Ranking de Vendas de Camisas de Futebol 2017




Na última semana o blog Segunda Pele divulgou dados sobre as vendas de camisas de times de futebol da Netshoes durante o primeiro semestre de 2017.  De acordo com o blog o ranking dos 10 primeiros é o seguinte:


1º lugar: Corinthians

2º lugar: Palmeiras
3º lugar: Flamengo
4º lugar: São Paulo
5º lugar: Sport
6º lugar: Santos
7º lugar: Cruzeiro
8º lugar: Internacional
9º lugar: Vasco
10º lugar: Chapecoense


Baseado no modelo do CIES, que já utilizei para verificar quais os times mais eficazes e eficientes em termos de salário x performance no Campeonato Brasileiro de 2017 fiz o ranking de efetividade na venda de camisas comercializadas pela Netshoes:



Avaliando pela efetividade, dois times se destacaram, o Sport e a Chapecoense. A Chape, provavelmente devido ao fatídico acidente do final do ano passado, foi o décimo time com mais vendas no primeiro semestre deste ano, atingindo a liderança no ranking.

Juntamente com a Chape vemos o Sport com grande destaque. Os torcedores do Leão da Ilha deram um show até o momento. Mesmo sendo a décima quinta maior torcida do Brasil, ficou no topo do ranking de efetividade com o quinto lugar em venda de camisas. A ótima campanha na Copa do Nordeste, onde ficou com o vice campeonato, juntando com boa participação na Copa Sul-Americana e o título estadual podem ser os fatores desse sucesso de vendas, mas o envolvimento da torcedor do Leão deve ter grande impacto nesses resultados.

A torcida do Santos também comprou muita camisa, fazendo com que o alvinegro praiano terminasse na terceira posição do ranking de efetividade de venda de camisas. A boa campanha na Libertadores e no Brasileirão podem ser os fatores de sucesso do time da baixada santista.

Palmeiras, Internacional, Corinthians e Cruzeiro foram eficientes, pois conseguiram boas vendas em 2017. Palmeiras, por ser a quarta maior torcida do Brasil,  merece destaque por ter vendas superiores às três maiores torcidas do Brasil segundo pesquisa Lance/Ibope de 2017.

Destaques negativos para São Paulo, Flamengo e Vasco pois estão entre as 5 maiores torcidas o Brasil mas não estão conseguindo traduzir o potencial de sua torcida em consumo. As vendas de camisa desses três gigantes do futebol brasileiro vai ao encontro da pesquisa efetuada em junho, onde o consumo per capta com com bilheteria, sócios torcedores e sócios patrimoniais desses três times também ficaram abaixo do seu potencial.

Um detalhe importante no ranking geral é que o Barcelona ficou em décimo lugar no ranking geral, acima de torcidas tradicionais como Atlético Mineiro, Grêmio, Fluminense e Botafogo. Fenômeno que está cada vez mais se transformando em algo normal no Brasil, com o trabalho profissional dos times europeus em alcançar mercados fora da Europa e atrair mais fãs para suas bases.

Juntamente com a Netshoes, a Centauro e a Futfanatics também divulgam seus rankings. Na Centauro os as vendas do último trimestre são muito similares aos ranking da Netshoes, onde Corinthians e Palmeiras lideram à frente de Flamengo, São Paulo e Vasco. O Sport também aparece com destaque.

Muito se fala de tamanho de torcida, do potencial de consumo das mesmas, mas os dados recentes demonstram que, das cinco principais torcidas do Brasil, apenas Palmeiras e Corinthians estão conseguindo ser eficientes em converter seus torcedores em consumidores.

"Tamanho não é documento", diz o ditado, portanto seria interessante que seja efetuado uma análise mais criteriosa dos reais potenciais e da forma como se mede o envolvimento do torcedor, pois muitos se declaram fanáticos, altamente envolvidos, leais e identificados com seus respectivos times, mas não são convertidos em consumidores efetivos de produtos e serviços dos seus times. 

Os gestores de marketing precisam buscar entender esses comportamentos para buscar melhores soluções visando maior efetividade em converter sua base cativa de torcedores em consumidores.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Balanço Primeiro Turno Brasileirão 2012

O consumo per capita das maiores torcidas do Brasil

Preto e Branco ou Colorido?