Os torcedores paulistanos não sabem o nome dos jogadores do seu time?
Nessa semana a Folha de São Paulo divulgou pesquisas com torcedores paulistanos e a manchete de uma das pesquisas foi: “Maioria dos
torcedores paulistanos não sabe os jogadores do seu time”.
Para a grande maioria dos leitores, é provável que os dados
da pesquisa levem a conclusão que todos os torcedores dos principais times de
São Paulo não sabem o nome dos jogadores do seu time. Como pesquisador do
comportamento do torcedor eu sugiro ao leitor desse post que não leve os
resultados ao pé da letra.
Para se chegar a esse tipo de conclusão da pesquisa seria
necessário aprofundar ainda mais sobre o perfil dos torcedores entrevistados. A
faixa de renda, nível de escolaridade, gênero, idade, entre outros, não são
suficientes.
Visando obter resultados mais conclusivos é necessário
detectar qual o nível de envolvimento, identificação e lealdade com seu time. Baseado
nesses 3 quesitos, juntamente com o comportamento de compra de produtos
relacionados ao seu time, é possível detectar se o torcedor tem alto, médio ou
baixo envolvimento, identificação e lealdade.
É muito provável que os torcedores que possuam níveis altos em
um dos três quesitos acima mencionados, saibam a escalação completa de todos os
titulares, o nome dos reservas, do treinador, do presidente, do diretor de
futebol, entre outros. Por outro lado, quanto menor o nível nos três quesitos, possivelmente
os torcedores não saibam o nome dos jogadores dos seus respectivos times.
Portanto, nessa pesquisa da Folha de São Paulo, é possível
que a grande maioria dos entrevistados tenham baixo nível de envolvimento,
identificação e lealdade com seu time. Dessa forma, a manchete da pesquisa
poderia ser:
““Torcedores paulistanos que não são fanáticos não sabem o
nome dos jogadores do seu time”.
Dessa forma, é necessário se efetuar pesquisas detalhadas
com seus torcedores para se chagar a conclusões mais completas.
Uma forma de segmentar os torcedores é através do
comportamento de consumo de produtos e serviços do seu time. Existem vários
produtos disponíveis para serem consumidos, como:
-Camisas oficiais de
jogo;
- Camisas casuais;
- Ingressos para os jogos de futebol;
- Programa de Sócio torcedor;
- Viajem para assistir aos jogos fora da cidade;
- Outros produtos licenciados.
De acordo com o comportamento de compras já é possível de se
segmentar os torcedores. Esse tipo de informações é possível de se obter com os
parceiros comerciais dos times.
Uma outra forma de segmentar e validar o comportamento de
compras dos torcedores é através de escalas disponíveis para se fazer pesquisas,
visando medir qual o nível de identificação, lealdade e envolvimento do
torcedor com seu time. É provável que torcedores com alto nível em um dos três
quesitos possuam maior consumo de produtos e serviço dos seus respectivos
times.
Uma vez efetuado esse levantamento de informações, os
profissionais de marketing dos times podem segmentar esses torcedores e fazer
ações para cada grupo de consumidores, de acordo com seus comportamentos de
compra e nível de identificação, lealdade e envolvimento.
Além dessa segmentação, efetuar ações constantes de
relacionamento e a criar de canais de contato via mídias sociais, internet e
nos próprios pontos de venda, visando atender às necessidades dos seus
torcedores, podem aumentar o nível de consumo dos seus torcedores.
Como podemos observar, esse tipo de trabalho é efetuado em
empresas de todos os segmentos de negócio, inclusive no segmento esportivo nos
principais países europeus e nos Estados Unidos.
No Brasil, esse tipo de trabalho praticamente não existe nas
organizações esportivas e esse tipo de ação é fundamental para se conhecer seus
clientes, aumentando o potencial de receita além de um provável aumento da base
de torcedores.
Um dos resultados dessa falta de ações dentro do
departamento de marketing dos times de futebol com seus torcedores pode estar
relacionando com o aumento de pessoas que não torcem para nenhum time na cidade
de São Paulo, subindo de 12% em 1993 para 24% em 2017.
Sem uma visão de negócio, sem estrutura profissional adequada
a organizações que faturam acima de R$ 100 milhões por ano, a priorização da
política e interesses pessoais em detrimento da gestão, o número de torcedores
que não torcem para nenhum time tende a aumentar, em conjunto com um aumento de
torcedores que desde criança começam a torcer para times da Europa e Estados
Unidos, com algumas pesquisas já começam a comprovar.
Conhecer seu torcedor, seus comportamentos de compra,
efetuar segmentação para ações direcionais para cada tipo de perfil é
fundamental para que as organizações esportivas possam aumentar as suas
receitas bem como elevar o nível de identificação, lealdade e envolvimento com
seu time, evitando perder potenciais consumidores para times do exterior ou
para outros tipos de entretenimento.
Post da semana na fanpage Marketing Futebol Clube.
Comentários
Postar um comentário