Campeonato Brasileiro 2019 - Análise de Performance R29



Na virada do turno efetuei a análise de performance e as projeções baseadas no aproveitamento de cada time. O Flamengo tinha 75% de probabilidade de título, Palmeiras e Santos tinham 25%. Internacional, São Paulo, Corinthians e Grêmio brigariam pelo G4 e G6. Seis equipes brigavam para sair do Z4.  Após 75% do campeonato ter sido concluído, chegou a hora da análise e projeções para a reta final com base no aproveitamento do segundo turno.

Corrida para o título

Pelo terceiro ano consecutivo temos campanhas surreais. O primeiro turno do Corinthians em 2017, o segundo turno do Palmeiras ano passado e agora a magnífica campanha do Flamengo, a melhor da história dos pontos corridos com 20 times.  

A média histórica de um time campeão é de 23V/7E/8D. A campanha do Flamengo tem 21V/5E/3D até o momento. Nunca um time atingiu 68 pontos em 29 jogos. O campanha mais próxima foi a do Fluminense em 2012 com 65 pontos. 

Para se ter uma ideia do aproveitamento do Mengão, o Palmeiras com 60 pontos seria líder em 9 campeonatos e estaria no máximo a 3 pontos da liderança em outros 3

A média de pontuação do líder na R29 é de 58 pontos (66,6% de aproveitamento) com diferença de 6 pontos para o segundo colocado. O líder Flamengo está 10 pontos acima da média e com 8 pontos de vantagem para o segundo colocado. 
Em 10 campeonatos o futuro campeão brasileiro já era o primeiro colocado na R29.

Em 2 campeonatos o futuro campeão brasileiro estava no G4. Tanto em 2008 como em 2010 a diferença do futuro campeão para o  líder era de 4 pontos. Em 2008 o futuro campeão estava em quarto lugar e em 2010 era o vice líder;

Em apenas 1 campeonato o futuro campeão brasileiro nem estava no G4. Em 2009 a diferença do futuro campeão para o líder era de 7 pontos, quinto colocado na R29.

Os líderes na R29 com no mínimo 59 pontos foram campeões brasileiros e estavam no mínimo com 5 pontos de vantagem sobre o segundo colocado. 

Nos 3 campeonatos em que o campeão ainda não era o líder, o aproveitamento dos líderes era abaixo do aproveitamento de times campeões (66,6%): Grêmio 2008 (56 pontos / 64,4%), Palmeiras 2009 e Cruzeiro 2010 ( 54 pontos / 62,1%).

A disputa pelo título pode ser considerado matematicamente aberta mas, devido ao aproveitamento muito acima da média do Flamengo, é muito improvável que ocorra uma reviravolta na liderança nas últimas 9 rodadas.

Desde que o campeonato é disputado por 20 equipes apenas três vezes o vice campeão conseguiu 72 pontos (2008, 2012 e 2018). A média do vice campeão é de 68 pontos. A probabilidade de ser campeão com 73 pontos é de 77%.

A receita para ser campeão brasileiro é ter a melhor defesa, um ataque eficiente, além de fazer prevalecer o fator casa e ser o melhor visitante. Flamengo tem o melhor ataque, a quarta melhor defesa além de ser o melhor mandante e o melhor visitante.

O Flamengo está com aproveitamento de 87% no segundo turno e 78% no geral.  A projeção é que o Flamengo seja o campeão brasileiro pois está com todos os requisitos acima mencionados: 

-  aproveitamento acima da média na R29 (78%);
- em 77% dos campeonatos o líder na R29 foi o campeão;
- aproveitamento muito acima da média;
- melhor visitante.

Corrida para o G4

Nos últimos anos para se classificar no G4 os times conseguiram em média 18V/ 9E/ 11D, aproveitamento de 55%.

Palmeiras (68%), Santos (63%), São Paulo (56%) estão com aproveitamento superior à média histórica, mas o Grêmio está em alta na tabela, está com 54% de aproveitamento e pode brigar pela terceira vaga junto com o tricolor paulista.

Nos últimos treze anos em média 3 dos 4 times que se classificaram para a Libertadores já estavam no G4 na rodada 29.  Portanto a chance de permanecer no G4 até o final do campeonato é de 75%. 

Se existe algum risco de um time sair do G4, esse time pode ser o São Paulo, pois o aproveitamento do tricolor paulista no segundo turno é de 57%, enquanto o Grêmio está com 63%. Pelo aproveitamento no segundo turno os dois tricolores podem terminar empatados com 64 pontos na quarta posição mas,  pelos últimos seis jogos, o tricolor gaúcho está com aproveitamento maior que os paulistas.

Como o Flamengo está na final da Libertadores da América, caso o Mengão seja o campeão, os dois tricolores podem entrar diretamente na fase de grupos, transformando o G4 e G5.

Corrida para o G6

Desde a criação do G6 o aproveitamento é de 17V/ 6E/ 15D (50%). Grêmio, Internacional e Corinthians estão com aproveitamento acima de 50% e disputam o G6 mais diretamente.  

Como ainda há a possibilidade do G6 virar G7, os três times que brigam por duas das três vagas podem se classificar para a fase preliminar da Libertadores caso o Flamengo seja o campeão da América do Sul.

Rebaixamento

Nos últimos anos, para não ser rebaixado os times conseguiram em média 11V/ 11E/ 16D, aproveitamento de 38%.

Como ocorre em toda temporada, a disputa pelo rebaixamento está  acirrada, pois cerca de 6 times ainda lutam para permanecer na série A do ano que vem devido à diferença de três pontos do décimo sétimo para o décimo quarto colocado;

A média histórica demonstra que 3 times que estão no Z4 na R29 terminam na mesma zona de classificação no final do campeonato.

A média de pontuação do décimo sétimo colocado na R29 é de 30 pontos (34,5% de aproveitamento). Fluminense  está com 30 pontos, dentro da média.

Conforme o histórico estatístico, os dois últimos colocados do turno (Avaí e Chapecoense) têm grande chance de serem rebaixados no final do campeonato e, pela performance do segundo turno, os dois times catarinenses estão virtualmente rebaixados.  

Pelo aproveitamento no segundo turno, os times que correm mais riscos, caso não aumentarem o aproveitamento são: CSA, Botafogo, Atlético Mineiro e Fluminense. Cruzeiro, Ceará e Fortaleza, caso mantenham o aproveitamento atual, não devem correr riscos.

Caso essas projeções se concretizem, quem fizer 42 pontos deverá se livrar, mas com muito custo. Quem atingir 43 pontos provavelmente não será rebaixado.

Pep Guardiola menciona que um campeonato se perde nas oito primeiras rodadas e se ganha nas oito últimas rodadas. Num campeonato de pontos corridos existem vários campeonatos, conforme demonstrado acima. Portanto, está chegando a hora de verificarmos quem serão os ganhadores e os perdedores nas suas respectivas disputas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Balanço Primeiro Turno Brasileirão 2012

O consumo per capita das maiores torcidas do Brasil

Preto e Branco ou Colorido?