devido a Corinthians e Palmeiras como mandantes, além da boa presença da torcida do Grêmio, que vem de boa campanha no campeonato.

A rodada teve a melhor média de público pagante, 17.097/jogo e o melhor ticket médio, R$ 32,93, além da segunda melhor renda bruta (R$ 685 mil) e taxa de ocupação (42%). 

Após a R4 o campeonato brasileiro de 2017 continua como a segunda melhor média de público pagante (14.824/jogo) dos últimos 4 anos, mas já é a melhor média em renda bruta (523 mil), taxa de ocupação (41%) e ticket médio (R$ 20,25).

Após dois jogos como mandante de cada time, mais uma vez a torcida do Corinthians e Palmeiras começam a se destacar em todos os quesitos:

- Corinthians : 35.820 pagantes / R$ 1.794.166 / 80% / R$ 49,75

- Palmeiras : 33.833 pagantes / R$ 2.113.903 / 77% / R$ 62,49

O Vasco da Gama e o Atlético Mineiro se destacam na taxa de ocupação, 84% e 78% respectivamente, mas seus estádios possuem capacidade para quase metade de torcedores em comparação aos dois times de São Paulo.

Mais uma vez começa a se repetir a concentração de presença de público em poucos times. Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Flamengo e Grêmio representam juntos 45% de todo o público pagante até o momento.

Quando se mede a participação em termos de renda bruta a concentração aumenta ainda mais pois Corinthians, Palmeiras e Flamengo representam 48% do total arrecadado até o momento. 

A rodada desta quarta feira será a primeira no meio de semana, e normalmente os jogos no meio de semana atraem menos público, além disso Corinthians e Palmeiras jogam como visitantes, o que deve ser mais um fator que deve reduzir a presença de público mas, como a torcida do Vasco da Gama está comparecendo em bom número e o Coritiba por estar boa fase, podem elevar a média, bem como a presença do Flamengo em Recife e do Grêmio em Chapecó, onde a presença dos gaúchos é alta. 

Vamos torcer para que a presença de público se mantenha em bom nível, como até o presente momento.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os desafios dos Programas de Sócio Torcedor no Brasil

Durante a semana foi divulgado queda no programa sócio torcedor do Flamengo. De acordo com o blog do Rodrigo Mattos a  falta de jogos com torcida da Libertadores e o esvaziamento do Carioca são os principais pontos de abandono. O departamento de marketing identificou outros problemas: falta de um estádio, política de preços de ingressos para jogos jogos de menor apelo, o sistema de atendimento do torcedor e as vantagens oferecidas ao membro que se associa, além de reclamações com política de diretoria.
Desde o ano passado estamos notando uma estagnação deste tipo de programa na grande maioria dos times brasileiros. Participei de um projeto visando melhorias para um dos maiores programas do gênero em um time da cidade de São Paulo, onde fizemos grupos focais e pesquisas on line, mas muitas das sugestões não foram implementadas.
O que pude perceber na opinião dos torcedores que responderam a pesquisa foram sugestões de melhorias de atendimento, mais serviços, produtos e experiências, além…

Pizzaria Paulista

A rede Pizzaria Paulista, criada em 1902, vem a público divulgar o balanço das suas 16 franquias espalhadas no estado de São Paulo no período de 17 de janeiro a 11 de março de 2018.
Em 2018 tivemos as 3 tradicionais franquias da capital, juntamente com uma das mais famosas unidades, que fica no litoral. Além dessas 4 tradicionais franquias,  constam no balanço unidades de cidades com bom nível de renda per capta e com populações elevadas, sendo duas unidades na Grande São Paulo, mais duas unidades na cidade de Campinas, além de uma unidade em Ribeirão Preto, Araraquara, Sorocaba entre outras ricas cidades do interior paulista.
Em 2018, mesmo com a rede presente nas principais regiões do estado, tivemos uma redução de 9% na presença de clientes. Foram 70 mil pessoas a menos do que no ano passado, primeiro ano após a redução no número de franquias.
Além dessa redução, perdemos R$ 700 mil reais em faturamento bruto, 2% menor do que 2017. Por outro lado o ticket médio subiu 7% , R$ 2,60 a ma…

Hoje é dia de Derby

Derby, uma palavra inglesa que acompanhada dos grandes rivais Palmeiras e Corinthians, cria vida própria. As emoções que remetem a este grande clássico do futebol mundial transcendem as quatro linhas, os 90 minutos, o estádio e, em vários casos, se transformam em lendas, epopeias, grandes batalhas. Vilões se transformam em ídolos e vice versa, menos que por efêmeros momentos. Jogos como estes são capazes, como na vida real e não por acaso, de mudar o rumo dos times nos campeonatos, inverter completamente o estado de espírito, de autoconfiança reinante em cada um dos lados. São raros os confrontos que possuem esse poder mágico de mexer com toda uma cidade, uma nação e que, por 90 minutos, se transformam na coisa mais importante da vida. Muitos podem estar perguntando qual a origem desse termo dentro do futebol. Segue abaixo uma versão resumida que encontrei na internet:
A origem vem da palavra "derby" – ou dérbi, segundo o aportuguesamento da palavra original inglesa, proposto p…