Pular para o conteúdo principal

Os Números do Campeonato Brasileiro - Primeiro Turno




Fechada a primeira metade do Campeonato Brasileiro, vamos aos dados, constatações e perspectivas para a segunda parte do Campeonato.


- Média de Gols : 2,12/jogo - a pior média dos pontos corridos

- Melhor ataque: Cruzeiro 41 gols (2,16 gols/jogo)

- Mais vitórias : Cruzeiro 13 vitórias

- Melhor defesa: Corinthians 12 gols (0,63 gols/jogo)

- Menos derrotas: Cruzeiro e Corinthians 2 derrotas

- o aproveitamento dos 4 primeiros colocados está acima da média histórica (55%)

- o aproveitamento dos 4 últimos colocados está abaixo da média histórica (38%)

- Flamengo e Figueirense foram as equipes que mais melhoraram o aproveitamento após a parada da Copa do Mundo

- Palmeiras e Goiás foram as equipes que tiveram a maior queda de aproveitamento após a parada da Copa do Mundo


Resultados mais comuns:

- 1 x 0 foi o resultado mais comum, 50 jogos (26%) 

- 2 x 0 foi o segundo resultado mais comum , 30 jogos (16%)

- 2 x 1 foi o terceiro resultado mais comum, 26 jogos (14%)


Tipologia dos gols:

- 165 gols foram feitos de bola rolando (41%). Fluminense com 17 gols é o destaque.

- 130 gols foram feitos de bola parada (32%). Cruzeiro com 15 gols é o destaque.

- 63 gols foram feitos de bola aérea (16%). Atlético-PR com 10 gols é o destaque.

- 26 gols foram feitos de contra ataque (6%). Cruzeiro com 5 gols é o destaque.

- 18 gols foram feitos de bola roubada no ataque (5%). Cruzeiro, São Paulo, Grêmio e Botafogo com 2 gols são os destaques.



- A equipe que marcou o primeiro gol venceu em 64% dos jogos (122)

- A equipe que marcou o primeiro gol venceu ou empatou em 80% dos jogos (152)

- A equipe que marcou o primeiro gol perdeu apenas em 8% dos jogos (15). Cruzeiro foi o time que mais virou jogos (3 partidas).

- A equipe que marcou o primeiro gol até os 15 minutos do primeiro tempo ganhou 82% dos jogos. São Paulo foi o destaque com 4 gols.

- A equipe que marcou gol após os 35 minutos do segundo tempo ganhou ou empatou em 83% dos jogos. Cruzeiro foi o destaque com 5 gols.


Com os números acima, é possível chegar às seguintes conclusões:

1) quem fizer o primeiro gol tem enormes chances de ganhar o jogo ou marcar pontos

2) equipes que priorizam o ataque são as com melhor performance

3) explorar a bola parada pode ser uma boa alternativa para equipes com meio campo pouco criativo

4) a probabilidade é sair no máximo dois gols por jogo

5) para a equipe se classificar entre os 4 melhores provavelmente deverá ter um aproveitamento acima dos 55%.

6) para a equipe não ficar entre os 4 últimos provavelmente o aproveitamento poderá ser inferior aos 38% de aproveitamento.

7) Após o final do primeiro turno em média apenas uma equipe consegue entrar no G4 ou sair do Z4 no final do campeonato.

8) A tendência é que Cruzeiro e São Paulo permaneçam no G4 e ainda tenham duas vagas que podem ser alteradas. 

9) A tendência é que Vitória, Bahia e Criciúma permaneçam no Z4 e ainda tenha uma vaga que pode ser alterada.

O segundo turno começa na quarta-feira e na metade do segundo turno vamos acompanhar as tendências e constatações.











Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os desafios dos Programas de Sócio Torcedor no Brasil

Durante a semana foi divulgado queda no programa sócio torcedor do Flamengo. De acordo com o blog do Rodrigo Mattos a  falta de jogos com torcida da Libertadores e o esvaziamento do Carioca são os principais pontos de abandono. O departamento de marketing identificou outros problemas: falta de um estádio, política de preços de ingressos para jogos jogos de menor apelo, o sistema de atendimento do torcedor e as vantagens oferecidas ao membro que se associa, além de reclamações com política de diretoria.
Desde o ano passado estamos notando uma estagnação deste tipo de programa na grande maioria dos times brasileiros. Participei de um projeto visando melhorias para um dos maiores programas do gênero em um time da cidade de São Paulo, onde fizemos grupos focais e pesquisas on line, mas muitas das sugestões não foram implementadas.
O que pude perceber na opinião dos torcedores que responderam a pesquisa foram sugestões de melhorias de atendimento, mais serviços, produtos e experiências, além…

Hoje é dia de Derby

Derby, uma palavra inglesa que acompanhada dos grandes rivais Palmeiras e Corinthians, cria vida própria. As emoções que remetem a este grande clássico do futebol mundial transcendem as quatro linhas, os 90 minutos, o estádio e, em vários casos, se transformam em lendas, epopeias, grandes batalhas. Vilões se transformam em ídolos e vice versa, menos que por efêmeros momentos. Jogos como estes são capazes, como na vida real e não por acaso, de mudar o rumo dos times nos campeonatos, inverter completamente o estado de espírito, de autoconfiança reinante em cada um dos lados. São raros os confrontos que possuem esse poder mágico de mexer com toda uma cidade, uma nação e que, por 90 minutos, se transformam na coisa mais importante da vida. Muitos podem estar perguntando qual a origem desse termo dentro do futebol. Segue abaixo uma versão resumida que encontrei na internet:
A origem vem da palavra "derby" – ou dérbi, segundo o aportuguesamento da palavra original inglesa, proposto p…

Pizzaria Paulista

A rede Pizzaria Paulista, criada em 1902, vem a público divulgar o balanço das suas 16 franquias espalhadas no estado de São Paulo no período de 17 de janeiro a 11 de março de 2018.
Em 2018 tivemos as 3 tradicionais franquias da capital, juntamente com uma das mais famosas unidades, que fica no litoral. Além dessas 4 tradicionais franquias,  constam no balanço unidades de cidades com bom nível de renda per capta e com populações elevadas, sendo duas unidades na Grande São Paulo, mais duas unidades na cidade de Campinas, além de uma unidade em Ribeirão Preto, Araraquara, Sorocaba entre outras ricas cidades do interior paulista.
Em 2018, mesmo com a rede presente nas principais regiões do estado, tivemos uma redução de 9% na presença de clientes. Foram 70 mil pessoas a menos do que no ano passado, primeiro ano após a redução no número de franquias.
Além dessa redução, perdemos R$ 700 mil reais em faturamento bruto, 2% menor do que 2017. Por outro lado o ticket médio subiu 7% , R$ 2,60 a ma…