As premissas para produzir um Futebol Melhor




Fiquei a semana toda praticamente sem acessar os blogs e sites que costumo me atualizar regularmente e hoje fiz uma leitura geral de tudo que se comentou e repercutiu no mundo do futebol .

Cada vez mais fica claro que, independente de algumas divergências pontuais, o ponto chave é que jogadores e imprensa estão subindo o tom referente ao Produto Futebol produzido atualmente no Brasil.


Tragédia de Hillsborough 1989 - 96 mortos


Essa é a questão fundamental, reunir todos os envolvidos em um grande debate sobre os objetivos de curto, médio e longo prazo e definir os projetos com plano de ação, prazo e responsáveis.

Quais as premissas para produzir um Futebol de melhor qualidade dentro de campo, com a qualidade do espetáculo, e fora de campo,  na gestão e tratamento do torcedor / consumidor?

Na minha opinião os principais pilares devem ser:

- Responsabilidade Financeira : clubes que gastam mais do que arrecadarem, possuem mais de 03 meses de salários e/ou direito de imagem atrasados, gastarem acima de um patamar máximo do seu budget anual com salários e contratações, devem sofre punições como suspensão de participação em torneios internacionais, rebaixamento ou suspensão temporária.

- Calendário : todos os clubes do Brasil devem ter calendário mínimo de 09 meses, férias de 30 dias, 5 semanas de pré temporada, não haver jogos em datas FIFA, limite máximo de jogos por temporada.

-  Sistema de Classificação e Acesso :  não é necessário a polarização entre elitização x popularização, mas criar uma pirâmide complementar entre os clubes da elite do Futebol Brasileiro ( Série A , B e C do Brasileiro) com os demais, definindo claramente um sistema classificatório onde todos os clubes do Brasil possam atuar durante toda a temporada. Muita polêmica pode ser levantada, principalmente sobre o destino dos clubes que não terão jogos contra os clubes da elite do Brasil, mas é possível fazer um projeto de financiamento, onde parte do que os clubes da elite arrecadarem com verbas de TV, patrocínio e arrecadação sirvam como um financiamento para grande base da pirâmide dos clubes do Brasil, além da grande possibilidade de se trabalhar regionalmente os torneios estaduais e regionais.

- Profissionalização dos Árbitros : fim do jogo de cena, onde os árbitros fingem que trabalham e apitam ao mesmo tempo, não tendo as condições necessárias para se capacitarem adequadamente, com punições e regras claras para definir um ranking dos melhores árbitros. Uma má arbitragem afeta diretamente a qualidade de uma partida.

- Janela de Transferência para treinadores e jogadores : implementar o modelo europeu onde um treinador não pode trabalhar em outro clube na mesma temporada em caso de demissão. Da mesma forma os clubes devem montar seus elencos durante as janelas, e nenhum jogador pode se transferir e jogar por qualquer equipe fora destas janelas.

- Estádios : definir premissas básicas sobre a qualidade do gramado, capacidade, iluminação, conforto e serviço de acordo com cada divisão.

- Punições: definir claramente as infrações com suas respectivas punições sem que haja a impressão que alguns clubes sejam mais ou menos punidos, de acordo com a atuação dos bastidores de cada equipe.

- Entretenimento: transformar o jogo de futebol em um grande espetáculo, sem o clima de guerra, de ganhar a qualquer custo que impera no futebol sul americano. O estádio de futebol deve ter o mesmo clima de um grande show, trazendo a família para o estádio, um clima de festa e diversão, onde ganhar ou perder faz parte do jogo, desde que os dirigentes, árbitros, jogadores e torcedores entendam que o espírito de um jogo de futebol é acima de tudo ver um grande espetáculo. Frases como " o jogo da vida" , " jogo de vida ou morte" , sejam transformados em frases como " vamos fazer o maior espetáculo para o torcedor".

ABC x Palmeiras - 05/10/2013

Tenho certeza que existem outros tópicos que poderíamos debater, mas o espaço é pequeno e o tema é amplo demais para um único post.

O mais importante é que o debate sobre que tipo de Produto Futebol queremos para os próximos anos e gerações seja amplamente discutido, e que as mídias de massa tragam esse tópico para o centro das discussões, caso contrário iremos manter a estigma atual de produtores de pé de obra para os grandes centros do futebol mundial, e como disse muito bem Erich Beting, parar de tentar vender carro usado a preço de zero quilômetro.

Você gostaria de estar com sua família e amigos dentro do estádio com o espírito do vídeo abaixo ou passar por momento de terror como os ocorridos ontem em Natal?






Comentários

  1. Caro Marcelo
    Trabalhei em 2000, junto à FGV no "Plano de Modernização do Futebol Brasileiro". Mudei para a área técnica (hoje sou treinador e tenho um blog sobre tática: producaotatica.blogspot.com.br). Hoje torço para pessoas como você conseguirem o que há quase quinze anos se discute entre os "intelectuais" e que os políticos impedem: "Futebol Decente".
    Abs
    Marvio.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Balanço Primeiro Turno Brasileirão 2012

O consumo per capita das maiores torcidas do Brasil

Preto e Branco ou Colorido?