Pular para o conteúdo principal

NO!!!




Nesse final de semana assisti ao filme NO. O filme é uma história referente ao plebiscito efetuado no Chile em 1988 onde o povo é chamado para votar se o General Augusto Pinochet, que completava 15 anos de governo, deveria permanecer no poder ou não. Quem fosse a favor deveria votar Sim e quem fosse contra deveria votar Não (No em espanhol).

O que me chamou muito a atenção no filme foi que os líderes políticos a favor do Não tinham como linha de atuação, antes do início da campanha, confrontar as mazelas e o sofrimento do povo e dos que tiveram seus parentes desaparecidos por causa do regime ditatorial de Pinochet, sempre colocando o governo como dominante, tirano e injusto com os excluídos.

René Saavedra, um publicitário que tinha ligações com os partidários favoráveis ao Não, foi convidado para liderar a campanha na TV e foi totalmente contrário à linha inicial que os líderes queriam, propondo uma visão de futuro melhor, sem confrontar e sem rancor.

Nas últimas semanas, lendo vários posts e opiniões de vários Palmeirenses e comparando com a postura dos líderes de esquerda do filme, várias cenas me fizeram lembrar da percepção atual de uma boa parte da torcida do Palmeiras em relação ao tratamento que temos dos dirigentes, governantes e cartolas do Brasil e para mim chegou a hora do nosso Não.

Ao nos posicionarmos dessa forma, achando que a TV prefere outros clubes, o governo nunca deu a mínima para o horário do metrô nos jogos no Parque Antártica, que a mídia nos trata mal, tudo isso para mim é uma postura que está confrontando com os dominantes.

O Palmeiras sempre teve no seu DNA e na sua história uma forte postura de se impor por suas virtudes, nunca fomos um clube que buscou as benevolências dos dominantes. Tudo que o Palmeiras obteve em sua história foi pela conquista, com nossas virtudes e defeitos. Sempre fomos respeitados e agraciados quando fomos fortes, ousados, desbravadores. O Palmeiras sempre foi vanguarda, sempre foi e será rock and roll, underground, e vai voltar ser respeitado e admirado pelos dominantes quando voltarmos a agir como nosso DNA.

Não mais lamentemos às diferenças das cotas de TV.

Não mais lamentemos ao horário do Metrô.

Não mais lamentemos à mídia esportiva.

Times como Internacional, Grêmio e Santos faturaram e conquistaram mais que o Palmeiras nos últimos anos mesmo com cotas de TV menores e não tendo apoio dos poderosos. E ainda assim a mídia passou os seus jogos em horários nobres porque eram atrativos.

Sim ao DNA de desbravador, ousado e combativo do Palmeiras.

Sim ao espírito guerreiro e forte do Palestra, que tem seu ápice em 1942 na arrancada heroica.

Se a cada atitude de benevolência dos poderosos aos clubes rivais nós ficarmos querendo a mesma coisa, vamos nos comportar como eles, e isso nunca fez parte do nosso DNA. Somos diferentes, somos Palmeiras.

Foi no caos e na anarquia dos italianos, e que trazemos em nosso sangue, que sempre surgiram ideias inovadores que colocaram o Palmeiras sempre no papel de protagonista. Essa é a nossa carência atual, a falta de ideias inovadoras que possam contrapor aos que sempre tiveram suas fortalezas nas benevolências e favores dos governantes.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Dono e os Chefs

Após sete mudanças de treinadores em apenas quatro rodadas do Campeonato Brasileiro da Série A, vários colunistas estão criticando o que já é recorrente na gestão do clubes brasileiros, a troca de treinadores por maus resultados ou expectativas não alcançadas.
Para tentar ilustrar de uma forma mais lúdica as consequências deste comportamento inaceitável dos gestores esportivos, convido o leitor a ler a seguinte historia:
O Dono e os Chefs
Uma churrascaria acaba de trocar de dono no início de dezembro e, como o negócio não ia bem, o dono resolveu trocar de churrasqueiro, pois os clientes estavam reclamando da qualidade da comida, tanto que as vendas estavam baixas recentemente.
O novo mestre churrasqueiro, juntamente com o dono, estavam com várias ideias e decidiram aumentar a variedade de carnes no cardápio. No começo do ano a curiosidade dos clientes fez com que aumentassem as vendas mas,  após 3 meses, os clientes já perceberam que a qualidade e a expectativa com o novo churrasqueiro fi…

O consumo per capita das maiores torcidas do Brasil

Na semana passada efetuei uma análise sobre a efetividade das atuais gestões em converter a base de torcedores em sócio torcedores e em compra de ingressos para os jogos de futebol. Aprofundando um pouco mais o estudo surgiu a curiosidade em calcular qual seria o consumo per capita dos torcedores das maiores torcidas do Brasil.
A base de torcedores utilizada foi a pesquisa de 2016 do Instituto Paraná Pesquisas, pois é a mais recente do mercado. Como base do consumo de cada torcida foram utilizados os dados compilados pelo Rodrigo Capelo do blog Época Esporte Clube, onde foi considerado como consumo dos torcedores as receitas com bilheteria, sócios torcedores e sócios patrimoniais. No caso do Corinthians, apesar do balanço não considerar receitas com bilheteria, na análise foi considerado R$ 48 milhões líquidos com essa fonte de receita, de acordo com o balanço do fundo do estádio.
Na tabela abaixo podemos observar ranking de consumo per capita considerando como base o total de torcedore…

Os fatores que impactam na percepção de valor dos torcedores parte 2 : Precificação

Na semana passada iniciei uma série de posts referentes aos fatores que impactam na percepção de valor dos torcedores. O próximo fator que gostaria de compartilhar com vocês é a precificação dos ingressos.
Como ponto de partida dessa análise, vamos avaliar o comportamento do torcedor do São Paulo em alguns jogos no Morumbi:
23/03/2016 – Campeonato Paulista São Paulo 1 x 0 Botafogo de Ribeirão Preto Dia da semana: quarta feira Horário: 21:45h Público Pagante: 3.118 Renda Bruta: R$ 123.026 Ticket Médio: R$ 39,49
06/07/2016 – Copa Libertadores da América São Paulo 1 x 2 Atlético Nacional (semi final) Dia da semana: quarta feira Horário: 21:45h Público Pagante: 61.766 Renda Bruta: R$ 7.526.480 Ticket Médio: R$ 121,85
22/10/2016 – Campeonato Brasileiro São Paulo 2 x 0 Ponte Preta Dia da semana: sábado Horário: 17:00h Público Pagante: 49.673 Renda Bruta: R$ 600.541 Ticket Médio: R$ 12,09
12/02/2016 – Campeonato Paulista São Paulo 5 x 2 Ponte Preta Dia da semana: domingo Horário: 17:00h Público Pagante: 50.952 Renda Br…