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Público e Renda: Campeonato Brasileiro Série A - Rodada 11



Copo meio cheio ou meio vazio?


Qual a melhor forma de analisar a rodada 11 vai depender da visão que se quer enxergar, pois após quatro rodadas de final de semana com média de público pagante acima de 17 mil, a rodada 11 foi a segunda pior em jogos de final de semana,  com 14.741 pagantes, mesmo com Palmeiras, Flamengo e Corinthians jogando como mandantes.

Corinthians e Palmeiras mantiveram suas altas médias de público, mesmo com o Palmeiras jogando no Pacaembu, onde mais de duas mil pessoas entraram gratuitamente devido lei municipal em equipamento público. Já o Corinthians teve sua segunda maior renda e público pagante em seus jogos com 40.341 pagantes e R$ 2,2 milhões de renda bruta.

Flamengo vai compensando a baixa capacidade da Arena do Urubu com alto ticket médio, conseguindo obter no jogo do último domingo a média de R$ 73,50.

Os demais jogos ficaram abaixo dos 20 mil pagantes, inclusive nos clássicos de Belo Horizonte e Salvador. Os outros cinco jogos ficaram abaixo dos 10 mil pagantes, o que puxou a média de público para baixo.

Essa é a forma de enxergar o copo meio vazio.

Por outro lado a rodada 11 teve a maior taxa de ocupação até o momento, com 51%, fazendo com que a média total tenha aumentado para um ocupação de 42%, ainda baixa, mas até o momento é a melhor taxa de ocupação em um campeonato nos últimos três anos, juntamente com 2015.

Ao se enxergar com viés do copo meio cheio é possível avaliar que a medida adotada pelo Flamengo e que já vem sendo utilizada pelo Atlético Mineiro e agora adotada também pelo Fluminense, ao decidirem mandar seus jogos em estádios menores, mas conseguindo lucratividade, mantendo boa taxa de ocupação, transformando suas arenas em caldeirões, pode ser uma boa estratégia.

Um dos motivos das boas taxas de ocupação na Inglaterra e Alemanha também são estádios com média de 30 a 40 mil, também nos Estados Unidos a estratégia de ter arenas modernas mas para públicos de até 30 mil parece que está sendo bem efetiva.

Ainda são os primeiros indícios, mas a estratégia de utilizar estádios com menor capacidade visando aumentar a taxa de ocupação pode ser um bom caminho a ser percorrido pelos demais times, pois fazer jogos em arenas com capacidades altas como Mineirão e Maracanã, além do Morumbi talvez não seja a melhor estratégia para jogos sem apelo.

Esse tema deveria ser melhor avaliado pelos gestores visando aumentar a taxa de ocupação e lucratividade com bilheteria. 

Vamos aguardar as próximas rodadas para avaliar essas tendências.







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