Pular para o conteúdo principal

Público e Renda: Campeonato Brasileiro 2017 R26



Mais um vôo de galinha?

Na rodada 23 fiz a indagação referente às dificuldades de manter a média de público pagante e renda bruta em um patamar estável dentro de todo o campeonato. Após três rodadas com médias de público abaixo dos 15 mil, a rodada 26 deu um salto e atingiu pela terceira vez no campeonato a média acima de 20 mil pagantes. Coincidentemente com a R14, que também foi acima dos 20 mil, esta rodada também atingiu boa média em 9 jogos, pois o jogo Vasco x Chapecoense foi disputado com portões fechados.

A média de 20.748 pagantes/jogo foi possível de ser alcançada pois, contrariamente ao histórico deste campeonato, tiveram 4 jogos com público pagante acima de 20 mil:

Bahia x Coritiba: 20.880 
Cruzeiro x Corinthians: 26.836 
Palmeiras x Santos: 37.527
São Paulo x Sport: 43.071

Podemos observar que, com apenas 2 a 3 jogos com média acima de 20 mil pagantes, é praticamente impossível de se atingir médias acima dos 20 mil. Portanto, acima de 4 jogos com público pagante elevado, as chances aumentam. 

Palmeiras e Santos mantiveram o histórico de bons públicos nos clássicos e a torcida do São Paulo, com média de público nível europeu nos últimos 6 jogos, foram os responsáveis principais da boa média de público pagante da R26.

A CBF, como organizadora do campeonato, caso tivesse essa preocupação, poderia definir metas para cada clube elevar suas taxas de ocupação, com premiações e punições financeiras para os clubes. Juntamente com essas medidas, seria importante definir ações para aumentar a presença de público. Para isso é necessário entender o comportamento do torcedor, como os novos gestores da FIA estão fazendo na F1.

Outro ideia poder ser como a da Fundação Municipal do Esporte (FME) de Florianópolis, com o objetivo de integrar alunos, pais e professores por meio do esporte. Uma ação de uma iniciativa municipal, mas que poderia ser muito bem adotada pela CBF e pelos clubes.

Muito mais do que apenas exigir presença dos atletas nas decisões das confederações, federações e clubes, a presença de profissionais competentes em suas respectivas áreas deveria ser cada vez mais valorizada pois, com certeza o debate e as melhorias seriam mais eficazes. De acordo com fontes da CBF, as reuniões onde os executivos dos times foram a maioria dos presentes, os resultados e o nível das discussões foi muito mais eficazes do que quando a presença dos cartolas foi maioria.

Quanto tempo o futebol brasileiro ainda resistirá sem que haja uma mudança de visão no futebol brasileiro?









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os desafios dos Programas de Sócio Torcedor no Brasil

Durante a semana foi divulgado queda no programa sócio torcedor do Flamengo. De acordo com o blog do Rodrigo Mattos a  falta de jogos com torcida da Libertadores e o esvaziamento do Carioca são os principais pontos de abandono. O departamento de marketing identificou outros problemas: falta de um estádio, política de preços de ingressos para jogos jogos de menor apelo, o sistema de atendimento do torcedor e as vantagens oferecidas ao membro que se associa, além de reclamações com política de diretoria.
Desde o ano passado estamos notando uma estagnação deste tipo de programa na grande maioria dos times brasileiros. Participei de um projeto visando melhorias para um dos maiores programas do gênero em um time da cidade de São Paulo, onde fizemos grupos focais e pesquisas on line, mas muitas das sugestões não foram implementadas.
O que pude perceber na opinião dos torcedores que responderam a pesquisa foram sugestões de melhorias de atendimento, mais serviços, produtos e experiências, além…

Hoje é dia de Derby

Derby, uma palavra inglesa que acompanhada dos grandes rivais Palmeiras e Corinthians, cria vida própria. As emoções que remetem a este grande clássico do futebol mundial transcendem as quatro linhas, os 90 minutos, o estádio e, em vários casos, se transformam em lendas, epopeias, grandes batalhas. Vilões se transformam em ídolos e vice versa, menos que por efêmeros momentos. Jogos como estes são capazes, como na vida real e não por acaso, de mudar o rumo dos times nos campeonatos, inverter completamente o estado de espírito, de autoconfiança reinante em cada um dos lados. São raros os confrontos que possuem esse poder mágico de mexer com toda uma cidade, uma nação e que, por 90 minutos, se transformam na coisa mais importante da vida. Muitos podem estar perguntando qual a origem desse termo dentro do futebol. Segue abaixo uma versão resumida que encontrei na internet:
A origem vem da palavra "derby" – ou dérbi, segundo o aportuguesamento da palavra original inglesa, proposto p…

Pizzaria Paulista

A rede Pizzaria Paulista, criada em 1902, vem a público divulgar o balanço das suas 16 franquias espalhadas no estado de São Paulo no período de 17 de janeiro a 11 de março de 2018.
Em 2018 tivemos as 3 tradicionais franquias da capital, juntamente com uma das mais famosas unidades, que fica no litoral. Além dessas 4 tradicionais franquias,  constam no balanço unidades de cidades com bom nível de renda per capta e com populações elevadas, sendo duas unidades na Grande São Paulo, mais duas unidades na cidade de Campinas, além de uma unidade em Ribeirão Preto, Araraquara, Sorocaba entre outras ricas cidades do interior paulista.
Em 2018, mesmo com a rede presente nas principais regiões do estado, tivemos uma redução de 9% na presença de clientes. Foram 70 mil pessoas a menos do que no ano passado, primeiro ano após a redução no número de franquias.
Além dessa redução, perdemos R$ 700 mil reais em faturamento bruto, 2% menor do que 2017. Por outro lado o ticket médio subiu 7% , R$ 2,60 a ma…