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Campeonato Brasileiro 2015 : Análise dos maiores sucessos de público e renda



Terminado o Campeonato Brasileiro 2015, é hora de se fazer uma análise do desempenho dos clubes nos quesitos de público e renda. 

Por mais que os dirigentes não trabalhem o campeonato como um grande produto tanto para a TV como para quem vai ao estádio, a paixão do torcedor por seu time, as novas arenas e alguns dirigentes com um pouco mais de foco no seu torcedor, estão conseguindo mostrar que, com esforço e estratégia, é possível atrair mais público aos estádios com ideias criativas. 

Essas pequenas ações tiveram pequenos resultados em termos de aumento de público. A média de público foi de 17.005 pagantes/jogo, acima da média história de 15 mil pagantes/jogo. Em 2014 a média foi de 16.595 pagantes/jogo. O público total subiu de 6 milhões em 2014 para 6,375 milhões em 2015, um incremento de 6%, aumentando a taxa de ocupação para 43%,superando a média histórica de 40%.

Referente a arredação total, o valor atingiu R$ 232 milhões contra R$ 206 milhões em 2014, um incremento de 13%, fazendo com que o ticket médio também tivesse um incremento, saindo de R$ 28,69 em 2014 para R$ 30,44 em 2015. As novas arenas são os maiores influenciadores nesse processo.

Vamos aos números mais detalhados. Os dados foram coletados do site da CBF.

As 5 maiores rendas brutas do campeonato estão divididas entre Palmeiras, Corinthians e Flamengo:

1) Flamengo 0 x 2 Coritiba - R$ 3.995.500
2) Palmeiras 0 x 1 Atlético PR - R$ 3.326.090
3) Corinthians 6 x 1 São Paulo - R$ 2.939.497
4) Palmeiras 4 x 2 Flamengo - R$ 2.908.585
5) Corinthians 2 x 1 Coritiba - R$ 2.772.735

OBS: As 5 maiores arrecadações foram nas novas arenas.

Os clubes com maior média de renda bruta/ jogo são:

1) Corinthians - R$ 1.904.198
2) Palmeiras -  R$ 1.858.297
3) Flamengo -  R$ 1.446.915
4) Grêmio - R$ 927.619
5) Atlético MG  - R$ 853.642

Os 4 primeiros clubes nesse quesito realizam seus jogos nas novas arenas. O Atlético Mineiro chegou ao quinto lugar devido aos jogos efetuados no Mineirão, que elevaram sua média de arrecadação.

Entre os 5 maiores públicos pagantes, há um predomínio do Flamengo:

1) Flamengo  0 x 2 Coritiba - 60.490
2) São Paulo 3 x 1 Coritiba - 59.482
3) Atlético MG 1 x 0 Joinville  - 55.987
4) Flamengo 2 x 0 Joinville - 52.240
5) Flamengo 2 x 2 Santos - 51.791

Mais uma vez, com exceção do São Paulo, os 4 maiores públicos foram nas novas arenas.

Os clubes com maior média de público pagante/ jogo são os mesmos que possuem a maior média de arrecadação:

1) Corinthians - 34.129
2) Flamengo - 31.162
3) Palmeiras - 29.638
4) Grêmio - 24.604
5) Atlético MG - 23.581

Corinthians e Atlético MG dominam as maiores taxas de ocupação:

1) Atlético MG  1 x 0 Joinville - 97%
2) Atlético MG 0  x 3 Corinthians - 95%
3) Corinthians 6 x 1 São Paulo - 94%
4) Corinthians 2 x 1 Coritiba - 91%
5) Corinthians 1 x 0 Flamengo - 91%

Os clubes com maior taxa de ocupação / jogo são:

1) Corinthians - 72%
2) Palmeiras - 70%
3) Atlético MG - 68%
4) Santos - 52%
5) Avaí - 48%

Nesse quesito, Palmeiras e Corinthians se destacam, com médias de taxa de ocupação similares aos maiores campeonatos de futebol do mundo. Corinthians aumentou sua taxa de ocupação de 59% em 2014 para 72% em 2015, provavelmente devido ao clube estar disputando o título desde a décima terceira rodada. 

Atlético MG, Santos e Avaí, por disputarem seus jogos em estádios com capacidade entre 17 e 23 mil torcedores, conseguiram ficar entre as maiores taxas de ocupação. O Atlético Mineiro disputou 6 jogos no Mineirão, com 71% de taxa de ocupação. Já nos 13 jogos no Independência, a taxa de ocupação foi de 67%. 

Quando se avalia os maiores tickets médios é possível perceber que, com exceção do Palmeiras como mandante, Cruzeiro e Vasco fazem parte da relação com os jogos que foram disputados nas arenas de Cuiabá e Brasília:

1) Cruzeiro 0 x 1 Corinthians - R$ 95,82
2) Palmeiras 0  x 1 Atlético PR - R$ 85,74
3) Vasco 0  x 4 São Paulo - R$ 80,57
4) Palmeiras 4 x Flamengo - R$ 77,07
5) Atlético MG 0 x 3 Corinthians - R$ 73,67

Os clubes com maior ticket médio/ jogo são:

1) Palmeiras - R$ 59,97
2) Corinthians - R$ 52,84
3) Flamengo - R$ 44,78
4) Vasco - R$ 36,65
5) Fluminense  - R$ 36,04

Corinthians teve uma pequena queda no ticket médio, R$ 58,68 em 2014 para R$ 52,84 em 2015.

Aos poucos os clubes brasileiros vão começando a entender o comportamento do torcedor no quesito comparecimento de público aos estádios,  e creio que é importante que os clubes busquem incrementar a porcentagem de faturamento com bilheteria, que até 2014 foi de 11% da receita, e devido aos números de 2015, não deverá ter muitas alterações. A média dos 20 principais clubes europeus nesse quesito é de 20%. 

Além disso em estudos já publicados, é possível detectar que os estádio mais cheios acabam criando uma melhor atmosfera para o jogo, valorizando ainda mais o produto e atraindo mais torcedores aos estádios.

Para finalizar esse post, segue a relação das maiores médias de público por horário, onde foi possível perceber que existe um horário de grande sucesso, que é o das 11 horas de domingo, o horário família, atraindo para o estádio outro tipo de público. Mais um sinal que deve ser aproveitado pelos gestores dos clubes. A média de público por horário é a seguinte:

1) 11:00h - 24.545
2) 17:00h - 18.995
3) 16:30h - 18.631
4) 16:00h - 18.166
5) 22:00h - 18.061
6) 18:30h - 15.065
7) 21:00h - 14.847
8) 19:30h - 13.004
9) 18:00h - 12.070

Algumas observações sobre os horários:

- os poucos jogos aos sábados as 16:30h demonstram um outro horário potencial para atrair mais público nos estádios. Seria coincidência que os jogos da Premiere League e da Bundesliga, as duas maiores ligas em média de público e taxa de ocupação, terem a maior parte dos jogos aos sábados a tarde?

- o horário das 22h possui a média de 18.061 devido ao jogo Atlético MG x Sport com mais de 50 mil torcedores. Ao retirar esse jogo da somatória, a média seria de 16.974 pagantes;

- os jogos das 21h no meio de semana possuem média de 16.977 pagantes, já os de sábado possuem média de 12.717, a segunda pior média de público. Sendo possível perceber que esse horário no meio de semana é atrativo para o torcedor, mas no final de semana não;

- provavelmente os jogos das 19:30h no meio da semana possuem uma das piores média de público pagante (12.607) devido ao retorno do trabalho e ao trânsito do horário do rush nas grandes cidades durante a semana;

- Foram poucos os jogos das 18h de domingo, e todos eles com equipes na parte de baixo da tabela ou jogos sem grande atração, sendo a pior média de público. 

Como pesquisador do comportamento do consumidor esportivo espero que esses inputs possam servir como tomada de decisão na precificação dos jogos e, no futuro, os dirigentes consigam perceber os potenciais de consumo nos estádios nos horários mais adequados, alterando o status quo atual.


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