Campeonato Brasileiro 2019 - Análise de Performance




O Brasileirão 2019 chegou ao final há uma semana. O campeonato trouxe algumas velhas críticas que se tornaram recorrentes nos últimos anos:

- times importantes poupando jogadores devido priorizar as Copas;
- nível técnico fraco em grande parte dos jogos;
- constante troca de treinadores;

Por outro lado, tivemos mais destaques positivos:
- maior média de público dos últimos 30 anos;
- a mais surreal campanha da história dos pontos corridos com 20 times;
- o show de futebol do Flamengo;
- Jorge Jesus e Sampaolli colocando os treinadores brasileiros de joelhos;
- o show das torcidas do Flamengo e Fortaleza.

Costumo efetuar essa análise desde 2011 tendo como base o histórico estatístico dos últimos 13 campeonatos brasileiros. Após a R10, R19 e R29 fiz uma análise das perspectivas para o título, G6 e rebaixamento. Finalizado mais um Campeonato Brasileiro da Série A, vamos aos números consolidados de 2019:  

Campeão Brasileiro

Conforme esperado desde a virada do primeiro turno, a projeção era que o Flamengo seria o campeão brasileiro devido ao aproveitamento acima da média (73%) e apenas se consolidou durante o segundo turno, atingindo o avassalador aproveitamento total de 79% no final do campeonato.

O Mengão não teve a melhor campanha da história do primeiro turno, o Timão de 2017 fez 47 pontos contra 42 do Flamengo em 2019. Já no segundo turno, o Rubro Negro fez a melhor campanha da história com 48 pontos (84% de aproveitamento), ultrapassando a também surreal campanha do  Palmeiras do ano passado com com 82% de aproveitamento.

Além de ser a maior campanha da história do Brasileirão com 20 equipes, o Flamengo tem a segunda maior pontuação desde a criação dos pontos corridos. Apenas o Cruzeiro de 2003, com 100 pontos (72,4% de aproveitamento) fez mais pontos, mas o aproveitamento do Mengão é o maior da histórica com 79% de aproveitamento.

Os comandados de Jorge Jesus conquistaram recordes históricas como as 28 vitórias, 86 gols marcados, artilheiro com mais gols (25), além de não sofrerem nenhuma derrota como mandante. Algo raro de acontecer no Brasileirão.

Apenas pela segunda vez na história dos pontos corridos com 20 times o campeão brasileiro teve o melhor ataque sem ter a melhor defesa, o Cruzeiro de 2013 é o outro time com essa mesma performance. Nas outras temporadas tivemos 5 temporadas com o campeão sendo melhor ataque e melhor defesa, e outras cinco temporadas com o campeão sendo a melhor ataque.

Mais uma vez o time com melhor campanha como visitante foi o campeão. O Mengão conquistou 11 vitórias como visitante. Nos últimos 8 anos o time com maior número de vitórias como visitante foi o campeão.

As quatro derrotas do Flamengo de 2019 empatou com a campanha do São Paulo de 2006 e Palmeiras do 2018, sendo as campanhas com menos derrotas desde 2006.

Mais um campeonato que comprova o que tem sido a melhor receita para ser campeão brasileiro: ter uma ótima defesa e um ataque eficiente além de fazer prevalecer o fator casa e ser o melhor aproveitamento como visitante. O ataque flamenguista compensou a defesa, que foi apenas a sexta menos vazada do campeonato.

Corrida para o G4

Conforme mencionado no post publicado após a R29, se existisse algum risco de um time sair do G4, esse time poderia ser o São Paulo, perdendo a vaga para o Grêmio. O tricolor paulista apenas garantiu a vaga para a fase de grupos da Copa Libertadores devido à conquista do Flamengo na Libertadores.

O quarto colocado, Grêmio (65 pontos e aproveitamento de 57%), teve performance acima da média, que é de 55%. O histórico estatístico se repetiu novamente, com um dos times que estava no G4 na R29 não conseguir a classificação direta para a fase de grupos no final do campeonato.

Corrida para o G6

Conforme mencionado no post publicado após a R29, São Paulo, Internacional e Corinthians deveriam brigar pelas duas vagas na pré Libertadores. Com a conquista do título da Copa do Brasil pelo Athletico e o da Libertadores pelo Flamengo, o G6 virou G8, o que facilitou a classificação de Internacional e Corinthians.

O sexto colocado, São Paulo (63 pontos e aproveitamento de 55%), foi a melhor performance de um sexto colocado desde a criação do G6 em 2016. A pontuação do sexto colocado está cada vez mais alta a cada ano.

Rebaixamento

Se o Flamengo conquistou a maior campanha dos pontos corridos com 20 times, o Ceará também conseguiu algo inédito, pois conseguiu permanecer fora do Z4 apenas com 39 pontos. Nunca um time com 39 pontos conseguiu permanecer na Série A no ano seguinte. O Palmeiras com 40 pontos em 2014 tinha esse recorde anteriormente.

A média histórica demonstra que 3 times que estão no Z4 na R29 terminam na mesma zona de classificação no final do campeonato. Em 2019 se repetiu o histórico com CSA, Chapecoense e Avaí. Em média os dois últimos colocados ao término do primeiro turno costumam ser baixados. Neste ano também se manteve o histórico.

Exceções à regra sempre podem ocorrer, mas num campeonato onde a regularidade é fundamental, existe margem muito pequena para surpresas num sistema de disputa em que é necessário muito planejamento tanto dentro como fora de campo para se atingir os objetivos traçados no início do campeonato.

Mais uma vez vale a pena ressaltar que uma gestão profissional e competente em todos os segmentos de uma organização esportiva é peça chave para um time obter êxito em um campeonato tão disputado como o Brasileirão e a incompetência é punida com rebaixamento como a inédita queda do Cruzeiro ou posições aquém do que foi investido durante a temporada com Palmeiras e São Paulo.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Balanço Primeiro Turno Brasileirão 2012

O consumo per capita das maiores torcidas do Brasil

Preto e Branco ou Colorido?