Campeonato Brasileiro 2019 - Análise de Performance R10



Após a parada da Copa América, chegamos ao final dos primeiros 25% de rodadas do Campeonato Brasileiro da Série A de 2019. Pelo quarto ano consecutivo divulgo essa análise, pois as projeções basadas no histórico estatístico dos anos anteriores tiveram acurácia muito alta.

Seguem algumas constatações que podemos verificar após a R10 dos últimos 13 anos, visando demonstrar que já é possível constatar algumas consolidações.

Corrida para o título

Nos últimos treze anos, em dez campeonatos o campeão brasileiro já estava no G4 (5 campeonatos) ou já era o líder (5 campeonatos). Se a liderança na R10 não significa garantia de título, estar no mínimo entre os quarto primeiros após dez jogos dá uma probabilidade de 77% de um desses times ser o campeão.

A média do aproveitamento do campeão brasileiro com base no histórico estatístico é de 66,7% (23V/7E/8D). Em 2019, Palmeiras (86,7%), Santos (76,7%)  estão com campanha superior à média de campeão, o Flamengo (66,7%) está com campanha dentro da média.

Em apenas 2 campeonatos (Corinthians, 2011 e 2017) um time atingiu 26 pontos na R10, a maior pontuação na R10 num campeonato com 20 times. Nos dois campeonatos o Corinthians foi o campeão. 

Referente aos campeonatos em que o líder na R10 não foi campeão, nenhum dos times fez mais do que 23 pontos, a única exceção foi o Atlético Mineiro em 2012. Mesmo com 25 pontos o Galo não conseguiu manter o aproveitamento no segundo turno. 

Como base no histórico estatístico, é possível projetar que o Palmeiras tem maiores probabilidades de ser o campeão brasileiros de 2019 em relação aos demais times do G4, mas SantosFlamengo e Atlético Mineiro também têm boas chances de serem o campeão brasileiro de 2019.

Quanto aos anos em que o campeão não estava no G4, a diferença de pontos do São Paulo  (futuro campeão) para o líder era de 9 pontos em 2008. Em 2009 a diferença de pontos do Flamengo (sétimo colocado) era de 7 pontos para o líder, em 2015 o Corinthians (sexto colocado) tinha 3 pontos de diferença do líder. Pelo histórico estatístico o Internacional ainda pode ser  considerado com chances de título em 2019, com 23% de probabilidade.

Como já mencionado em outros posts, uma boa receita para ser campeão brasileiro é ter uma ótima defesa e um ataque eficiente, além de fazer prevalecer o fator casa e ser um dos times com maior número de vitórias como visitante.

Até o momento Palmeiras tem o segundo melhor ataque da competição, a melhor defesa, além de ser o time com mais vitórias como mandante (5V), juntamente com Flamengo e Internacional e é o time com mais vitórias como visitante (3V) juntamente com Santos e Atlético Mineiro.


Corrida para o G4

A média para se classificar no G4 com base no histórico estatístico é de 55% de aproveitamento (18V/ 9E/ 11D). Até o sexto colocado o aproveitamento está dentro da média histórica. Caso não houver melhoria de rendimento das equipes abaixo dos quinze pontos, a briga pelo G4 irá se consolidar entre os nove atuais primeiros colocados.

Nos últimos treze anos a média do número de times que permaneceram no G4 na R10 até o final do campeonato  foi no máximo de dois times. Portanto a corrida para o G4 ainda pode ter muitas mudanças.

Corrida para o G6

O aproveitamento médio dos últimos três anos é de 50% (17V/ 6E/ 15D)Todos os times do G6 estão com pontuação de G4. Como ocorrido ano passado, onde o sexto colocado (Atlético Mineiro) teve aproveitamento de 52%, este ano pode ser novamente um indicador que a pontuação média para se classificar para a fase preliminar da Libertadores da América do ano que vem pode ser maior do que a média. 

Rebaixamento 

Para não ser rebaixado os times conseguiram em média 38%  (11V/ 11E/ 16D). Vasco, Cruzeiro, Fluminense, Chapecoense, CSA e Avaí estão com aproveitamento abaixo dos 38%.

Nos últimos treze anos a média de times que permaneceram no Z4 na R10 até o final do campeonato foi de dois times. Nos últimos seis anos dois times que ainda não estavam no Z4 já estavam abaixo do décimo lugar na tabela. Portanto todos os times à partir do décimo primeiro lugar precisam ficar atentos para buscarem melhorar performance, pois normalmente no final do primeiro turno, a chance dos times que estão no Z4 escapar é de apenas 25%.

Esses são apenas os primeiros indícios. Ao término do primeiro turno teremos uma visão mais cristalina pois, nos últimos anos, quem ganhou o primeiro turno em 75% das vezes terminou no mínimo no G4 e quem terminou no Z4 também tem 75% de probabilidade de permanecer nessas posições.

Vamos aguardar as próximas 9 rodadas para mais uma avaliação de performance.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Preto e Branco ou Colorido?

25 Frases do Gênio Johan Cruyff sobre Futebol

Chá de Cadeira - Chá de Sofá