Sí, se puede!!



Na semana passada tivemos uma notícia que já se ventilava desde 2016, mas que foi oficializada com a aprovação unânime do conselho da Conmebol. À partir de 2019 a final da Copa Libertadores da América será disputada em jogo único em um sábado numa sede ainda a ser definida.

As premiações serão maiores para os participantes, além de toda organização ser efetuada pela Conmebol, com maiores possibilidades de ativações por parte dos patrocinadores. De acordo com o tweet do presidente da entidade, Alejandro Domingues, os benefícios dessa medida são:

✔ Muito mais que uma partida
✔ Campo neutro
✔ Melhor organização
✔ Mais segurança
✔ Mais ingressos para os finalistas
✔ Mais desenvolvimento para o futebol sul-americano

Segundo palavras do presidente da Conmebol, a final em jogo único "será um grande evento esportivo, cultural e turístico que trará grandes benefícios para o futebol sul-americano, seus clubes e seus torcedores. Esta emocionante alteração oferecerá um espetáculo desportivo de classe mundial e uma melhor experiência em casa e no estádio. Em termos de desenvolvimento, projetamos maiores receitas para o torneio e para os clubes finalistas, assim como uma maior projeção do futebol sul-americano e da Conmebol a nível global”.

Juntamente com essa medida, a Conmebol também está em processo de licitação dos direitos de transmissão à partir de 2019, com as TVs podendo perder o poder de definir a tabela e dos jogos que querem transmitir. Mais uma medida voltada para valorizar o produto e transformando o jogo de forças, onde o organizador do evento assume um papel de maior protagonismo em decisões sobre seu produto, que acabavam sendo influenciadas pelas emissoras detentoras dos direitos.

Muito se repercutiu sobre essa notícia nos últimos dias, com críticas positivas e negativas sobre a decisão. Independente das medidas aprovadas, recebi essas notícias com muito otimismo pois, após décadas de gestão voltadas para interesses políticos e pessoais, estamos vendo uma mudança de ventos, com a atual gestão mais arejada, voltada para o mercado, para a modernidade e valorização do produto.

Num exercício de futurologia  e de visão estrutural, espero ver em breve mais um tweet do presidente da Conmebol com as seguintes medidas:

✔ Padronização da qualidade e das medidas dos gramados
✔ Padronização da iluminação em todos os estádios
✔ Investimento para melhoria das estruturas dos estádios (serviços, acomodações, etc.)
✔ Padronização dos critérios de arbitragem (ex: evitar ceras, anti jogo, violência)
✔ Punições severas para as agremiações que não evitarem violência dos seus torcedores
✔ Punições severas para jogadores violentos
✔ Conscientização dos jogadores para evitar pressionar os árbitros durante o jogo

A implementação das medidas estruturais acima propostas  definitivamente elevariam a percepção de qualidade do produto ofertado, valorizando ainda mais o campeonato, além de atrair mais patrocinadores e também de jogadores e treinadores de outros mercados. Juntamente com essa valorização provavelmente atrairiam mais torcedores para os jogos, principalmente nos menores mercados.

A Conmebol está de parabéns com as medidas adotadas, mas as ações não podem para por aí pois, caso contrário, a busca pela valorização e a percepção definitiva de uma grande mudança de patamar no produto ofertado não será atingida.

Caso as medidas futuras caminhem nessa direção, com certeza o torcedor sul-americano será o grande beneficiado.

Sí, se puede!!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Balanço Primeiro Turno Brasileirão 2012

O consumo per capita das maiores torcidas do Brasil

Preto e Branco ou Colorido?