Black Mirror F.C.



Sexta feira 30/03/2018. No programa Bate Bola da ESPN César Sampaio e Zé Elias falavam sobre o derby que decidiria o título do Campeonato Paulista de 2018, tendo como pano de fundo a polêmica final de 1999. Sampaio comentou que na época ele preferiu voltar ao Brasil do que jogar na Europa pelas condições salariais e pelo nível dos times. Daquelas dois times que jogaram a final de 1999 sete jogadores seriam campeões mundiais pela seleção brasileira em 2002. A qualidade era muito boa.

Terça feira 03/04/2018. Vimos uma obra de arte no Allianz Stadium em Turim. Cristiano Ronaldo, um dos gênios do futebol da era atual, fez um gol antológico pelas quartas de final da Champions League, o maior torneio de clubes do planeta. A milhares de quilômetros de distância da Europa, pessoas do mundo todo admiraram por dias a obra prima do português.

Sábado 31/03/2018. Primeiro jogo da final entre Corinthians e Palmeiras. As semelhanças entra a final de 1999 e a atual ficou apenas na briga no final do primeiro tempo de um jogo pobre em todos os sentidos. O nível técnico dos dois times não chega nem perto do nível do times de 19 anos atrás.

Sábado 07/04/2018. Derby de Manchester. Opostamente ao que vimos no derby da primeira final paulista, os dois times ingleses produziram um jogaço, com virada espetacular do United após um primeiro tempo primoroso do City. Grandes jogadores, muita disputa e rivalidade, alto nível técnico. Algo que víamos em 1999 e que agora está escasso no futebol brasileiro.

Domingo 08/04/2018. Segundo derby da final paulista. Mais um péssimo jogo em todos os sentidos. Sobrou transpiração e quase não houve inspiração, a não ser no lance que originou o gol corintiano no Allianz Parque. Segundo tempo de jogo, disputa de bola na área corintiana, lance duvidoso e o juiz marca pênalti. Confusão, tumulto, empurra empurra, invasão de campo. O juiz perdido, sem saber o que marcou, cheio de dúvidas. De repente, após falar com o quarto árbitro, ele voltou atrás na marcação, deixando no ar uma enorme suspeita sobre interferência externa na decisão de voltar atrás na marcação do pênalti. Após a perda do título o presidente do Palmeiras desmereceu o campeonato, levantou suspeitas sobre a lisura do torneio, torcida palmeirense depredou o metrô e a sede da Federação Paulista.

Quarta feira 11/04/2018. Segundo jogo entre Real Madrid e Juventus pelas quartas de final da Champions League. 48 minutos do segundo tempo, 3 a 0 para a Juventus, o que levaria a decisão para os pênaltis. Segundo tempo de jogo, disputa de bola a área da Juventus, lance duvidoso e o juiz marca pênalti. Buffon indignado é expulso. O juiz convicto da sua marcação não demonstra nenhuma insegurança e confirma o pênalti. Cristiano Ronaldo marca e o Real se classifica mais uma vez para as semifinais. Festa em Madrid, jogadores da Juventus lamentaram a marcação mas aceitaram o resultado. Presidente da Juve não desmereceu o campeonato, nem levantou suspeitas contra a lisura do torneio. Não houve depredação em Madrid. 

O grande futebol brasileiro a cada ano que passa fica cada vez mais distante na memória. Os grandes jogos, grandes jogadores, ídolos e histórias são revistos pelo torcedor via imagens do youtube para rever momentos mágicos nos gramados brasileiros. A violência,a intolerância, o baixo nível técnico, as declarações de dirigentes, o descaso com a qualidade dos torneios além da desconfiança sobre os bastidores afastam cada vez mais o torcedor dos estádios e mesmo das novas arenas.

Por outro lado,na Europa, a cada ano que passa vemos os grandes jogadores fazendo gols antológicos, viradas históricas como da Roma sobre o Barcelona, jogos emocionantes como o derby de Manchester, atraindo cada vez mais torcedores para os estádios e para as telas de TV para ver os grandes jogos. 

Enquanto no Brasil após um derby em final de campeonato os nomes que mais foram falados foram do árbitro  Marcelo Aparecido de Souza e do diretor de arbitragem Dionísio Roberto Domingo e o que foi mais discutido foi a suspeita de ingerência externa sobre a confirmação do pênalti, na Europa os nomes mais comentados da última semana foram Cristiano Ronaldo, Pogba, Dzeko e Salah e o que mais se admira são jogos da magnitude de Juventus x Real Madrid, City  x United, Roma x Barcelona. 

Pelos nomes mais comentados no futebol brasileiro e europeu é possível perceber os motivos dos porquês do futebol brasileiro cada vez mais faça com que o torcedor recorra a vídeos do youtube para ver grandes jogos e craques,  se afastando dos estádios e ficar ligado na TV para ver os jogos europeus. Por outro lado, os vídeos dos lances polêmicos utilizados para possíveis decisões dos árbitros estão cada vez mais em discussão.



Na Europa assistimos a cada semana ao vivo pela TV os grandes craques produzirem grandes espetáculos e também onde as decisões mais polêmicas são decididas com a ajuda oficial dos vídeos, transmitindo mais lisura e credibilidade ao produto ofertado além do show de jogadores geniais com Messi e Cristiano Ronaldo e grandes times com Manchester City e Real Madrid.

Enquanto no Brasil se recorre aos vídeos para ver jogos do passado ou para buscar provas de interferência externas nas decisões de arbitragens, na Europa recorremos aos vídeos para admirar e rever lances e jogos da última semana.








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Balanço Primeiro Turno Brasileirão 2012

O consumo per capita das maiores torcidas do Brasil

Preto e Branco ou Colorido?