Pular para o conteúdo principal

Campeonato Brasileiro 2017 : Análise dos maiores públicos e arrecadações até R10



Conforme mencionado no post anterior, segue balanço consolidado do primeiro quarto do Brasileirão 2017 dos maiores sucessos de público e renda:

- Média Público Pagante: 15.423
- Média Renda Bruta: R$ 533 mil
- Média Taxa de Ocupação: 41%
- Ticket Médio: R$ 28,27

Até a R10 o Brasileirão 2017 está com a melhor média de público pagante e taxa de ocupação dos últimos quatro anos, além de ser a segunda melhor média de renda bruta e ticket médio, perdendo apenas para 2015.

Os jogos de maiores sucessos são os seguintes:

Público Pagante
1) Grêmio x Corinthians : 50.116
2) Flamengo x Atlético Mineiro: 43.909
3) Corinthians x São Paulo: 42.443

Renda Bruta
1) Corinthians x São Paulo: R$ 2.386.356
2) Palmeiras x Fluminense: R$ 2.126.139
3) Palmeiras x Atlético Mineiro: R$ 2.118.119

Taxa de Ocupação
1) Corinthians x São Paulo: 94%
2) Grêmio x Corinthians: 90%
3) Corinthians x Santos: 89%

Ticket Médio
1) Palmeiras x Fluminense: R$ 64,30
2) Palmeiras x Vasco: R$ 63,12
3) Flamengo x Chapecoense: R$ 62,12

Referente aos times que obtiveram os melhores números, segue abaixo a relação:

Média de Público Pagante
1) Corinthians: 35.759
2) Palmeiras: 32.436
3) Grêmio: 26.477

Média de Renda Bruta
1) Palmeiras: R$ 1,986 milhões
2) Corinthians: R$ 1,788 milhões
3) Flamengo: R$ 984 mil

Média de Taxa de Ocupação
1)  Corinthians: 79%
2) Palmeiras: 74%
3) Vasco da Gama: 74%

Média Ticket Médio
1) Palmeiras: R$ 61,03
2) Flamengo: R$ 53,64
3) Corinthians: 49,53

Para finalizar os dados, segue o ranking dos horários com melhor média de público pagante:

1) Sábado 16 horas: 20.119
2) Sábado 19 horas: 18.800
3) Domingo 16 horas: 17.766
4) Quarta 21 horas: 17,448
5) Quinta 21 horas: 15.524
6) Domingo 11 horas: 14.996
7) Segunda 20 horas: 14.572
8) Quarta 21:45 horas: 14.246
9) Quinta 19:30 horas: 13.328
10) Domingo 19 horas: 10.701
11) Quarta 19:30 horas: 9.889

OBS: os horários com no máximo 2 jogos até o momento não foram considerados.

Como podemos observar, Corinthians e Palmeiras são os maiores destaques em praticamente todos os quesitos analisados. Importante avaliar quais os fatores que estão impactando para que os dois times sejam os destaques. 

O Corinthians é o líder do campeonato, e normalmente o time de melhor campanha é o time que consegue as melhores médias de público e renda. O Palmeiras  apenas após a quinta rodada começou a melhorar o desempenho, mas provavelmente fatores como o rating para manter prioridades de compra de ingressos pode ter impactado nessa boa média, já que o time está disputando a Copa Libertadores da América e os torcedores não querem deixar de ir aos jogos eliminatórios que começam em julho.

O Grêmio elevou sua média de público nos dois últimos jogos, principalmente no jogo do final de semana contra o Corinthians, jogo de maior público pagante até o momento. Flamengo se destaca no ticket médio alto praticado após mandar os jogos na Ilha do Urubú e o Vasco da Gama também está mantendo boa média de taxa de ocupação em São Januário, onde a torcida tem ajudado o time nas vitórias.

Referente aos dias e horários que mais estão atraindo o torcedor, o Sábado está se tornando o destaque até o momento, com os dois horários de melhor média, além do tradicional horário do Domingo a tarde, onde muitos jogos da TV são atrativos. Jogos no meio de semana as 21 horas conseguiram atrair mais público do que mais cedo ou mais tarde.

Os jogos nos horários alternativos de segunda e domingo a noite precisam ser melhor avaliados, além dos jogos no meio de semana as 19:30, onde provavelmente as pessoas ainda estão voltando do trabalho, além dos já criticados jogos das quartas feiras as 21:45h, que só conseguem algum destaque quando são jogos entre as maiores torcidas do Brasil.

Corinthians e Palmeiras, jogos entre as maiores torcidas do Brasil, estar entre os primeiros colocados e os jogos aos sábados são os destaques até o momento. Vamos aguardar o desenrolar do campeonato para checar as consolidações e possíveis mudanças no atual cenário.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os desafios dos Programas de Sócio Torcedor no Brasil

Durante a semana foi divulgado queda no programa sócio torcedor do Flamengo. De acordo com o blog do Rodrigo Mattos a  falta de jogos com torcida da Libertadores e o esvaziamento do Carioca são os principais pontos de abandono. O departamento de marketing identificou outros problemas: falta de um estádio, política de preços de ingressos para jogos jogos de menor apelo, o sistema de atendimento do torcedor e as vantagens oferecidas ao membro que se associa, além de reclamações com política de diretoria.
Desde o ano passado estamos notando uma estagnação deste tipo de programa na grande maioria dos times brasileiros. Participei de um projeto visando melhorias para um dos maiores programas do gênero em um time da cidade de São Paulo, onde fizemos grupos focais e pesquisas on line, mas muitas das sugestões não foram implementadas.
O que pude perceber na opinião dos torcedores que responderam a pesquisa foram sugestões de melhorias de atendimento, mais serviços, produtos e experiências, além…

Pizzaria Paulista

A rede Pizzaria Paulista, criada em 1902, vem a público divulgar o balanço das suas 16 franquias espalhadas no estado de São Paulo no período de 17 de janeiro a 11 de março de 2018.
Em 2018 tivemos as 3 tradicionais franquias da capital, juntamente com uma das mais famosas unidades, que fica no litoral. Além dessas 4 tradicionais franquias,  constam no balanço unidades de cidades com bom nível de renda per capta e com populações elevadas, sendo duas unidades na Grande São Paulo, mais duas unidades na cidade de Campinas, além de uma unidade em Ribeirão Preto, Araraquara, Sorocaba entre outras ricas cidades do interior paulista.
Em 2018, mesmo com a rede presente nas principais regiões do estado, tivemos uma redução de 9% na presença de clientes. Foram 70 mil pessoas a menos do que no ano passado, primeiro ano após a redução no número de franquias.
Além dessa redução, perdemos R$ 700 mil reais em faturamento bruto, 2% menor do que 2017. Por outro lado o ticket médio subiu 7% , R$ 2,60 a ma…

O verdadeiro 7 x 1 é fora de campo

Após a eliminação da Alemanha na fase grupos da Copa do Mundo de 2018 começaram a surgir vários questionamentos nas mídias sociais e na TV se a valorização do futebol alemão até agora seria válida ou não.
Quem tem uma visão resultadista provavelmente adorou a eliminação, criticou a exaltação da Alemanha dos últimos anos, mandou memes, cantou a versão do "Bela Tchau" para os alemães e até questionou se o que os tetracampeões fizeram em 2014 foi realmente merecedor ou apenas coincidência.
Par quem tem uma visão mais ampla de gestão e estratégia provavelmente não caiu no embalo da turma do oba oba e, pelo contrário, até lamentou a precoce eliminação alemã. Para entender a questão campo do resultado obtido pelos alemães em 2018, recomendo a excelente análise do Leonardo Miranda.
Referente a questão da gestão e da estratégia de como o produto futebol é gerido pela federação e pela liga alemã, o 7 x 1 fora de campo continuará imperando por muito tempo caso a visão resultadista e limi…