Campeonato Brasileiro 2020 - Análise de Performance R29
Na virada do turno efetuei a última análise e as projeções baseadas no aproveitamento de cada time. Devido a vários jogos ainda não terem sido efetuados não foi possível ter o campeão do primeiro turno definido até aquele momento.
Após o São Paulo conquistar o primeiro turno, o time paulista entrou no segundo turno como favorito, pois quem termina o primeiro turno como líder foi o campeão em 76% das edições desde 2006.
São Paulo, Internacional, Atlético Mineiro e Flamengo eram os times que brigariam pelo título, com Grêmio, Palmeiras, Santos e Fluminense com menores chances. Os mesmos times seriam os postulantes ao G4 e G6.
Referente aos times com maior chance de rebaixamento, Vasco, Botafogo, Bahia, Coritiba, Red Bull Bragantino, Athletico e Goiás eram os times com maior risco.
Com 75% do campeonato praticamente concluído, chegou a hora da verdade. Portanto é hora de pegar a calculadora para checar o que os números nos dizem.
Devido ainda vários times estarem com jogos a menos, para podermos avaliar com maior clareza os números, segue a classificação por aproveitamento até o momento:
Corrida para o título
Após três anos consecutivos com campanhas fora da curva dos campeões, em 2020 está ocorrendo o oposto, pois desde a campanha do Corinthians de 2011 que o líder na R29 não ficava abaixo dos 59 pontos. A média de pontuação do líder na R29 é de 58 pontos (66,6% de aproveitamento) com diferença de 6 pontos para o segundo colocado.
O líder São Paulo está com 64% de aproveitamento e com diferença de apenas três pontos para o segundo colocado. Tivemos apenas 4 campeonatos com o líder na R29 com pontuação abaixo dos 58 pontos:
2008 - Grêmio (56 pontos) / Campeão São Paulo (52 pontos)
2009 - Palmeiras (54 pontos) / Campeão Flamengo ( 47 pontos)
2010 - Cruzeiro (54 pontos) / Campeão Fluminense (52 pontos)
2011 - Corinthians (51 pontos) / Campeão Corinthians
Nos quatro campeonatos a decisão do título foi apenas na última rodada e em apenas um campeonato o líder na R29 foi o campeão. Portanto, pelo histórico estatístico, há uma grande probabilidade nesta edição de o campeão ser decidido apenas na última rodada e que o vencedor não seja o São Paulo.
Vejamos agora outra forma de analisar as probabilidades de acordo com o FutDados com as maiores significâncias que são indícios do futuro campeão:
1) Campeão do primeiro turno: São Paulo
2) Melhor visitante: São Paulo
3) Melhor ataque: São Paulo
4) Melhor defesa: Grêmio
5) Melhor mandante: Atlético Mineiro
Pelos cinco indicadores acima o São Paulo tem os melhores números até o momento, apesar das duas derrotas nas duas últimas rodadas.
Ao tomar como base o aproveitamento dos segundo turno e somarmos com a pontuação atual, a classificação seria a seguinte:
Pelo histórico estatístico dos quatro anos em que o líder na R29 estava abaixo dos 58 pontos e pelas projeções de pontos de acordo com o aproveitamento do segundo turno, existe grandes chances do campeonato ser decidido na última rodada e, talvez, com mais de dois times na disputa, mas com o São Paulo com leve favoritismo.
Corrida para o G4
Pelo histórico desde 2006, para se classificar no G4 os times conseguiram aproveitamento de 55%. Flamengo, Palmeiras, Grêmio, Internacional e Atlético Mineiro estão com aproveitamento superior à média histórica e provavelmente são os cinco times que irão brigar pelo G4 juntamente com o líder São Paulo.
Nos últimos treze anos em média 3 dos 4 times que se classificaram para a Libertadores já estavam no G4 na rodada 29. Portanto a chance de permanecer no G4 até o final do campeonato é de 75%.
Com o Palmeiras na final da Copa Libertadores da América, além de estar na final da Copa do Brasil juntamente com o Grêmio, existe grande probabilidade do G4 virar G5 caso o Palmeiras vença a Copa Libertadores ou o Grêmio conquiste a Copa do Brasil. O G4 poderá virar G6 caso Palmeiras vença a Libertadores e o Grêmio a Copa do Brasil. De acordo com a CBF, caso o Palmeiras também vença a Copa do Brasil o Grêmio não herda a vaga como vice campeão. Caso o Santos for o campeão da Libertadores o G4 no máximo virará G5, independente de quem vença a Copa do Brasil.
Devido a este cenário o Flamengo pode herdar uma vaga direta na fase de grupos da Libertadores caso mantiver o aproveitamento atual do segundo turno, mas com o Corinthians correndo por fora.
Corrida para o G6
Desde a criação do G6 o aproveitamento mínimo é de 50%. Corinthians, Santos e Fluminense são os três times com aproveitamento atual dentro da média. Como ainda há a possibilidade do G6 virar G7 ou G8, os três times que brigam por duas das três vagas podem se classificar para a fase preliminar da Libertadores, com Athletico e o Ceará entrando na briga devido à campanha do segundo turno.
Rebaixamento
A média do aproveitamento dos últimos anos para não ser rebaixado é de 38%. Como ocorre em toda temporada a disputa pelo rebaixamento está acirrada, pois cerca de seis times ainda lutam para permanecer na série A do ano que vem devido à diferença de três pontos do décimo sétimo para o décimo quarto colocado. A média histórica demonstra que 3 times que estão no Z4 na R29 terminam na mesma zona de classificação no final do campeonato.
A média de pontuação do décimo sétimo colocado na R29 é de 30 pontos (34,5% de aproveitamento). Neste ano o Bahia está com 29 pontos, abaixo da média. Conforme o histórico estatístico, os dois últimos colocados do turno têm grande chance de serem rebaixados no final do campeonato, mas neste ano há uma exceção, pois o Athletico teve uma grande arrancada e o Goiás, apesar de estar na décima oitava posição, está com uma projeção de não ser rebaixado caso mantiver o aproveitamento do segundo turno até o final.
Pelo aproveitamento no segundo turno, os times que correm mais riscos, caso não aumentarem o aproveitamento são: Sport, Goiás, Fortaleza, Bahia, Botafogo e Coritiba. Caso essas projeções se concretizem, quem fizer 40 pontos deverá se livrar, mas com muito custo. Quem atingir 41 pontos provavelmente não será rebaixado.
Pep Guardiola menciona que um campeonato se perde nas oito primeiras rodadas e se ganha nas oito últimas rodadas. Num campeonato de pontos corridos existem vários campeonatos, conforme demonstrado acima. Portanto, está chegando a hora de verificarmos quem serão os ganhadores e os perdedores nas suas respectivas disputas, ainda mais num campeonato repleto de novas variáveis devido a pandemia que assolou o planeta.
Comentários
Postar um comentário