Os fatores que mais impactaram na presença de público no Brasileirão 2019




Final de temporada no futebol sempre é momento de balanços. Como efetuado nos últimos dois anos, segue uma análise do comparecimento de público nos jogos do Campeonato Brasileiro 2019 bem como os fatores que mais impactaram o comportamento do torcedor:

Média de público total: 21.520
Média público pagante: 20.346
Média renda bruta: R$ 707.930
Taxa de Ocupação: 51%
Ticket Médio: R$ 34,79

Pelo segundo ano consecutivo o Campeonato Brasileiro teve aumento de média de público pagante 20,4 mil pagantes/jogo. Se for considerado a média de público total, a média só é menor que 1983. O Brasileirão 2019 conseguiu a sétima média de público pagante e a maior dos pontos corridos. 

Desde que a fórmula de disputa do campeonato foi alterada para o formato atual, 2019 quase atingiu 8 milhões de público pagante e atingindo 8,3 milhões em público total.  Maior público da história dos pontos corridos.

A taxa de ocupação e ticket médio também foram recordes em comparação aos últimos anos.

Aprofundando um pouco mais a pesquisa, seguem os dados consolidados sobre as variáveis que mais impactaram na presença de público no Brasileirão:

1) Flamengo

Confirmando o estudo "É disso que o povo gosta" da Golden Goal (2007), o Flamengo é o único time que, quando sua torcida aumenta a presença nos jogos, impacta positivamente na média de público do campeonato.

Em 2018 e 2019 não foi diferente. O Flamengo subiu sua média de público pagante de 48 mil/jogo para 55 mil/jogo, A torcida rubro negra foi no embalo do futebol do Flamengo, dando show nas arquibancadas do Maracanã. Como visitante os jogos Mengão também tiveram a maior média, subindo de 26,1 mil/ jogo no ano passado para 32,2 mil / jogo neste ano. Pesaram nessa média alguns jogos como contra o CSA e Avaí, que venderam seus mandos quando jogaram contra o Flamengo.

2) Fortaleza

Os torcedores dos Leões do Pici deram show no Castelão. Voltando para a Série A depois de 14 anos, o tricolor cearense superou o trio de ferro paulistano, atingindo a segunda maior média de público pagante do campeonato, com 33 mil pagantes/jogo. A estratégia do ticket médio mais baixo (R$ 14,51) deu certo, juntamente com a excelente campanha dos comandados por Rogério Ceni. Veremos como será em 2020, torcemos que se mantenham na mesma média. 

3)  Corinthians

O Timão, mesmo terminando na oitava posição, superou seus dois rivais de São Paulo, com uma média de 32,8 mil/jogo, mesmo aumentando o ticket médio em comparação a 2018. Um caso a ser estudado, pois é raro equipes com performance inferior aos líderes conseguirem êxito na presença de público. 

4) Clássicos 

Público total: 32.715
Público pagante: 31.344
Renda bruta: R$ 1.420.046
Taxa de Ocupação: 68%
Ticket Médio: R$ 45,30

Mais uma  vez os clássicos impactaram positivamente na presença de público. As rivalidades locais demonstram a cada ano que são um dos fatores mais impactantes na motivação do torcedor para ir aos estádios,  superando as médias de 2018 em todos os quesitos. Os clássicos são fundamentais para manter a média de público elevada no Campeonato Brasileiro.  


Horários

Mais uma vez os jogos aos sábados atraíram mais público do que os domingos. A diferença aumentou em relação a 2018, atraindo 15% mais público do que os jogos aos domingos. O sábado vai se consolidando com o dia da semana que atrai mais público aos jogos do campeonato brasileiro.

No ano passado os jogos aos sábados as 19 horas foram os jogos com maior público, mas neste ano os jogos às 17 horas tiverem maior média, com 30,3 mil pagantes/jogo, mais uma vez puxado pela torcida do Flamengo, com as duas maiores médias no horário.

Seguem os horários com maiores médias de público pagante:

1) Sábado 17 horas: 30.303 
2) Sábado 16 horas: 27.423 
3) Sábado 11 horas: 27.146 
4) Quarta feira 21:30 horas: 24.535
5) Domingo 11 horas: 24.496 
6) Sábado 19 horas: 24.147 

Apesar das médias dos jogos no meio de semana, jogos com os doze grandes como visitantes e jogos sem a presença dos doze grandes terem sido inferiores à média do campeonato, houve incremento de público nas três tipologias. Demonstrando que no geral houve aumento de presença de público em todos os tipos de jogos do Brasileirão.

Como conclusão foi possível detectar que em 2019 o Flamengo, o Fortaleza, o Corinthians foram os times que mais impactaram na presença de público. Por outro lado, pelo terceiro ano consecutivo, os clássicos e jogos aos sábados vão se consolidando como os fatores mais importantes para atrair mais público, aumentar arrecadação, taxa de ocupação e ticket médio.

O desafio dos gestores continua ser a busca de entender o seu torcedor visando trabalhar outras variáveis para conseguir aumentar a presença de público nos seus estádios e arenas independente da performance, da tipologia dos jogos e horários com menor demanda, buscando atrair outro tipo de público, com diferentes tipos de atrativos.

Finalizando a análise, convido o leitor para uma reflexão:

Estamos vendo um fenômeno consistente de crescimento de público nos estádios ou o efeito Flamengo continuará sendo um fator preponderante para este incremento? 

Continuarei analisando este fenômeno nas próximas temporadas. 

2020 tem mais.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Balanço Primeiro Turno Brasileirão 2012

O consumo per capita das maiores torcidas do Brasil

Preto e Branco ou Colorido?