Alexandre e Outros Heróis




Na última quarta feira 18/12 a TV Globo colocou na sua grade de programação o especial " Alexandre e Outros Heróis", baseado na obra de Graciliano Ramos.

O livro é uma coleção de histórias inverossímeis que Alexandre, um homem cheio de conversa, meio vaqueiro e meio caçador e que tinha um olho torto, contava para o cantador Libório, o cego Firmino, que sempre levantava dúvidas sobre as histórias, o curandeiro Gaudêncio e Das Dores, sua afilhada.

Todas as histórias de Alexandre eram sempre apoiadas e confirmadas por sua fiel esposa Cesária. Com suas histórias, Alexandre distraia o povo pobre do sertão de Alagoas e mantinha seu poder sobre os demais.

Depois do trágico desfecho da temporada 2013 do futebol brasileiro, culminando com a selvageria de Joinville, o tapetão voltando a decidir o destino do campeonato e o patético Mineiro e seu vexame em Marrakesh, muitas dúvidas e questionamentos explodiram nas mídias sociais e contaminaram qualquer um que é apaixonado pelo futebol.

Alexandre e Cesária

Os atuais dirigentes do futebol brasileiro , os treinadores , jogadores e jornalistas  que compactuam com o status quo atual, em conjunto com a TV Globo, são uma reprodução ampliada do casal Alexandre e Cesária. Como querem se manter no poder, contam histórias distorcidas e falsas para  os Gaudêncios , Libórios e Das Dores do Brasil se entreterem apenas por diversão, sem questionar a qualidade e o conteúdo do que é produzido dentro e fora dos campos do Brasil.

Para eles a cultura do pão e circo deve ser perpetuada, pois desta forma o povo não protesta, não se revolta, não deixa de consumir  um produto futebol de baixíssima qualidade que atualmente é  produzido no Brasil. A situação atual me faz lembrar os anos 80 e início do 90, quando os serviços e produtos que um país fechado, como era o Brasil da época,  produzia para seu povo consumir sem opção de concorrência e qualidade.

Gaudêncio, Libório e Firmino

A única personagem que questionava Alexandre era Firmino, mas por ser cego e a única voz dissonante, era sufocado pelas demais personagens.Se todos os apaixonados pelo futebol nos unirmos em uma legião de Firminos, sairíamos para as ruas e mídias sociais com as seguintes mensagens:

"Queremos o final da politicagem dentro dos clubes, federações e confederações."

"Queremos a verdadeira profissionalização das estruturas dos clubes e federações."

"Queremos a criação das ligas que pensem os torneios como grandes ferramentas de marketing e fontes de renda."

"Queremos redução do número de jogos desnecessários e sem interesse."

"Queremos o fim do monopólio de dois times na TV aberta."

"Queremos fair play financeiro."

"Exigimos a punição dos marginais que ainda frequentam estádios."

"Exigimos horários de jogos decentes."

"Exigimos a transformação de eventos esportivos em grande show de entretimento para todas as classes sociais."

"Exigimos o tratamento do torcedor como consumidor e não como gado."

"Exigimos um futebol de melhor qualidade"

Que possamos cada vez mais questionar e protestar contra os atuais poderosos do futebol brasileiro, com atitudes concretas e conscientes que reflitam em mudanças estruturais dentro e fora de campo, evitando os vexames que anualmente vemos o futebol brasileiro cometer dentro e fora do campo e que aos poucos vai matando um produto de altíssimo valor cultural e emocional do povo brasileiro.


Firmino








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Balanço Primeiro Turno Brasileirão 2012

O consumo per capita das maiores torcidas do Brasil

Preto e Branco ou Colorido?