De Volta Para o Futuro



Espero que todos conseguiram chegar até aqui acompanhando, refletindo e questionando os fatos relatados e as suas respectivas constatações. Não quero que todos estejam de acordo com minhas observações, muito pelo contrário, as múltiplas observações são as que dão o tempero para nossas vidas.

O exercício de nos colocarmos como observadores da história e suas consequencias para o futuro demonstram o quanto somos responsáveis por nossos atos, desejos e aspirações e o que nos move em busca de atingir a estes objetivos, sejam eles individuais ou coletivos.

Depois desta pequena introdução, vamos juntos novamente continuar nossa jornada juntos com Marty McFly e seu DeLorean.

Praça da Sé - 1984
Em 1983 – 1984 o movimento diretas já surgiu fortemente no Brasil. A insatisfação com o governo militar era grande devido à sequencia de anos em recessão econômica e falta de perspectiva de mudanças na sociedade. Grandes mobilizações ocorreram em todo o país. Os brasileiros estavam cansados da falta de perspectivas de mudanças. Milhões se reuniram em praças do Brasil em busca de expressar a vontade de um povo cansado de sofrer.



No início de 1984 a Emenda Dante de Oliveira  foi derrotada no Congresso Nacional mas, em 1985, depois de mais de 20 anos, o Brasil teve um presidente civil eleito pelos congresso nacional, Sr. Tancredo Neves. A Nova República  estava nascendo, finalmente o Brasil iria voltar ao seu destino de ser uma grande potência mundial, a censura aos poucos foi acabando, os exilados começaram a voltar ao país. Infelizmente, antes mesmo da posse, o Sr. Tancredo Neves teve problemas de saúde e nunca tomou posse vindo a falecer em abril do mesmo ano, sendo substituído pelo vice- presidente José Sarney que no início do mandato conseguiu certa popularidade com o Plano Cruzado e os seus fiscais. A inflação, que era a grande vilã do crescimento brasileiro, enfim pôde ser momentaneamente derrubada. Depois de mais este plano pirotécnico o Brasil voltou novamente à recessão e a inflação também voltava, levando novamente o povo brasileiro à desilusão e falta de esperança.

Em 2003, após o rebaixamento para a série B o Professor Luiz Gonzaga Belluzzo lançou o governo Paralelo e foi quando eu comecei a participar definitivamente na vida política do Palmeiras. Após duas derrotas nas eleições de 2003 e 2005, finalmente um fio de esperança surgiu em 2009 com a vitória da oposição eleita pelos conselheiros. Estava nascendo um novo Palmeiras que acabaria com os resquícios da ditadura e que voltaria aos anos de glória. A parceria com a Traffic traria os jogadores necessários para estabilizar o ambiente com novos títulos. Ganhamos o Paulista de 2008 , o que provava que estávamos no caminho certo mas esta parceria e a falta de habilidade e vontade política do presidente não foi suficiente para trazer o Palmeiras de volta ao se devido lugar. Em 2011 o Palmeiras voltou à recessão com Arnaldo Tirone, levando novamente o Palmeirense à desilusão e a falta de esperança.


Caras Pintadas - 1992

Finalmente em 1990 o brasileiro conseguiu conquistar o direito de votar para presidente, elegemos um presidente pelo voto direto após 36 anos, Fernando Collor de Mello que também tinha como meta acabar com a inflação. Suas primeiras medidas de governo traumatizaram a população como o confisco da poupança, gerando consternação na população, causando até vários suicídios e quebras de empresas com medidas tão radicais. Foram 02 anos de muitas disputas e que culminou com a passeata dos Caras Pintadas e posteriormente, após uma CPI, o impeachment do presidente foi sacramentado em 1992. Após o impeachment, Itamar Franco assume a presidência e durante sua gestão foi encubado o Plano Real que foi a base para acabar com a inflação e estabilizar a economia.

Hoje o Brasil é um país democrático, com a eleição direta de um social democrata ( Fernando Henrique Cardoso ) e um ex metalúrgico ( Lula ). Temos problemas que ainda devemos solucionar mas nossa atual condição é de uma país que voltou a poder sonhar com vôos mais altos. Hoje as condições de vida para a população, aumento da renda e perspectivas de desenvolvimento são reais. Vivemos num dos países com grande potencial de crescimento, mas precisamos que o povo tenha maior consciência política e de direitos sociais, fortalecendo as instituições democráticas.

Para mim a história do Palmeiras ainda está em 1985 em comparação a história do Brasil. O movimento diretas já, mobilizado pelas redes sociais e que já repercute nas mídias tradicionais, é a grande razão para que o Palmeirense lute, se dedique , se entregue de corpo e de alma para que possamos resgatar o Palmeiras que foi saqueado em 1977 por Sacomani, que foi amordaçado por Mustafá e que está nas mão de quem não tem condição de comandar uma nação tão grande 



As configurações astrológicas dos próximos anos nos reforçam ainda mais que agora é o momento para grandes revoluções. Conforme o blog Céu da Semana, Netuno está entrando em Peixes e permanecerá nesta configuração nos próximos anos. Esta configuração é a mesma dos anos 60, anos das grandes revoluções e conquistas da sociedade mundial.

Que os enganos cometidos pela população brasileira durante os primeiros anos de redemocratização sirvam de lição para nós palmeirenses durante este processo em que ainda estamos engatinhando.




Neste momento nossa caminhada está no meio da jornada, o destino final está sendo traçado e tenho certeza que o que nosso coração alviverde nos mostrará que estamos corrigindo a rota da história do Palmeiras para o rumo que foi desviado em 1977.



O Palmeiras pertence a 15 milhões de Palmeirenses, que devem e vão mudar a história do clube que tanto amamos. Esta história lentamente começa a ser mudada e um grande marco será nossa presença nas ruas no dia 24/10/2011 às 18:30h. Este é o dia para que nossas Diretas Já comece a ser fecundada para que ,daqui a poucos anos, possamos escrever nossa história através das mãos de quem tem condição de reconduzir o Palmeiras ao Topo.


Em breve pretendo embarcar numa jornada para o futuro para trazer em primeira mão os resultados. Espero que todos aqui no presente possam estar ligando os pontos conforme o projeto definido e que possamos alterar no presente o destino futuro do nosso amado Palmeiras como Marty McFly no cultuado De Volta para o Futuro.


















Comentários

  1. Muito bom, você já pode ser um professor de história!

    ResponderExcluir
  2. Marcelo,

    Candidate-se a Presidente da Sociedade Esportiva Palmeiras, e fique certo do meu voto e apoio !

    Saluti verdi a tutti gli palestrini dal cuore !
    Costacurta

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Balanço Primeiro Turno Brasileirão 2012

O consumo per capita das maiores torcidas do Brasil

Preto e Branco ou Colorido?