The Final Four
Na primeira semana de abril tivemos a edição número 79 do
Final Four. Esse evento é realizado anualmente pela National Collegiate
Athletic Associoantion - NCAA, (Associação Atlética Universitária Nacional), a
entidade máxima do esporte universitário dos Estados Unidos. A NCAA organiza e gerencia
competições regionais e nacionais entre as universidades do país.
O Final Four acontece no primeiro final de semana de abril e
reúne os quatro finalistas do torneio de basquete universitário masculino
americano. O evento é realizado em uma cidade pré-definida e desde 1997 os
jogos finais começaram a ser disputados em estádios com capacidade mínima de 40
mil pessoas. Devido ao grande sucesso de público, em 2009 a capacidade mínima
para sediar o evento subiu para 70 mil, sendo disputados nas ótimas arenas das
franquias de futebol americano. No sábado são disputadas as duas semifinais e
na segunda feira a grande final.
O torneio é disputado durante o mês de março, e recebe o
nome de March Madness (Loucuras de Março) e muitas pessoas tiram férias durante
todo o período para acompanhar os jogos. Visando envolver todo o país na
disputa, 68 times das principais universidades são divididos entre as 4 regiões
em jogos eliminatórios disputados em cidades neutras pré-determinadas. Visando
valorizar o torneio as fases possuem nomes específicos como: Sweet Sixteen (os
dezesseis melhores), Elite Eight (os oito melhores) e o Final Four (os quatro
melhores).
O evento não se resume aos jogos, vai muito além, visando
cada vez mais aumentar o engajamento dos fãs. Uma série de eventos são
oferecidos durante os 4 dias além de ativações efetuadas por todos os
patrocinadores.
Um dos pilares do evento é a Fan Fest. Nesse espaço aberto para todas as idades, os fãs podem
ter várias experiências e testar suas habilidades em vários esportes, tirar fotos
com o troféu, entre outras atividades durante os 4 dias.
Como parte da indústria do entretenimento, o evento oferece
o March Madness Music Festival, com 3
dias de shows com grandes atrações. Nesse ano se apresentaram: Aerosmith, The
Chainsmokers, Maroon 5, Bruce Springsteen, The Zac Brown Band, Kenny Chesney,
Fergie, Rihanna, Imagine Dragons e Kings of Leon.
O último treino das quatro equipes é aberto ao público na
sexta feira, onde é possível ter contato dos fãs com os atletas de cada time.
No domingo é realizado o Final
Four Drible. Nesse evento, meninos e meninas menores de 18 anos saem pelas
ruas centrais da cidade com suas bolas de basquete, correndo, caminhando e
driblando as pessoas. Os 3.200 primeiros participantes recebem uma bola Wilson
e uma camiseta. Pura diversão.
Também no sábado e na segunda feira existe o workshop Tip-Off Tailgate, com dicas e
experiências ligadas ao basquete, ativações, entretenimento, alimentação entre
outros. Tudo isso voltado para aumentar as experiências dos fãs.
Tudo isso antes do grande evento, que é a final do torneio,
realizado na segunda feira a noite, com presença de grandes astros do basquete
como LeBron James. Foram 140 mil presentes em dois dias de jogos, além de toda
a população envolvida nos eventos fora da Arena em Phoenix.
Um grande evento de 4 dias para todas as idades, envolvendo
família e amigos, respirando esporte, principalmente o basquete, além de
entretenimento. Uma aula de como engajar ainda mais os atuais fãs além de
despertar novos potenciais consumidores.
Um grande exemplo de como deve ser efetuado um evento esportivo no
século XXI.
São exemplos como esse que devem servir de referência para
se melhorar os eventos esportivos no Brasil, que muito além das quatro linhas,
com foco no torcedor, propondo experiências, relacionamento, ativação das
marcas parceiras, visando manter e aumentar a base de fãs.
Post da semana na fanpage Marketing FC
Comentários
Postar um comentário