O consumo per capita das maiores torcidas do Brasil



Na semana passada efetuei uma análise sobre a efetividade das atuais gestões em converter a sua base em sócio torcedores, em bilheteria e sócios do clube social. Houve um ajuste na análise pois faltaram os dados de faturamento de bilheteria do Grêmio.

Pelo segundo ano consecutivo, efetuei um estudo visando calcular qual seria o consumo per capita dos torcedores das maiores torcidas do Brasil.

Os dados foram coletados do relatório no site Sports Valuenúmero de torcedores foi baseado na última pesquisa Datafolha de abril de 2018. Apesar do faturamento com bilheteria não constar no balanço de Corinthians, Grêmio e Fluminense, para não haver distorção na análise, foi considerado o faturamento bruto coletado no site globoesporte.com.

Na tabela abaixo podemos observar ranking de consumo per capita considerando como base o total de torcedores em todo o território nacional:





Nessa análise é possível verificar que, como no ranking anterior, o Botafogo é o grande destaque com faturamento de 42 milhões/ torcedor.  Em seguida, novamente os destaques são o Atlético Paranaense, Coritiba e Grêmio,  muito eficazes na conversão de torcedores em consumidores. Destaque para o tricolor gaúcho pelo grande salto em comparação ao ano anterior.

Posteriormente, um segundo grupo de times se destacam: Palmeiras, Bahia, Internacional, Fluminense e Sport. O alviverde juntamente com o tricolor carioca permaneceram no mesmo nível de faturamento com torcedores em comparação ao ano anterior. Os outros três times não constavam no primeiro ranking, mas vale a pena ressaltar a efetividade da conversão dos torcedores em consumidores, pois estão a frente de vários gigantes do futebol brasileiro.

Uma possível constatação desse ranking pode ser devido a outras fontes de receita (ex: cotas de TV e patrocínio) ser inferior aos times de maior torcida, fazendo com que tenham que buscar outras fontes de receita, demonstrando uma possível maior eficácia do departamento de marketing/comercial desses times em comparação aos times de maiores torcidas.  Outra forma de avaliar essa análise pode ser o um maior nível de engajamento dos torcedores desses times em comparação aos outros nove.

O terceiro grupo é formado pelos dois times de Minas Gerais e o Santos. Destaque para o Cruzeiro, que aumentou em 50% o faturamento com seu torcedor. Por outro lado o Atlético Mineiro caiu seis posições, com perda de 40% do seu faturamento em comparação a 2016.

Nas últimas posições do ranking per capta aparecem quatro das cinco maiores torcidas do Brasil. Destaque negativo para o Vasco da Gama, que pelo segundo ano permanece na última posição e praticamente com o mesmo faturamento por torcedor, demonstrando a ineficiência do seu departamento de marketing em converter seus torcedores em consumidores.

Apesar dos times mais populares do Brasil aparecerem na penúltima e anti penúltima posições, houve um grande aumento no consumo per capta dos dois times. O Flamengo praticamente dobrou seu faturamento com seus torcedores e o Corinthians aumentou em 30% seu faturamento. 

Uma forma de se avaliar esse ranking de consumo per capita é o potencial de compra de cada torcedor. Partindo desse pressuposto segue um comparativo entre os rivais da mesma cidade:

São Paulo
- 1 torcedor do Palmeiras consumiu o mesmo que 4 torcedores do Corinthians;
- 1 torcedor do Palmeiras consumiu o mesmo que 3 torcedores do São Paulo;
- 1 torcedor do Palmeiras consumiu o mesmo que 2 torcedores do Santos;
- 1 torcedor do Santos consumiu o mesmo que 2 torcedores do Corinthians.

Rio de Janeiro
- 1 torcedor do Botafogo consumiu o mesmo que 28 torcedores do Vasco;
- 1 torcedor do Botafogo consumiu o mesmo que 10 torcedores do Flamengo;
- 1 torcedor do Botafogo consumiu o mesmo que quase 4 torcedores do Fluminense;
- 1 torcedor Fluminense consumiu o mesmo que 7 torcedores do Vasco;
- 1 torcedor do Fluminense consumiu o mesmo que 2,5 torcedores do Flamengo;
- 1 torcedor do Flamengo consumiu o mesmo que quase 3 torcedores do Vasco.

Rio Grande do Sul
- 1 torcedor do Grêmio consumiu o mesmo que 1,5  torcedores do Internacional.

Belo Horizonte
- 1 torcedor do Atlético Mineiro consumiu praticamento o mesmo que 1 torcedor do Cruzeiro.

Salvador
- 1 torcedor do Bahia consumiu o mesmo que  2,5 torcedores do Vitória.

Os dados da tabelas acima são muito similares ao ranking do estudo sobre a efetividade dos times em transformar a base de torcedores em consumidores ativos. Nos dois estudos os destaques positivos e negativos são praticamente os mesmos, demonstrando quem está fazendo melhor trabalho com seus torcedores e os times que estão deixando a desejar nesse quesito, mesmo tendo uma base de torcedores muito maior.

Os dados são superficiais e precisam ser aprofundados, mas já servem como um parâmetro para os torcedores avaliarem como os times estão trabalhando sua base e também para os possíveis patrocinadores avaliarem o potencial de consumo dos torcedores de cada time. 

Mais uma vez podemos verificar quanto os times com maiores torcidas do Brasil estão perdendo possibilidades de aumentar seu faturamento com a base de torcedores. Os motivos dessa baixa efetividade precisam ser investigados com mais detalhes para ser possível implementar estratégias que possam alterar esse cenário.

Pesquisar cada vez mais é preciso!!




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Balanço Primeiro Turno Brasileirão 2012

O consumo per capita das maiores torcidas do Brasil

Preto e Branco ou Colorido?