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Comportamento do Torcedor no Campeonato Brasileiro 2015



Dando continuidade a uma série de análises do comportamento do torcedor no Campeonato Brasileiro de 2015 inciada após a rodada 13, segue mais uma avaliação do comportamento do torcedor com o propósito de se verificar como os times estão atuando visando atrair mais público aos estádios:

Jogos no final de semana x jogos no meio de semana

Público médio no final de semana : 16.447 
Publico médio no meio de semana : 15.931

Renda média no final de semana : R$ 602 mil
Renda média no meio de semana: R$ 630 mil

Taxa de ocupação no final de semana: 41%
Taxa de ocupação no meio de semana: 39%

Ticket médio no final de semana: R$ 36,60
Ticket médio no meio de semana: R$ 39,54

Como tivemos até o momento apenas 3 rodadas no meio de semana, a média entre os jogos de final de semana x meio de semana não é muito diferente. Apenas um acréscimo de 3% na média de público e 5% na taxa de ocupação. Um dos motivos dessa pequena diferença pode ser o valor do ticket médio no meio de semana, que, surpreendentemente está 8% mais alto do que os jogos do final de semana. Teoricamente deveria ser o contrário, mas vamos aguardar o andamento do campeonato para observar se essa diferença permanecerá a mesmo.

Jogos clássicos x demais jogos

Público médio clássicos : 20,707
Publico médio demais jogos: 16.025

Renda média clássicos: R$ 1,033 milhões
Renda média demais jogos: R$ 567 mil

Taxa de ocupação clássicos: 51%
Taxa de ocupação demais jogos: 40%

Ticket médio clássicos: R$ 49,89
Ticket médio demais jogos: R$ 35,38

OBS: Considerei clássicos os jogos entre equipes da mesma cidade.

É possível comprovar que os jogos clássicos atraem mais público, que pagam um valor superior e o estádio fica mais ocupado do que os demais jogos. Esse fenômeno está ligado à forte rivalidade entre os clubes da mesma cidade, que apesar do temor de violência, mesmo assim costumam ir ao estádio em maior número do que nos demais jogos, sendo um fator que sempre deve ser explorado e ativado pelas equipes.

Jogos em Arenas x Jogos em Estádios

Público médio Arenas : 23.417
Publico médio Estádios: 11.058

Renda média Arenas: R$ 989 mil 
Renda média Estádios: R$ 312 mil

Taxa de ocupação clássicos: 44%
Taxa de ocupação demais jogos: 38%

Ticket médio clássicos: R$ 42,23
Ticket médio demais jogos: R$ 28,12

OBS: Considerei arenas os equipamentos esportivos reformados e/ou construídos para a Copa do Mundo, além da Arena do Grêmio e o Allianz Parque.

Neste quesito é possível verificar que as arenas atraem mais público, que paga mais caro pelo ingresso e com taxa de ocupação maior do que os estádios. A diferença um pouco menor na taxa de ocupação pode estar ligada a questão de vários estádios terem uma capacidade total pequena (ex: Vila Belmiro, Arena Condá, Estádio Independência), fazendo com que a taxa de ocupação nesses estádios seja maior.

Equipes com melhor performance x equipes com pior performance

Público médio melhor performance : 24.628
Publico médio pior performance: 14.841

Renda média melhor performance: R$ 1,032 milhões
Renda média pior performance: R$ 526 mil

Taxa de ocupação melhor performance: 53%
Taxa de ocupação pior performance: 38%

Ticket médio melhor performance: R$ 41,90
Ticket médio pior performance: R$ 35,44

OBS: Considerei equipes com melhor performance as que estavam no G4 ou que tiverem sequencia de 3 vitórias ou 2 vitórias e 1 empate consecutivos.

Como esperado as equipes com melhor performance atraem mais público, que pagam mais caro por um ingresso e com taxa de ocupação superior às equipes com pior performance.

Até a décima quinta rodada é possível concluir que equipes que estão nas primeiras colocações e que jogam em arenas atraem mais público, possuem maiores arrecadações, conseguem maior taxa de ocupação e maior ticket médio do que os demais.

Esses dados são a prova do porque Palmeiras, Flamengo Corinthians e Atlético Mineiro são as 4 maiores médias de público, renda, taxa de ocupação e ticket médio. Com exceção do Flamengo, que com o efeito Guerreiro está com a segunda melhor média de público, as outras equipes são as 3 primeiras classificadas além de Palmeiras e Corinthians estarem explorando muito bem suas novas arenas, bem como o Atlético Mineiro, que começou a explorar o Mineirão para atrair mais público e renda.

Como conclusão é possível detectar que a performance é um fator importante para atrair mais público aos jogos, e o grande desafio dos gestores é saber trabalhar outras variáveis para conseguir aumentar os público nos seus respectivos estádios e arenas, independente da performance. Fatores como o plano sócio torcedor e as novas arenas podem estar influenciando de forma decisiva.Uma série de análises futuras deverão ser efetuadas para se verificar quais são os fatores que mais impactam na decisão do torcedor além da performance.



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