O Gol mais Gol da Minha Vida

Depois de assistir aos gols do espetacular jogo de ontem entre Santos e Flamengo, um jogo que vai ficar pra a história, a emoção de quem gosta de futebol era ficar falando sobre esse jogo durante todo o dia seguinte. Jogadas espetaculares de dois gênios do futebol ,  que drible que o Neymar inventou ontem? Que espetáculo!!!  Como é bom ver o Ronaldinho jogar como ontem, relembrando as grandes exibições do Barcelona. Fantástico!!!

Avaliando todos os comentários desse grande jogo, as repercussões e comparações que remetem aos grandes jogos dos anos 60, vem a sensação de quanto é bom assistir a grandes jogos de futebol ,  verdadeiras exibições de gala, que nos remetem para a essência deste emocionante jogo,  a emoção do grito de gol.

Que sensações e emoções são despertadas neste ato tão primata e ao mesmo tempo tão sublime?

Sentimentos antagônicos que despertam nossas mais intensas  emoções. Conquista, poder, glória, tesão, alívio, êxtase, festa, vitória, paixão, explosão, vingança, raiva, xingamento, fúria, prazer....

Em comparação ao tesão de uma relação sexual, o grito de gol está em qual patamar?  Pra quem ama o futebol, a sensação não é tão diferente.  Afinal paixão, amor, emoção, entrega estão presentes.  A grande diferença é que sexo a gente joga junto e no futebol somos todos voyers. Mas no final a sensação de prazer é a que fica.

Como é bom gritar gol em qualquer lugar, independente da importância do jogo. Desde o grande Derby contra a o time da rua de baixo até a final de campeonato.

Mas, e se for  no estádio? Que delícia!

Mas e se for no estádio e em um grande clássico? Que Tesão!!  

Mas, e se for no estádio, num grande clássico e sendo a final de campeonato? Praticamente o Nirvana.

GOOOOOOLLLLLLL !!!!!

 Como palmeirense, eu considero que eu já atingi o Nirvana em algumas vezes mas tenho certeza que cada um de nós temos guardado no nossa memória afetiva o Gol mais Gol das nossas vidas. Aquele que tem um espaço superior, sublime, imortal guardado nos nossos corações. Quero compartilhar com vocês o Gol mais Gol da minha vida.

O Palmeiras estava há 17 anos sem ganhar um título.Até então, eu já com 23 anos, ainda não tinha tido o gostinho de gritar É campeão. Eu assisti em loco as Tragédias Shakesperianas de 1985 ( XV de Jaú) , 1986 ( Inter de Limeira ), 1989 ( Bragantino ), 1990 ( Ferroviária ) . Cansei de chegar na vila com são paulinos e corintianos esperando os 03 porquinhos  (eu e meus dois irmãos) chegarem no fusquinha  azul ( Trovão Azul ) do meu velho pai, de volta de mais uma tragédia e posteriormente os gambá ou os bambi ganharem ostítulo.   

Até quando  iria agüentar essa travessia rumo à terra prometida? Será que eu era Pé Frio? Será que eu nunca iria gritar é Campeão?

Chega  1993. Palmeiras monta um timaço que vai estraçalhando cada adversário, supera o trauma dos times pequenos na fase semi  final e vai pra grande final contra o Corinthians . Na arquibancada um grito começava a ser entoado de forma tímida mas confiante:
 

“ Não é mole não, tá chegando a hora de gritar É Campeão!!”
 

Final do Campeonato Paulista de 1993, Palmeiras e Corinthians disputam esta grande final. Após no primeiro jogo o Palmeiras ter perdido por  1x0, a segunda partida era ganhar ou ganhar para o Palmeiras.

Vem a segunda partida, depois de um começo arrasador do Palmeiras, com várias chances de gol desperdiçadas, o jogo fica mais equilibrado. Aos 36 minutos do primeiro tempo Edilson toca para Edmundo que tenta mais uma arrancada pela meia  esquerda e é bloqueado, a bola sobra para Evair que faz o pivô pra Zinho que vem de trás. Zinho carrega a bola e de pé direito a bola bate na trave e :

GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLLLL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Estava na direção da bola, bem na diagonal , acompanhando a trajetória precisa, reta, firme e forte pra dentro do gol. Que sensação, que explosão, nunca gritei tão forte, tão alto, que o peito, a garganta, a alma tudo ao mesmo tempo, vibraram tanto que era possível sentir a anos luz de distância. Que mosaico de emoções que  mesmo depois de 18 anos ainda permanecem tão vivas na minha memória. Mesmo escrevendo este texto agora meu corpo fica todo arrepiado, o coração pulsando forte, emoções tão fortes que saltam no meu peito nesse momento. A torcida enlouquecida, como um exército em frente de batalha celebrando a vitória final, todos em êxtase de alegria, vibração, festa. Que sentimento é esse? Não tem explicação, só sentimento, puro sentimento.

Esse é o momento que vai ficar comigo para a eternidade. Esse é o momento que até hoje eu tenho como o dia que eu gritei o Gol mais Gol da minha vida . Creio que mesmo que tenham conquistas mais importantes e marcantes , não vai significar o que esse gol representou para um garoto de 23 anos, que ainda não tinha comemorado um título, que passou por quase 10 anos sofrendo, aguardando por esse momento que valeu cada ano de espera.

O título finalmente veio e entrou para a história.

A data vem bem a calhar com amor e sexo,  12/06/1993 – Dia dos Namorados

E você, qual foi o seu Gol mais Gol da sua vida?

Se você gostou compartilhe este post.


Comentários

  1. oi Marcelo,

    vi pouquíssimos jogos do nosso amado Palmeiras "in loco"... dentre os pouco mais de 20 jogos que presenciei, houve um que tb me marcou demais da conta... dia 24 de outubro de 1992, aqui em Bauru, vitória do PALMEIRAS, 3 x 0 sobre o Norusca.... e o 1º gol foi de Evair... inesquecível!

    dentre os gols que vi pela "telinha"... os 4 da partida que vc narrou são inesquecíveis.... e o gol do Alex contra os bambis os mais belo de todos...

    vi tb no estádio nossa última conquista... os 5x0 sobre a Ponte Preta no final do Paulistão 2008... emoção das boas também...

    torço muito para que o Palmeiras volte aos tempos gloriosos e que possa propiciar a muitos e muitos amantes do futebol momentos como esses.

    verdaços.

    ResponderExcluir
  2. Boas, Bense! Mais uma coluna maravilhosa para quem ama futebol!

    Relendo suas linhas, pude me lembrar como num lance em câmera lenta, do Zinho chutando e fazendo tabela com a trave! Maravilhoso!

    Já que vc deixou a bola quicando (sugestivo isso) o meu gol mais gol da minha vida foi o do César Sampaio, semifinal do Brasileirão de 1993, contra o São Paulo. Driblou o zagueiro, driblou o Zetti e empurrou para as redes.

    O São Paulo, sempre algoz do Verde nos campeonatos, agora servia de vítima! Fazi mais de 30 graus na quele sábado de dezembro, e lembro que ralei meus dois joelhos ajoelhado berrando como um louco!

    Olha, acho que o gol como esse é um orgasmo muito mais intenso e duradouro!

    Obrigado por me fazer lembrar de sensações tão colossais!

    E, mais uma vez, parabéns pelo blog, uma delícia que canta e vibra...

    Adriano Paciello

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Balanço Primeiro Turno Brasileirão 2012

O consumo per capita das maiores torcidas do Brasil

Preto e Branco ou Colorido?