Público e Renda: Campeonato Brasileiro 2017 R29 e R30



Mais duas rodadas mais do mesmo, como as rodadas 27 e 28.

A R29 foi mais uma rodada de meio de semana com baixa média de público pagante, 13.411/jogo. O grande destaque foi o jogo entre Corinthians e Grêmio, com público pagante de 40.008 e renda bruta de R$ 2,2 milhões. Público e renda dignos de um jogo entre o primeiro e segundo colocados, mas o jogo em si ficou a desejar em termos de qualidade. Jogos desse nível nunca deveriam ser disputados no meio de semana, mas sim no final de semana, para poder ser muito bem promovido.

Como tem sido comum, apenas mais um jogo ou dois jogos por rodada têm público pagante relevante. Na R29, o jogo entre Fluminense e São Paulo, teve público pagante de 21.878 torcedores. Nem o Palmeiras conseguiu ter sucesso. No jogo no Pacaembu, onde já se comprovou que o torcedor diminui o comparecimento mesmo com preço de ingressos menores, o torcedor palmeirense produziu o pior público pagante do time na temporada, com 18.082 torcedores. 

Na R30, os 17.224 pagantes/jogo produziram uma boa média, dentro do que se tem observado nos finais de semana. Os clássicos foram responsáveis pelas maiores rendas e público pagante. Cruzeiro e Atlético Mineiro levaram 33.131 torcedores pagantes ao Mineirão, e o Ba-Vi levou 31.185 pagantes à Fonte Nova. 

Novamente o torcedor são paulino fez sua parte, comparecendo em bom número ao Pacaembu. Dessa vez foram 29.167 pagantes que empurraram o tricolor paulista a mais uma vitória, deixando o time respirar um pouco mais aliviado no Brasileirão. 

A torcida vascaína também fez sua parte no Maracanã com 26.625 pagantes empurrando o Vasco rumo ao G7 do campeonato.

Mais duas rodadas onde apenas 6 jogos de um total de 20 partidas tiveram público pagante acima de 20 mil. Mais um campeonato onde a média de público e taxa de ocupação provavelmente permanecerá dentro da média histórica, reproduzindo a inércia dos responsáveis pela busca de entender o que pode ser feito para mudar o atual cenário.

Talvez a reta final possa aumentar a média do campeonato caso a disputa pelo título se estender até o final do campeonato. Se essa situação não acontecer, com o Corinthians evitando a aproximação de Palmeiras e Santos, tudo deverá ficar como está, com poucos destaques por rodada.

Por outro lado os jogos das Copas no meio de semana deverão ser os destaques. Esse fenômeno de público em jogos de Copa no meio de semana comprova que, no meio de semana as Copas deveriam ser prioridade, com os jogos do campeonato brasileiro quase que totalmente disputados nos finais de semana.

Na Europa é assim que é montado o calendário e os números comprovam que o torcedor brasileiro só comparece em grande número no meio de semana nos jogos de Copa do Brasil e Copa Libertadores da América. Nos jogos do Brasileirão apenas quando o líder joga em casa no meio de semana temos um público relevante, caso contrário a média cai bastante.

Enquanto nada mudar, teremos mais do mesmo no futebol brasileiro.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Balanço Primeiro Turno Brasileirão 2012

O consumo per capita das maiores torcidas do Brasil

Preto e Branco ou Colorido?