Pular para o conteúdo principal

Palmeiras Abusando


Em 1971, Antônio Carlos e Jocafi lançaram a música Você Abusou, que viraria um grande clássico da MPB.  A letra fala de um possível abuso em uma relação de amor.
A relação de qualquer torcedor com seu time é de amor, paixão. Portanto todo torcedor tem uma relação de amor com seu time. Quando falamos de amor, falamos de emoções no seu estado mais puro.  Essas emoções podem gerar reações extremas, formando um enorme caleidoscópio de sentimentos, desde os mais sublimes até o mais sórdido. Tudo totalmente inclusivo como Yin e Yang.


41 anos se passaram e o Palmeiras pós conquista do título da Copa do Brasil, está abusando da paciência dos torcedores devido à péssima performance no Campeonato Brasileiro. Considerando os últimos 30 dias de torneio, foram 2 V / 1 E / 5 D, totalizando 7 pontos em 24 possíveis , um aproveitamento de 29%.  Para o Palmeiras ficar fora do Z4, o aproveitamento mínimo deve ser de 44%. O Verdazzo fez uma excelente análise sobre as probabilidades matemáticas sobre esse tema.
Desde a vitória contra o Flamengo, o Palmeiras somente somou 1 mísero ponto em 5 jogos, haja emoção para o Palmeirense nesse ano de 2012.
Para muitos o empate em casa contra o Grêmio foram 2 pontos perdidos devido o Palmeiras jogar 75 minutos com um jogador a mais, após a expulsão do J30. O que vimos foi um time estéril, que rodava, rodava, rodava a bola, mas criava pouquíssimo. Para mim o que vale nesse momento é somar pontos, como qualquer miserável que busca por um prato de comida a cada dia. Isso é pouco, pouquíssimo pela enorme grandeza do Palmeiras, mas é um reflexo de uma forma de “gerir” o clube que impera desde a saída da Parmalat no ano 2000.
O Palmeiras tem somente 3 jogadores que podem fazer a diferença na partida, Marcos Assunção, Valdívia e Barcos. Dos três jogadores, Assunção está afastado por contusão, Valdívia , uma eterna Esfinge tanto na regularidade do seu desempenho como na quantidade de jogos que participa e Barcos, nosso artilheiro. Os demais jogadores do elenco, talvez com exceção de Henrique e Thiago Heleno, é uma agrupamento de Jucas e Juquinhas, conforme definição do próprio Felipão.
A responsabilidade dessa drástica situação tem uma grande parcela de culpa dos atuais “dirigentes” que se embriagaram na fugaz conquista da Copa do Brasil, inclusive com declarações informando que não precisam de parceiros para trazer reforços e se gabavam de trazer Mazinhos e Fernandinhos como se fossem diamantes brutos.
Há duas semanas eu escrevi sobre os Dez Mandamentos para não se preocupar.  Sabemos que se os jogadores não cumprirem esses Mandamentos, iremos do céu para o inferno em 6 meses.
Nenhum torcedor gostará de ter esse desgosto justamente no ano que o Palmeiras conquistou mais um título nacional.
Aos jogadores, diretores e comissão técnica, vocês estão abusando da nossa paciência, do nosso amor, da nossa paixão. Que todos se unam novamente como naqueles mágicos 30 dias entre junho e julho e voltem a ter aquela mesma dedicação e superação que todos vocês já mostraram que podem conseguir quando todos deseja superar obstáculos.
Nós como torcedores, sempre iremos estar ao seu lado de corpo e alma, portanto tenham no mínimo profissionalismo para corresponder ao nosso amor.



Comentários

  1. Bense, bem legal ler suas palavras depois de ouvi-las! E quiçá alguns dos jogadores do Palmeiras pudessem ler isso!

    Parabéns, mais uma vez, pelo texto!

    ResponderExcluir
  2. Quinta contra o sport é vida ou morte , todos os jogos daqui para frente serão assim.

    Hoje os bambis e os sardinhas contribuiram para nossa situação ficar um pouco mais dificil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para mim qunita feira será como a virada que tivemos contra o Gremio em Porto Alegre, quando todos estavam totalmente descrentes veio a redenção.

      Excluir
  3. È Marcelo, esta "deretoria" abusa do torcedor, faz tempo!
    @luizmousinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que em breve possamos voltar a chamá-los de Diretoria, com letra maiúscula. Nós somos parte chave dessa mudança.

      Excluir
  4. Marcelo,
    Vou dizer honestamente que quero muito ler o seu livro!! Tenho certeza que será uma diversão para todos - e para os não-palmeirenses como eu, também!!
    beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom saber que estou conseguindo esse tipo de elogios de uma leitora tão exigente e de muito bom gosto. Bjs

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Os desafios dos Programas de Sócio Torcedor no Brasil

Durante a semana foi divulgado queda no programa sócio torcedor do Flamengo. De acordo com o blog do Rodrigo Mattos a  falta de jogos com torcida da Libertadores e o esvaziamento do Carioca são os principais pontos de abandono. O departamento de marketing identificou outros problemas: falta de um estádio, política de preços de ingressos para jogos jogos de menor apelo, o sistema de atendimento do torcedor e as vantagens oferecidas ao membro que se associa, além de reclamações com política de diretoria.
Desde o ano passado estamos notando uma estagnação deste tipo de programa na grande maioria dos times brasileiros. Participei de um projeto visando melhorias para um dos maiores programas do gênero em um time da cidade de São Paulo, onde fizemos grupos focais e pesquisas on line, mas muitas das sugestões não foram implementadas.
O que pude perceber na opinião dos torcedores que responderam a pesquisa foram sugestões de melhorias de atendimento, mais serviços, produtos e experiências, além…

Pizzaria Paulista

A rede Pizzaria Paulista, criada em 1902, vem a público divulgar o balanço das suas 16 franquias espalhadas no estado de São Paulo no período de 17 de janeiro a 11 de março de 2018.
Em 2018 tivemos as 3 tradicionais franquias da capital, juntamente com uma das mais famosas unidades, que fica no litoral. Além dessas 4 tradicionais franquias,  constam no balanço unidades de cidades com bom nível de renda per capta e com populações elevadas, sendo duas unidades na Grande São Paulo, mais duas unidades na cidade de Campinas, além de uma unidade em Ribeirão Preto, Araraquara, Sorocaba entre outras ricas cidades do interior paulista.
Em 2018, mesmo com a rede presente nas principais regiões do estado, tivemos uma redução de 9% na presença de clientes. Foram 70 mil pessoas a menos do que no ano passado, primeiro ano após a redução no número de franquias.
Além dessa redução, perdemos R$ 700 mil reais em faturamento bruto, 2% menor do que 2017. Por outro lado o ticket médio subiu 7% , R$ 2,60 a ma…

Hoje é dia de Derby

Derby, uma palavra inglesa que acompanhada dos grandes rivais Palmeiras e Corinthians, cria vida própria. As emoções que remetem a este grande clássico do futebol mundial transcendem as quatro linhas, os 90 minutos, o estádio e, em vários casos, se transformam em lendas, epopeias, grandes batalhas. Vilões se transformam em ídolos e vice versa, menos que por efêmeros momentos. Jogos como estes são capazes, como na vida real e não por acaso, de mudar o rumo dos times nos campeonatos, inverter completamente o estado de espírito, de autoconfiança reinante em cada um dos lados. São raros os confrontos que possuem esse poder mágico de mexer com toda uma cidade, uma nação e que, por 90 minutos, se transformam na coisa mais importante da vida. Muitos podem estar perguntando qual a origem desse termo dentro do futebol. Segue abaixo uma versão resumida que encontrei na internet:
A origem vem da palavra "derby" – ou dérbi, segundo o aportuguesamento da palavra original inglesa, proposto p…