Público e Renda: Campeonato Brasileiro Série A - Rodada 12 e 13





Basta!!!!

Infelizmente tivemos 3 mortes envolvendo brigas de torcedores entre sexta dia 07/07 e quarta feira dia 12/07.

Tudo começou na sexta feira a noite com a morte de um torcedor do num confronto entre integrantes das organizadas do Sport e do Santa Cruz em Recife. No sábado Vasco e Flamengo jogaram em São Januário e, após o apito final, "torcedores" do Vasco da Gama começaram um tumulto que rapidamente se espalhou por toda a arquibancada, culminando na morte de um torcedor nas imediações do estádio. Uma cena lamentável e traumática para quem não tem nada a ver com esse clima violento.

Na última quarta feira outra morte, dessa vez de um torcedor do Palmeiras após uma briga com corintianos a poucos quilômetros do Allianz Parque logo em seguida ao final do Derby que foi realizado na arena do Palmeiras.~

De acordo com a pesquisa "Os 17 motivos para não ir ao estádio" (Pluri Consultoria,2013), os principais motivos que afastam os torcedores do estádio no Brasil são: a) violência urbana, b) preço do ingresso, c) qualidade dos estádios, d) outras opções de lazer, e) falta de entretenimento nos estádios, f) pouca importância dos jogos, g) baixa qualidade das partidas, h) má classificação na tabela, i) transmissão dos jogos pela TV.

Em estudo publicado pelo Instituto Stochos Sports & Entertainment (2015), "Responsabilidade pela Violência no Futebol", o maior motivo para dos torcedores não irem ao estádio é a violência ou falta de segurança (43%), seguido pela distância do estádio (19,3%), nenhum interesse (16,7%), preço do ingresso (7%), falta de conforto no estádio (5,6%) e a falta de credibilidade da CBF (0,8%). Na mesma pesquisa foi detectado que 84,2% dos entrevistados responsabilizam as torcidas organizadas como responsáveis pela violência no futebol.

Mesmo com esses números, a pesquisa mostrou que, caso as torcidas organizadas fossem banidas do estádio, 58.5% dos entrevistados iriam aos jogos de futebol.  Esse número demonstra que, apesar dos entrevistados responsabilizarem a violência e as torcidas organizadas como os principais responsáveis por não irem ao estádio, mesmo com a hipótese do banimento das torcidas organizadas, 41.5% dos torcedores não iriam ao estádio.

Na minha pesquisa de mestrado foi detectado que quanto maior a percepção de risco menor a intenção de comprar ingressos para assistir a uma jogo de futebol no estádio.

No artigo “Os novos estádios e arenas e o comportamento do consumidor do produto esportivo: O padrão FIFA de qualidade e o impacto no torcedor brasileiro” (Mazzei & Rocco, 2015), o principal objetivo foi  identificar o perfil do consumidor de frequentadores de estádios de futebol antes, durante e depois da Copa do Mundo de 2014 realizada no país. Como objetivo secundário, o projeto identificou quais motivos faziam com que as pessoas não assistissem os jogos de futebol no Brasil, nos estádios e arenas nas doze cidades-sedes da Copa do Mundo 2014.Nas três etapas da pesquisa a violência nos arredores do estádio/torcidas organizadas e a sensação de insegurança no estádio foram as respostas mais recorrentes.

Até o momento já foram 9 mortes em confrontos de "torcedores" em 2017, transformando o Brasil no líder mundial em mortes em confrontos de torcedores. Conforme estudos do professor Maurício Murad, as mortes no Brasil estão ficando mais violentas com o passar dos anos.

Alguns colunistas se manifestaram sobre o tema nessa semana, pois a violência está cada vez mais recorrente como o principal fator que afasta os torcedores dos estádios.

O Brasileirão 2017, apesar de todos os fatos acima citados, está com a melhor média de público, renda, taxa de ocupação e ticket médio até a rodada 13. Na última quarta feira tivemos média de 17,2 mil pagantes/ jogo, a sexta melhor média em meio de semana desde 2014.

O Derby de São Paulo, o engajamento do torcedor são paulino em ajudar seu time a sair da zona de rebaixamento, a empolgação da torcida do Sport com a melhor série de vitórias em campeonatos brasileiros na rodada 13, além do sucesso de público nos jogos nas arenas do Corinthians e do Palmeiras já levaram mais de 2 milhões de pagantes aos jogos em 2017, a melhor marca desde 2014.

Fica claro que existe uma demanda reprimida que com uma melhoria na percepção de violência e insegurança nos estádios e arenas podem melhorar o atual cenário, juntamente com outros fatores esportivos como calendário, preço dos ingressos, fórmula de disputa, season ticket que também podem contribuir com a melhoria do cenário, mas infelizmente, sem uma grande melhoria na situação da violência, é muito provável que esse potencial de público não seja alterado significativamente.

Como frequentador de estádio por mais de 30 anos sou um grande defensor do aumento de público nos estádios mas, até o momento, as medidas adotadas como: proibição de torcedores entrarem nos jogos, fechamento de torcidas organizadas, não vender bebida alcoólica, proibição de bandeiras, instrumentos musicais e sinalizadores, torcida única não estão sendo eficazes.

Como sugerido pelo professor Murad, punição no curto prazo, prevenção no médio e reedução no longo prazo deveria ser o caminho a ser adotado, utilizando a inteligência e união de todos os envolvidos para transformar novamente os jogos de futebol numa grande festa, onde eu aprendi a me divertir e me apaixonar ainda mais por um jogo de futebol.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Balanço Primeiro Turno Brasileirão 2012

O consumo per capita das maiores torcidas do Brasil

Preto e Branco ou Colorido?