Palmeiras Abusando


Em 1971, Antônio Carlos e Jocafi lançaram a música Você Abusou, que viraria um grande clássico da MPB.  A letra fala de um possível abuso em uma relação de amor.
A relação de qualquer torcedor com seu time é de amor, paixão. Portanto todo torcedor tem uma relação de amor com seu time. Quando falamos de amor, falamos de emoções no seu estado mais puro.  Essas emoções podem gerar reações extremas, formando um enorme caleidoscópio de sentimentos, desde os mais sublimes até o mais sórdido. Tudo totalmente inclusivo como Yin e Yang.


41 anos se passaram e o Palmeiras pós conquista do título da Copa do Brasil, está abusando da paciência dos torcedores devido à péssima performance no Campeonato Brasileiro. Considerando os últimos 30 dias de torneio, foram 2 V / 1 E / 5 D, totalizando 7 pontos em 24 possíveis , um aproveitamento de 29%.  Para o Palmeiras ficar fora do Z4, o aproveitamento mínimo deve ser de 44%. O Verdazzo fez uma excelente análise sobre as probabilidades matemáticas sobre esse tema.
Desde a vitória contra o Flamengo, o Palmeiras somente somou 1 mísero ponto em 5 jogos, haja emoção para o Palmeirense nesse ano de 2012.
Para muitos o empate em casa contra o Grêmio foram 2 pontos perdidos devido o Palmeiras jogar 75 minutos com um jogador a mais, após a expulsão do J30. O que vimos foi um time estéril, que rodava, rodava, rodava a bola, mas criava pouquíssimo. Para mim o que vale nesse momento é somar pontos, como qualquer miserável que busca por um prato de comida a cada dia. Isso é pouco, pouquíssimo pela enorme grandeza do Palmeiras, mas é um reflexo de uma forma de “gerir” o clube que impera desde a saída da Parmalat no ano 2000.
O Palmeiras tem somente 3 jogadores que podem fazer a diferença na partida, Marcos Assunção, Valdívia e Barcos. Dos três jogadores, Assunção está afastado por contusão, Valdívia , uma eterna Esfinge tanto na regularidade do seu desempenho como na quantidade de jogos que participa e Barcos, nosso artilheiro. Os demais jogadores do elenco, talvez com exceção de Henrique e Thiago Heleno, é uma agrupamento de Jucas e Juquinhas, conforme definição do próprio Felipão.
A responsabilidade dessa drástica situação tem uma grande parcela de culpa dos atuais “dirigentes” que se embriagaram na fugaz conquista da Copa do Brasil, inclusive com declarações informando que não precisam de parceiros para trazer reforços e se gabavam de trazer Mazinhos e Fernandinhos como se fossem diamantes brutos.
Há duas semanas eu escrevi sobre os Dez Mandamentos para não se preocupar.  Sabemos que se os jogadores não cumprirem esses Mandamentos, iremos do céu para o inferno em 6 meses.
Nenhum torcedor gostará de ter esse desgosto justamente no ano que o Palmeiras conquistou mais um título nacional.
Aos jogadores, diretores e comissão técnica, vocês estão abusando da nossa paciência, do nosso amor, da nossa paixão. Que todos se unam novamente como naqueles mágicos 30 dias entre junho e julho e voltem a ter aquela mesma dedicação e superação que todos vocês já mostraram que podem conseguir quando todos deseja superar obstáculos.
Nós como torcedores, sempre iremos estar ao seu lado de corpo e alma, portanto tenham no mínimo profissionalismo para corresponder ao nosso amor.



Comentários

  1. Bense, bem legal ler suas palavras depois de ouvi-las! E quiçá alguns dos jogadores do Palmeiras pudessem ler isso!

    Parabéns, mais uma vez, pelo texto!

    ResponderExcluir
  2. Quinta contra o sport é vida ou morte , todos os jogos daqui para frente serão assim.

    Hoje os bambis e os sardinhas contribuiram para nossa situação ficar um pouco mais dificil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para mim qunita feira será como a virada que tivemos contra o Gremio em Porto Alegre, quando todos estavam totalmente descrentes veio a redenção.

      Excluir
  3. È Marcelo, esta "deretoria" abusa do torcedor, faz tempo!
    @luizmousinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que em breve possamos voltar a chamá-los de Diretoria, com letra maiúscula. Nós somos parte chave dessa mudança.

      Excluir
  4. Marcelo,
    Vou dizer honestamente que quero muito ler o seu livro!! Tenho certeza que será uma diversão para todos - e para os não-palmeirenses como eu, também!!
    beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom saber que estou conseguindo esse tipo de elogios de uma leitora tão exigente e de muito bom gosto. Bjs

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Balanço Primeiro Turno Brasileirão 2012

O consumo per capita das maiores torcidas do Brasil

Preto e Branco ou Colorido?