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Público e Renda: Campeonato Brasileiro Serie A 2017 - Rodada 2



A segunda rodada do Brasileirão 2017 demonstra quanto Flamengo, Palmeiras e Corinthians impactam na comparecimento de público nos estádios e arenas. Como os três times jogaram como visitante, a média de público pagante caiu 33% em comparação a primeira rodada. 

Dos mais de 17 mil pagantes/jogo da primeira rodada, houve uma queda para 11.597 pagantes/jogo na segunda rodada, impactando diretamente na renda bruta, com queda de 51%, média de R$ 352.656/jogo. 

Por outro lado a taxa de ocupação subiu de 35% para 42%, provavelmente devido a grande parte dos jogos terem sido disputados em estádios de menor capacidade. Também o ticket médio se manteve praticamente estável, R$ 30,94, um incremente de R$ 0,68 sobre a primeira rodada.

Destaque positivo da rodada foi a torcida do Vasco da Gama, maior público pagante, renda bruta e taxa de ocupação. Dos três times que mais levam público aos estádios nos últimos anos, destaque para o jogo do Corinthians contra o Vitória em Salvador, com a terceira melhor média de público:

Vasco da Gama : 17.770 / R$ 649.110 / 81% / R$ 36,53
Atlético PR : 17.244 / R$ 381.490 / 43% / R$ 22,12
Vitória:  16.515 / R$ 460.430 / 34% / R$ 27,88

Como visitantes, Flamengo e Palmeiras  tiveram os maiores tickets médios da rodada, R$ 42,31 e R$ 43,99 respectivamente. Esses valores praticados por Atlético Goianiense e Chapecoense foram 39% superiores ao ticket médio da rodada. 

Essa fato recorrente pode estar impactando numa possível redução de potenciais torcedores que queiram assistir aos jogos dos grandes times nos menores centros. Um ponto a ser avaliado durante o campeonato.

Na terceira rodada novamente Flamengo, Palmeiras e Corinthians jogam como visitantes, mas por outro lado teremos três clássicos e talvez a média de público possa aumentar devido às rivalidades regionais. Em 2016 os clássicos foram os jogos com maior média de público, renda, taxa de ocupação e ticket médio. Vamos verificar se esse comportamento se repete em 2017.



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