Campeonato Brasileiro 2017 - Análise de Performance



Na virada do turno efetuei a análise de performance e as projeções baseadas no aproveitamento de cada time. Após 75% do campeonato ter sido concluído, chegou a hora da análise e projeções para a reta final, baseado no aproveitamento atual dos clubes e no histórico estatístico.


Corrida para o título

- A média histórica de um time campeão é de 23V/7E/8D. O Corinthians tem 17V/8E/4D até o momento;

- A média de pontuação do líder na R29 é de 58 pontos (66,6% de aproveitamento) com diferença de 6 pontos para o segundo colocado. O líder Corinthians está 1 pontos acima da média e com 9 pontos de vantagem para o segundo colocado;

- Em 8 campeonatos o futuro campeão brasileiro já era o primeiro colocado;

- Em 2 campeonatos o futuro campeão brasileiro estava no G4 (2008 e 2010);

- Em apenas 1 campeonato o futuro campeão brasileiro nem estava no G4 (2009);

- Os líderes na R29 com no mínimo 59 pontos foram campeões brasileiros e estavam no mínimo a 5 pontos do segundo colocado;

- Nos 3 campeonatos em que o campeão ainda não era o líder, a diferença do primeiro para o futuro campeão era de 4 pontos em 2008, 7 pontos em 2009 e 2 pontos em 2010;

Se os três times com 50 pontos mantiverem o aproveitamento atual, o Corinthians poderá ser campeão com 67 pontos, o que seria a menor pontuação de um time campeão da história dos pontos corridos. Nesse cenário, apesar da queda de rendimento no segundo turno, com mais 8 pontos o Timão pode ser o campeão, abaixo dos 40% de aproveitamento do time no segundo turno.

A única chance da disputa pelo título ainda estar aberta seria uma possível ameaça do Palmeiras, pois além de ter um confronto direto na rodada 32, o Verdão está com aproveitamento de 60% no segundo turno. Essa performance projeta que o Palmeiras termine o returno com 66 pontos. 

Caso o Verdão tiver um aproveitamento superior aos 60% na reta final e o Corinthians mantiver o aproveitamento atual de 40%, essa diferença pode cair a cada rodada, podendo trazer ainda alguma disputa pelo título.

A projeção é que o Corinthians seja o campeão brasileiro apesar do aproveitamento do Palmeiras no segundo turno estar 50% superior ao Timão. Tudo isso devido ao histórico primeiro turno do Corinthians.


Corrida para o G4

- Nos últimos anos, para se classificar no G4 os times conseguiram em média 18V/ 9E/ 11D, aproveitamento de 55%;

- Grêmio e Palmeiras com 15V/5E/9D e Santos com 13V/11E/5D estão com 57% de aproveitamento e muito perto de conseguirem a vaga direta para a fase de grupos da Copa Libertadores;

- Nos últimos onze anos em média 3 dos 4 times que se classificaram para a Libertadores já estavam no G4 na rodada 29.  Portanto a chance de permanecer no G4 é de 75% no final do campeonato.

- Em 6 campeonatos quatro times estavam no G4 na R29;

- Em 4 campeonatos três times estavam no G4 na R29;

- Em apenas 1 campeonato  dois estavam no G4 na R29.

Pela projeção no final do primeiro turno, Palmeiras (60%) está com aproveitamento superior ao necessário, 56%. Santos, com 50%, está dentro do projetado. Se existe algum risco de um time sair do G4, esse time pode ser o Grêmio, pois o tricolor gaúcho precisa de 42% de aproveitamento no returno, mas está com 37% no momento. O Flamengo (57%) está com aproveitamento próximo ao necessário, 61%. Ainda tem o confronto direto entre Grêmio e Flamengo, portanto esse jogo pode definir quem fica no G4.

Como o atual quinto colocado é o Cruzeiro, que já está na Libertadores devido a conquista da Copa do Brasil, a referência para o G4 é o Flamengo. Caso o Mengão mantenha o aproveitamento do returno, a pontuação para terminar no G4 é de 62 pontos.

Como em 54% dos campeonatos desde 2006 um time conseguiu chegar ao G4 nas últimas 9 rodadas, ainda existe a possibilidade do Flamengo ainda ter chances de tomar uma das vagas, com o Grêmio sendo o mais ameaçado devido ao aproveitamento no returno. Por outro lado, caso o tricolor gaúcho ganhe a Copa Libertadores, o G4 pode virar G5 ou até G6 caso o Cruzeiro permaneça na atual posição da tabela.


Corrida para o G7

Com a criação do G6 em 2016, o histórico adotado foi a campanha do Atlético Paranaense no ano passado, com 17V/ 6E/ 15D, aproveitamento de 50%. Flamengo com 12V/10E/7D e Botafogo com 12V/8E/9D estão com campanha de G6.; 

- Com o Cruzeiro campeão da Copa do Brasil, o G6 virou G7, mas ainida pode virar G8 ou G9 dependendo do que acontecer com o Grêmio na Libertadores, o Cruzeiro permanecendo na atual posição e o Flamengo na Copa Sul-Americana;

- A referência para o G7 é o Vasco da Gama. Caso o Vasco mantenha o aproveitamento do returno, a pontuação para terminar no G7 é de 55 pontos.

Flamengo e Botafogo são os favoritos às duas vagas na pré Libertadores, com o Vasco da Gama correndo por fora devido a boa campanha no returno. A chance do cruz maltino pode aumentar, pois ainda terá o confronto direto com o Flamengo. De todos os times que disputam vagas na Libertadores, o Vasco é o que mais torce para que o Grêmio seja o campeão da Libertadores ou o Flamengo conquiste a Copa Sul- Americana.


Rebaixamento

Nos últimos anos, para não ser rebaixado os times conseguiram em média 11V/ 11E/ 16D, aproveitamento de 38%;

- Esse ano a disputa pelo rebaixamento está mais acirrada, pois cerca de 8 a 11 times ainda lutam para permanecer na série A do ano que vem;

- A média histórica demonstra que 3 times que estão no Z4 na R29 terminam na mesma zona de classificação no final do campeonato;

- A média de pontuação do décimo sétimo colocado na R29 é de 30 pontos (34,5% de aproveitamento). Ponte Preta está com 32 pontos, acima da média;

Como informado no final do primeiro turno, o dois últimos colocados do turno têm grande chance de serem rebaixados no final do campeonato. Esse histórico leva à projeção que Avaí e Atlético Goianiense sejam rebaixados. 

De todos os times que lutam para fugir do rebaixamento, Ponte Preta , Coritiba e Sport são os que não estão conseguindo atingir o aproveitamento necessário para saírem do Z4, sendo os times mais ameaçados pelo rebaixamento, juntamente com Avaí e Atlético Goianiense.

Caso essas projeções se concretizem, apesar da grande disputa para fugir do rebaixamento, quem fizer entre 41 e 42 pontos pode se livrar.

Pep Guardiola menciona que um campeonato se perde nas oito primeiras rodadas e se ganha nas oito últimas rodadas. Num campeonato de pontos corridos existem vários campeonatos, conforme demonstrado acima. Portanto, está chegando a hora de verificarmos quem serão os ganhadores e os perdedores nas suas respectivas disputas.










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Balanço Primeiro Turno Brasileirão 2012

O consumo per capita das maiores torcidas do Brasil

Preto e Branco ou Colorido?