Campeonato Brasileiro 2018 - Análise de Performance R10




Chegamos ao final dos primeiros 25% de rodadas do Campeonato Brasileiro da Série A de 2018. Apesar de ainda escutarmos declarações de treinadores, dirigentes, jogadores e jornalistas de que ainda tem muitos jogos a serem disputados, seguem algumas constatações estatísticas que podemos verificar após a R10 dos últimos 12 anos, visando demonstrar que já é possível constatar algumas consolidações.

Corrida para o título

Nos últimos 6 anos o campão brasileiro conseguiu em média 23V/7E/8D, um aproveitamento de 66.6%Flamengo (7V/ 2E/ 1D) está com campanha superior à média de campeão em termos de vitórias e derrotas (6V/2E/2D), um aproveitamento de 76,7%.

Em oito dos últimos doze anos o líder na rodada 10 tinha 22 pontos, portanto o Flamengo está levemente acima da média. Nos últimos doze anos em nove campeonatos o campeão brasileiro já estava no G4 (4 campeonatos) ou já era o líder (5 campeonatos). Se a liderança na R10 não significa garantia de título, estar no mínimo entre os quarto primeiros após dez jogos dá uma probabilidade de 75% de um desses times ser o campeão. 

Como existem quatro times com 17 pontos, é possível projetar que Flamengo, Sport, Palmeiras, Atlético MG, Cruzeiro e São Paulo têm 75% de chance de ser o campão brasileiro de 2018.

Nos anos em que o campeão não estava no G4, em 2008 a diferença de pontos do São Paulo (futuro campeão) para o líder era de 9 pontos, já em 2009 a diferença de pontos do Flamengo (sétimo colocado) era de 7 pontos, em 2015 o Corinthians (sexto colocado) tinha 3 pontos de diferença do líder. Pelo histórico estatístico, Grêmio, Internacional e Corinthians ainda podem ser campeões de 2018, mas com 25% de probabilidade.

A maior diferença entre o primeiro colocado e o segundo colocado foi de 5 pontos em 2011, a mesma diferença que o Flamengo abriu para o Sport em 2018. Em 2011 o Corinthians foi o campeão.

Como já mencionado no post do final de 2017, uma boa receita para ser campeão brasileiro é ter uma ótima defesa e um ataque eficiente, além de fazer prevalecer o fator casa e ser um dos times com maior número de vitórias como visitante.

Até o momento Flamengo tem o melhor ataque da competição, a terceira melhor defesa e o time com mais vitórias como mandante (4V). Juntamente com o Grêmio é o time com mais vitórias como visitante (3V) e, juntamente com o São Paulo, um dos times que menos perdeu (1D).

Portanto, apesar da liderança na R10 ter se transformado em título em 42% dos campeonatos desde 2006, a performance e a diferença de pontos para o segundo colocado aumentam a chance do Flamengo ser campeão brasileiro da temporada. 


Corrida para o G4


Nos últimos 6 anos, para se classificar no G4 os times conseguiram em média 18V/ 9E/ 11D, aproveitamento de 55%. Até o sexto colocado o aproveitamento está levemente superior à média (56,7%) com 5V/ 2E/ 3D, e o Sport um pouco acima com 5V/3E/2D.

Caso não houver melhoria de rendimento das equipes abaixo dos quinze pontos, a briga pelo G4 irá se consolidar entre os nove atuais primeiros colocados.


Nos últimos doze anos a média do número de times que permaneceram no G4 na R10 até o final do campeonato  foi no máximo de dois times. Portanto a corrida para o G4 ainda pode ter muitas mudanças.

Corrida para o G6

Com a criação do G6 em 2016, o aproveitamento médio dos últimos dois anos é de 17V/ 6E/ 15D (50%). Todos os times do G6 estão com pontuação de G4, o que pode ser um indicador que a pontuação média para se classificar para a fase preliminar da Libertadores da América do ano que vem pode ser maior do que o ano passado.

Rebaixamento


Para não ser rebaixado os times conseguiram em média 11V/ 11E/ 16D nos últimos 6 anos, aproveitamento de 38%Vitória, Santos, Chapecoense, Atlético PR, Paraná, Bahia e Ceará estão com aproveitamento abaixo dos 38%.


Nos últimos doze anos a média de times que permaneceram no Z4 na R10 até o final do campeonato foi de dois times. Nos últimos cinco anos dois times que ainda não estavam no Z4 já estavam abaixo do décimo lugar na tabela. Portanto todos os times à partir do décimo primeiro lugar precisam ficar atentos para buscarem melhorar performance, pois normalmente no final do primeiro turno, a chance dos times que estão no Z4 escapar é de apenas 25%.

Esses são apenas os primeiros indícios. Ao término do primeiro turno teremos uma visão mais cristalina pois, nos últimos anos, quem ganhou o primeiro turno, terminou no G4 ou no Z4 tem 75% de probabilidade de permanecer nessas posições.

Vamos aguardar as próximas 9 rodadas para mais uma avaliação de performance.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Balanço Primeiro Turno Brasileirão 2012

O consumo per capita das maiores torcidas do Brasil

Preto e Branco ou Colorido?