Público e Renda: Campeonato Brasileiro 2017 R38




Quem dera em um futuro próximos possamos ver a cada rodada a emoção e o envolvimento dos jogadores e torcedores como vimos na última rodada do Brasileirão. Quem acompanhou meus posts durante todo o campeonato percebeu que escrevi várias vezes que, quando o torcedor tem uma percepção de valor positiva, ele comparece aos jogos. 

Não foi a toa que tivemos as maiores taxas de ocupação nas duas últimas rodadas, 57% e 60% respectivamente. A rodada 38 foi a maior taxa de ocupação do campeonato. Pelo que podemos observar durante toda a temporada, o torcedor brasileiro compareceu aos jogos pelos seguintes fatores motivacionais abaixo:

1) Boa performance durante o campeonato de pontos corridos
2) Jogos de mata-mata
3) Times lutando para sair do rebaixamento, principalmente times de maiores torcidas
4) Times disputando vagas na Copa Libertadores

Quando observamos os fatores motivacionais podemos perceber que as barreiras como: a) horário da partida, b) transmissão pela TV aberta para a cidade onde ocorrerá o jogo, c) preço do ingresso, d) percepção de violência, e) dificuldade de acesso, f) falta de conforto, serviços, entretenimento; ficam em segundo plano.

As hipóteses acima, que normalmente o torcedor utiliza como motivos para não ir aos jogos, não são consideradas quando os quatro fatores motivacionais são percebidos, dessa forma ele comparece em maior número aos estádios e arenas.

O desafio para os organizadores dos campeonatos e para os gestores dos times é como atrair seu torcedor aos jogos quando não há a presença dos quatro fatores motivacionais mencionados anteriormente. 

Os jogos de futebol deveriam ser tratados como um grande evento de entretenimento, como os norte americanos fazem há décadas. Não é possível garantir a vitória do time que o torcedor torce, nem que o jogo seja agradável. Por isso é importante oferecer serviços e conveniências que satisfaçam os torcedores dos seus respectivos times. É importante que os times criem departamentos de inteligência e relacionamento com o torcedor, para entender seus gostos, interesses, intenções de compra, para posteriormente ofertar produtos e serviços nos estádios e arenas que possam agradam ao torcedor.

A cada ano a porcentagem das cotas de TV  é maior na fatia de faturamento total dos times brasileiros. Por outro lado as receitas com bilheteria estão diminuindo de fatia dentro do total de renda dos times. Em média os principais times da Europa têm o dobro de receitas com bilheteria e matchday em comparação com os principais times brasileiros.

Com mais uma temporada se encerrando fica a reflexão sobre o que deveria ser efetuado por todos os envolvidos na organização dos campeonatos para melhorar o produto ofertado. 

Fica claro que não é aceitável que a sexta liga mais valiosa do mundo permaneça em décimo terceiro na média de público pagante em nível mundial, com taxa de ocupação estagnada em 40%, tendo um mercado potencial de milhões de torcedores que poderiam frequentar os jogos desde que se entenda suas demandas e que as mesmas sejam implementadas pelos gestores esportivos.

Convido você a colocar suas opiniões se estão de acordo ou não com os fatores motivacionais mencionados e as barreiras que afetam o comparecimento do torcedor aos jogos no futebol brasileiro.

Nas próximas semanas irei publicar uma série de análises consolidadas sobre o comparecimento de público na temporada bem como o ranking de protagonismo atualizado com os resultados dos campeonatos de 2017.











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