Pular para o conteúdo principal

Vale Tudo ! ?





 “O Essencial da arte é exprimir, o que se exprime não interessa”
  Fernando Pessoa

Utilizando a célebre frase acima como um dos atuais propósitos da minha vida vamos ao post da semana.

Depois de praticamente duas semanas de abstinência, meu corpo, como que tomando o controle de todos os impulsos, me despertou da cama mais cedo nesse sábado para colocar em dia o blog.

Acho surpreendente como certos hábitos que vamos incorporando em nossas vidas, como que num passe de mágica, ficam incorporados em todos os nossos corpos ( físico, mental, sutil, espiritual ) e viram como que parte do nosso dia a dia como comer, dormir, respirar, etc.

Cada vez mais sinto que a prática semanal de escrever está me trazendo um enorme prazer, independente do alcance que minhas palavras e ideias possam alcançar.

Na semana passada eu e minha amada Luciana tivemos o prazer de assistir ao musical Tim Maia: Vale Tudo.  Simplesmente imperdível para quem gosta de música, para quem gosta de pessoas autênticas e que viveram a vida do seu jeito. Tim Maia levou a frase Vale Tudo ao seu extremo e foi um dos seus propósitos de vida. Foram poucos espetáculos que eu assisti que tive a sensação de querer assistir novamente e , com certeza, esse musical foi um deles juntamente com o  espetáculo Love do Cirque de Soleil.

Observando o nosso dia a dia e também os fatos das últimas semanas me veio uma reflexão de como, de uma forma ou de outra, o termo Vale Tudo está inserido em nossas vidas, incluindo suas várias formas de interpretação.

VALE TUDO quando:

- assisto ao Tiago Abravanel e a todos os demais integrantes da peça Tim Maia: Vale Tudo fazerem com que sintamos a presença do velho Síndico e toda sua energia no palco

- vejo os dribles e gols de Neymar em cada partida jogando num patamar que parece que os adversários não tenham condições de obstruí-lo

- vejo os golaços de Falcão Garcia na final da Europa League e outros belos gols que já fez em sua brilhante carreira

- devoro em 3 dias o livro do Tostão : A Perfeição não Existe. Um livro magnífico que compartilho das palavras de Juca Kfouri: “ Um livro para se ler de joelhos”

-  leio os valores e pensamentos de Marcelo Bielsa sobre o futebol e a vida 

- me emociono com o choro copioso e autêntico dos jogadores , dirigentes e torcedores do Athletic de Bilbao após a derrota na final da Europa League

- sinto alegria na comemoração da torcida do City após a vitória contra o United

- corro a prova de 10 Km da Corpore em 60 minutos, volto pra casa tomo um banho e vou ensaiar com a minha banda e meus amigos



Mas vale tudo num outro sentido quando:

- vejo os políticos brasileiros e sua hipocrisia nas telas de TV ao tentarem justificar o injustificável no esquema do bicheiro Carlos Cachoeira

- vejo um grande ídolo do Palmeiras, Luiz Felipe Scolari, colocar em público sua raiva e frustração com a diretoria e escancarar a falta de comando da instituição em rede Nacional

- vejo a corrupção que está entranhada em grande parte do meio dos negócios e a hipocrisia dos que pregam um negócio lícito e chafurdam em dinheiro sujo

- sabemos o modus operandi provinciano dos conselheiros escancaradamente exposto durante a última reunião com conselho do Palmeiras dia 07/05, como estivesse ainda vivendo em um vilarejo da Scicilia no século XIX

- vejo Marin, Del Nero, Sanches, Countursi, Vergamini, Piraci, Perrela, Juvêncio no “ comando”  do Futebol Brasileiro


Os fatos acima comprovam diariamente como o ser humano é um ser errante por natureza e que, por motivos e propósitos que mais se alinham com nossos valores, podemos transcender de um VALE TUDO para um vale tudo em frações de segundo.

Caso Fernando Pessoa fosse nosso contemporâneo talvez seu outro célebre pensamento seria um pouco diferente:

“ Tudo vale a pena também quando a alma é pequena. “

Prefiro viver a vida com a percepção que o copo está meio cheio do que meio vazio.

Talvez por isso a vida deva valer à pena, deva VALER TUDO!!




Comentários

  1. Cara, os links dos jogadores do Bilbao e dos torcedores do City é sinistro. Eu também me emocionei, do lado de cá.

    Estou amplamente de acordo contigo.

    Abraços,

    Moncau

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Os desafios dos Programas de Sócio Torcedor no Brasil

Durante a semana foi divulgado queda no programa sócio torcedor do Flamengo. De acordo com o blog do Rodrigo Mattos a  falta de jogos com torcida da Libertadores e o esvaziamento do Carioca são os principais pontos de abandono. O departamento de marketing identificou outros problemas: falta de um estádio, política de preços de ingressos para jogos jogos de menor apelo, o sistema de atendimento do torcedor e as vantagens oferecidas ao membro que se associa, além de reclamações com política de diretoria.
Desde o ano passado estamos notando uma estagnação deste tipo de programa na grande maioria dos times brasileiros. Participei de um projeto visando melhorias para um dos maiores programas do gênero em um time da cidade de São Paulo, onde fizemos grupos focais e pesquisas on line, mas muitas das sugestões não foram implementadas.
O que pude perceber na opinião dos torcedores que responderam a pesquisa foram sugestões de melhorias de atendimento, mais serviços, produtos e experiências, além…

Pizzaria Paulista

A rede Pizzaria Paulista, criada em 1902, vem a público divulgar o balanço das suas 16 franquias espalhadas no estado de São Paulo no período de 17 de janeiro a 11 de março de 2018.
Em 2018 tivemos as 3 tradicionais franquias da capital, juntamente com uma das mais famosas unidades, que fica no litoral. Além dessas 4 tradicionais franquias,  constam no balanço unidades de cidades com bom nível de renda per capta e com populações elevadas, sendo duas unidades na Grande São Paulo, mais duas unidades na cidade de Campinas, além de uma unidade em Ribeirão Preto, Araraquara, Sorocaba entre outras ricas cidades do interior paulista.
Em 2018, mesmo com a rede presente nas principais regiões do estado, tivemos uma redução de 9% na presença de clientes. Foram 70 mil pessoas a menos do que no ano passado, primeiro ano após a redução no número de franquias.
Além dessa redução, perdemos R$ 700 mil reais em faturamento bruto, 2% menor do que 2017. Por outro lado o ticket médio subiu 7% , R$ 2,60 a ma…

Hoje é dia de Derby

Derby, uma palavra inglesa que acompanhada dos grandes rivais Palmeiras e Corinthians, cria vida própria. As emoções que remetem a este grande clássico do futebol mundial transcendem as quatro linhas, os 90 minutos, o estádio e, em vários casos, se transformam em lendas, epopeias, grandes batalhas. Vilões se transformam em ídolos e vice versa, menos que por efêmeros momentos. Jogos como estes são capazes, como na vida real e não por acaso, de mudar o rumo dos times nos campeonatos, inverter completamente o estado de espírito, de autoconfiança reinante em cada um dos lados. São raros os confrontos que possuem esse poder mágico de mexer com toda uma cidade, uma nação e que, por 90 minutos, se transformam na coisa mais importante da vida. Muitos podem estar perguntando qual a origem desse termo dentro do futebol. Segue abaixo uma versão resumida que encontrei na internet:
A origem vem da palavra "derby" – ou dérbi, segundo o aportuguesamento da palavra original inglesa, proposto p…