Luz e Trevas






Em agosto de 2013 foi lançado no Brasil o livro "Os Números do Jogo" de Anderson e Sally.  O sub-título do livro chama muito a atenção : Por que tudo o que você sabe sobre futebol está errado.

O livro questiona através de dados muito amplos e embasados vários paradigmas sobre o que os torcedores, jornalistas e todos que acompanham futebol sempre tiveram como verdades absolutas.

Após o final do Campeonato Brasileiro de 2013 fiz uma avaliação de alguns temas levantados no livro e que agora vou compartilhar com vocês.

O ataque é a melhor defesa ou a defesa é o melhor ataque?

Sempre tivemos como paradigma que o ataque é  melhor defesa. 

Para comprovar o fato e também confrontar com os dados levantados pelos autores, seguem abaixo alguns dados levantados à partir de 2003, quando o campeonato brasileiro começou a ser disputado por pontos corridos:

- Em 4 campeonatos o campeão teve o melhor ataque da competição
- Em 4 campeonatos o campeão teve a melhor defesa da competição
- Em apenas 1 campeonato (2007) o campeão teve a melhor defesa e o melhor ataque da       competição
- Em 2 campeonatos ( 2008 e 2009) o campeão não teve a melhor defesa nem o melhor ataque da  competição

Como levantado no livro, tivemos um empate entre campeões com melhor ataque e melhor defesa, comprovando que este paradigma deve ser colocado em xeque e reproduzindo o que ocorre nas 4 maiores ligas do mundo ( Alemanha, Inglaterra, Espanha, Itália).

Para comprovar os fatos acima, os autores também fizeram um estudo em que comprovam que equipes que não tomam gol ou tomam no máximo 1 gol tem a mesma probabilidade de vitória do que os clubes que marcam dois ou mais gols na partida. 

O gráfico abaixo é muito ilustrativo para comprovar a tese.






No Campeonato Brasileiro de 2013, o campeão foi o Cruzeiro, que também teve o melhor ataque com 77 gols e o Grêmio foi a segunda melhor defesa com 35 gols tomados. 

O Corinthians foi a melhor defesa com 22 gols tomados. Como foram os recordistas de empates, total de 17, não conseguiram uma melhor classificação. Caso tivessem ganhado 4 dos 17 jogos em que empataram, terminariam o campeonato em quarto lugar, comprovando a tese de uma boa defesa ser muito eficaz em torneios de pontos corridos.

Ao analisar os pontos conquistados pelo clube de melhor ataque e o de  melhor defesa chegamos aos seguintes dados:

- ao analisarmos os pontos conquistados pelo Cruzeiro apenas em partidas em que o time não tomou gol ou tomou apenas um gol, o time conquistou 67 pontos.  
- ao analisarmos os pontos conquistados pelo Cruzeiro apenas em partidas em que o time marcou dois ou mais gols, o time conquistou 54 pontos.  
-ao analisarmos os pontos conquistados pelo Grêmio apenas em partidas em que o time não tomou gol ou tomou apenas um gol, o time conquistou 58 pontos.
- ao analisarmos os pontos conquistados pelo Grêmio apenas em partidas em que o time marcou dois ou mais gols, o time conquistou 28 pontos.    

* Os pontos não são cumulativos pois existem partidas em que o clube marcou mais de 2 gols na partida e não tomou gol ou tomou 1 gol na partida.

Fica claro na campanha dos dois clubes que não tomar gol ou tomar apenas 1 gol gerou mais pontos do que partidas em que o clube marcou dois gols ou mais. No caso do Grêmio os fatos são mais claros, pois o número de pontos conquistados tomando nenhum ou poucos gols comprova a tese de que a defesa pode ser o melhor ataque, ainda mais que o Grêmio foi apenas o décimo terceiro ataque da competição.

Muitos podem questionar a estratégia, mas não se pode negar que existem várias formas de se conquistar os objetivos traçados quando os clubes reconhecem suas fortalezas e fraquezas. O Grêmio tinha um alto nível de atacantes em seu elenco, mas por falta de meias que pudessem ser efetivos, o treinador optou pela defesa como prioridade, alcançando seus objetivos.

Como bem escrito no livro:

“O futebol hoje em dia não é um jogo ofensivo, mas um equilíbrio entre duas forças opostas. Um esporte de luz e trevas.”

Para quem tiver interesse em se aprofundar no assunto eu recomendo a leitura.

No próximo post trarei levantarei outro ponto importante e que também quebrar outro paradigma do futebol.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Balanço Primeiro Turno Brasileirão 2012

O consumo per capita das maiores torcidas do Brasil

Preto e Branco ou Colorido?