Pular para o conteúdo principal

Público e Renda: Campeonato Brasileiro 2017 R19



Conforme mencionado no post anterior, segue balanço consolidado do primeiro turno do Brasileirão 2017 dos maiores sucessos de público e renda:

Total
- Média Público Pagante: 16.173
- Média Renda Bruta: R$ 574 mil
- Média Taxa de Ocupação: 43%
- Ticket Médio: R$ 28,71

O Brasileirão 2017 está com a segunda melhor média de público pagante, renda bruta e ticket médio além de ser a melhor taxa de ocupação dos últimos quatro anos. O Brasileirão de 2015 teve melhores médias de público pagante, renda bruta e ticket médio no mesmo período.

Os jogos de maiores sucessos são os seguintes:

Público Pagante
1) São Paulo x Coritiba : 53.635
2) São Paulo x Grêmio: 51.511
3) Atlético Mineiro x Corinthians: 46.283

Renda Bruta
1) Corinthians x Flamengo: R$ 2.823.379
2) Palmeiras x Corinthians: R$ 2.744.600
3) Corinthians x Sport: R$ 2.449.519

Taxa de Ocupação
1) Corinthians x Flamengo: 99%
2) Santos x Bahia: 93%
3) Corinthians x Sport: 92%

Ticket Médio
1) Palmeiras x Vitória: R$ 74,81
2) Flamengo x São Paulo: R$ 73,50
3) Palmeiras x Corinthians: R$ 70,21

Referente aos times que obtiveram os melhores números, segue abaixo a relação:

Média de Público Pagante/ Jogo
1) Corinthians: 37.918
2) Palmeiras: 33.020
3) São Paulo: 28.639

Média de Renda Bruta / Jogo
1) Corinthians: R$ 2,082 milhões
2) Palmeiras: R$ 2,023 milhões
3) Flamengo: R$ 1,006 milhões

Média de Taxa de Ocupação / Jogo
1)  Corinthians: 86%
2) Palmeiras: 77%
3) Flamengo: 68%

Média Ticket Médio / Jogo
1) Flamengo: R$ 61,29
2) Palmeiras: R$ 60,40
3) Corinthians: R$ 54,39

Para finalizar os dados, segue o ranking dos horários com melhor média de público pagante:

1) Sábado 19 horas: 22.699
2) Quinta 19:30 horas: 19.548
3) Domingo 16 horas: 19.087
4) Domingo 11 horas: 17.290
5) Sábado 16 horas: 17.057
6) Segunda 20 horas: 16.592
7) Quarta 21 horas: 16.589
8) Quarta 21:45 horas: 15.148
9) Quinta 21 horas: 13.948
10) Domingo 19 horas: 10.680
11) Quarta 19:30 horas: 8.905

OBS: os horários com  2 a 3 jogos até o momento não foram considerados.

Como já haviam se destacado na primeiro análiseCorinthians e Palmeiras são os maiores destaques em praticamente todos os quesitos analisados. Corinthians vem repetindo o padrão dos últimos 4 anos, onde as maiores médias são dos times que estão no primeiro lugar do campeonato. 

Referente ao Palmeiras, será interessante observar como se comportará sua torcida após a eliminação da Copa Libertadores pois, devido à prioridades de compra  de ingressos para os torcedores com maior frequência, a precoce desclassificação poderá afetar na média. 

O Flamengo se destaca no ticket médio praticado após mandar os jogos na Ilha do Urubu que, por ser um estádio de pequeno porte, a diretoria tenta compensar com ingressos mais caros, tanto que, além do ticket médio, a média de renda bruta e de taxa de ocupação são a terceira melhor do campeonato até o momento.

São Paulo tomou o terceiro lugar do Grêmio na média de público pagante devido a torcida do tricolor paulista ter se engajado na ingrata disputa para sair do rebaixamento.  Importante observar que, se houvesse um trabalho mais intenso em aumentar a taxa de ocupação, São Paulo, Atlético Mineiro (mandando jogos no Mineirão), Cruzeiro e Grêmio poderiam ser os líderes em público pagante mesmo com ticket médio mais baixo.

Referente aos dias e horários que mais estão atraindo o torcedor, o Sábado está se tornando o destaque até o momento, com os dois horários entre as cinco melhores médias. Um destaque surpreendente até o momento são os jogos das quintas feiras as 19 horas, mas essa média é devido a três jogos com Corinthians, Santos e São Paulo como mandantes. O jogo de Domingo às 16 e às 11 horas completam o Top 5.

Na segunda metade do ranking, os jogos no meio de semana são os que atraem os menores públicos, juntamente com os jogos de Domingo às 19 horas. Sabemos que existe a grade da TV, mas é necessário avaliar se os jogos no meio de semana deveriam ser mais explorados pelos torneios mata mata, que conseguem levar mais público do que os jogos do campeonato.

Jogos de Corinthians e de Palmeiras, jogos entre os times das maiores torcidas do Brasil, jogos nas arenas e os clássicos são os jogos acima da média do campeonato e se destacaram no primeiro turno. Vamos aguardar o segundo turno para avaliar se o Brasileirão 2017 da Série A consegue superar a média de 17 mil pagantes do campeonato de 2015.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os desafios dos Programas de Sócio Torcedor no Brasil

Durante a semana foi divulgado queda no programa sócio torcedor do Flamengo. De acordo com o blog do Rodrigo Mattos a  falta de jogos com torcida da Libertadores e o esvaziamento do Carioca são os principais pontos de abandono. O departamento de marketing identificou outros problemas: falta de um estádio, política de preços de ingressos para jogos jogos de menor apelo, o sistema de atendimento do torcedor e as vantagens oferecidas ao membro que se associa, além de reclamações com política de diretoria.
Desde o ano passado estamos notando uma estagnação deste tipo de programa na grande maioria dos times brasileiros. Participei de um projeto visando melhorias para um dos maiores programas do gênero em um time da cidade de São Paulo, onde fizemos grupos focais e pesquisas on line, mas muitas das sugestões não foram implementadas.
O que pude perceber na opinião dos torcedores que responderam a pesquisa foram sugestões de melhorias de atendimento, mais serviços, produtos e experiências, além…

Pizzaria Paulista

A rede Pizzaria Paulista, criada em 1902, vem a público divulgar o balanço das suas 16 franquias espalhadas no estado de São Paulo no período de 17 de janeiro a 11 de março de 2018.
Em 2018 tivemos as 3 tradicionais franquias da capital, juntamente com uma das mais famosas unidades, que fica no litoral. Além dessas 4 tradicionais franquias,  constam no balanço unidades de cidades com bom nível de renda per capta e com populações elevadas, sendo duas unidades na Grande São Paulo, mais duas unidades na cidade de Campinas, além de uma unidade em Ribeirão Preto, Araraquara, Sorocaba entre outras ricas cidades do interior paulista.
Em 2018, mesmo com a rede presente nas principais regiões do estado, tivemos uma redução de 9% na presença de clientes. Foram 70 mil pessoas a menos do que no ano passado, primeiro ano após a redução no número de franquias.
Além dessa redução, perdemos R$ 700 mil reais em faturamento bruto, 2% menor do que 2017. Por outro lado o ticket médio subiu 7% , R$ 2,60 a ma…

O verdadeiro 7 x 1 é fora de campo

Após a eliminação da Alemanha na fase grupos da Copa do Mundo de 2018 começaram a surgir vários questionamentos nas mídias sociais e na TV se a valorização do futebol alemão até agora seria válida ou não.
Quem tem uma visão resultadista provavelmente adorou a eliminação, criticou a exaltação da Alemanha dos últimos anos, mandou memes, cantou a versão do "Bela Tchau" para os alemães e até questionou se o que os tetracampeões fizeram em 2014 foi realmente merecedor ou apenas coincidência.
Par quem tem uma visão mais ampla de gestão e estratégia provavelmente não caiu no embalo da turma do oba oba e, pelo contrário, até lamentou a precoce eliminação alemã. Para entender a questão campo do resultado obtido pelos alemães em 2018, recomendo a excelente análise do Leonardo Miranda.
Referente a questão da gestão e da estratégia de como o produto futebol é gerido pela federação e pela liga alemã, o 7 x 1 fora de campo continuará imperando por muito tempo caso a visão resultadista e limi…