Você está produzindo o seu melhor?



Na semana passada tive a oportunidade de assistir ao excelente filme de Martin Scorsese “A invenção de Hugo Cabret”. Visualmente falando o filme é belíssimo, assisti-lo em 3D realça ainda mais a perfeita reconstituição do estilo de vida parisiense da década de 1930, observada através da Gare Montparnasse, uma das principais estações de trem de Paris.
Numa das passagens do filme, Hugo Cabret, a personagem principal do filme, filosofa sobre a existência humana com o seguinte raciocínio:
Da mesma forma que o ser humano cria máquinas Deus cria o ser humano. Cada uma das peças das máquinas que o ser humano cria tem um propósito e nenhuma delas é descartável. Da mesma forma cada ser humano criado por Deus também deve ter um propósito e nenhum deles é descartável. Portanto, todos os seres humanos têm um propósito. Qual será o meu?
Essa frase vale no mínimo um post, para não dizer um livro, uma tese de doutorado, etc...
Por que essa frase, que para muitos pode ter passado despercebida, para mim teve um significado diferente?
Acredito que um dos motivos é o momento pessoal de questionamentos que eu estou passando e muitos de vocês, também.
Devido à esta situação, tenho ido em busca de respostas, auto conhecimento e entendimento deste excitante momento da minha vida. Após levantar várias informações através de leituras e consultas pessoais (Maha Lilah, Mapa Astral, Psicologia ), a primeira das respostas que eu tenho é que, aos 42 anos, todos passam por nesse momento de questionamento, reflexões, indo em busca de auto afirmações, correção de rumos na vida pessoal e profissional. Nessa fase da vida as grandes mudanças estão muito propícias e suportadas pela energia cósmica.
Muitos podem se assustar com esse momento, muitos podem nem ter tempo para questionamentos, pois , ainda permanecem, e infelizmente permanecerão,  na base da pirâmide das necessidades básicas de Maslow.
Estou adorando o início da jornada, pois sinto que existe um fluxo de energia muito forte dentro de mim que está em busca de um alinhamento dos meus potenciais visando uma conexão muito maior com os demais seres humanos, toda a natureza, o universo, enfim, toda a consciência cósmica, energia, amor, Deus, ou qualquer outra forma que podemos denominar a vida em sua forma mais elevada de existência.
Segundo alguns pensadores e filósofos, até o atual momento da humanidade os artistas são as pessoas que melhor utilizam este potencial e por isso conseguem tirar total proveito deste alinhamento pessoal com o todo.
Para deixar claro, segue minha definição de artista:
Artistas são todos aqueles que conseguem expressar seus sentimentos, emoções, habilidades através de uma ou mais atividades. Através destas atividades, a sensação pessoal é de plenitude desde a concepção até a conclusão e, principalmente, durante o processo. Para o artista não há julgamento, nem limites, o que vale é o sentimento de plenitude, de conexão com toda a existência, de sentir o coração pulsando intensamente, sentir o corpo em um estado de êxtase que só através destas atividades é possível. Uma viagem para o interior que nos transcende para uma conexão sublime com o todo.
Pra você esta definição é complexa? Faz sentido?
Alguma parte de suas atuais atividades se encaixam na definição de artista acima?
Vamos nos observar mais, refletir sobre nossas atuais atividades. Elas realmente fazem sentido pra você?
Quando observamos e sentimos que houve esta conexão as pessoas produzem o seu melhor. Os artistas são os grandes professores. O que podemos aprender com eles para implementar  as mudanças em nossas vidas?
Você está produzindo seu melhor?
O que posso dizer por mim é que, em momentos quando estou em contato com a natureza, com o belo, com a arte, quando estou tocando com nossa banda, escrevendo, reunido com pessoas e criando algo novo, diferente essa sensação aparece.
No atual momento da minha vida eu confesso que estou buscando cada vez mais aumentar este espaço, para que, em um breve futuro, eu possa realmente me sentir produzindo o meu melhor durante os 7 dias da semana e não nas migalhas do meu atual dia a dia.
Faça uma viagem até sua infância e recorde quais atividades lhe davam esta sensação.
Você as está utilizando até hoje no seu dia a dia ou será que foram sufocadas por necessidades que deixamos que tomassem espaço dentro de nós e que erroneamente as terceirizamos?
Convido a você para embarcar nessa viagem junto comigo, para podermos refletir juntos sobre este momento de mudanças em nossas vidas.
Voltando ao início do post, o final do filme nos leva a conclusão de que podemos estar muito perto deste propósito de vida mas a cegueira mental e emocional nos impede de percebê-lo.
 
Todos os seres humanos têm um propósito. Qual será o seu?


O Pensador - August Rodin


                                                                             

Comentários

  1. Grande texto para se refletir, Bense! Pela sua definição, eu me lembrei de outro filme: O PROCURADO.

    Mas é impossível acabar de ler sua provocação e não parar para avaliar tudo o que nos precede!

    Parabéns, mais uma vez, pela provocação! Instigar o cômodo a deixar de sê-lo não é pra qualquer um!

    Beijo,
    Adriano Paciello

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Balanço Primeiro Turno Brasileirão 2012

O consumo per capita das maiores torcidas do Brasil

Preto e Branco ou Colorido?