Pular para o conteúdo principal

Pacaembu : Sábado à tarde






Não tem dia e horário mais legal para ir ao estádio como aos sábados à tarde. Herdei essa preferência do meu velho pai.

Ontem no Pacaembu tive um grande sentimento de nostalgia e saudades ao dar um grande abraço no meu amigo Julio Ragazzi, que recentemente perdeu seu pai.

Parecia que ambos fomos conduzidos pelos nossos pais, que viraram nossos anjos da guarda lá do plano espiritual. Estávamos no setor verde, que antigamente era com bancos de madeira, e foi o lugar em que mais vezes meu pai nos levava, e não por coincidência, foi o lugar em que assistimos a um dos últimos jogos juntos no estádio em 1993.

Foi nesse lugar que eu cantei pela primeira vez " Palmeiras meu primeiro amor" em 1979, num domingo de manhã num 4 a 1 contra o Juventus.

Falamos muito de quanto nossos pais nos incentivavam a vivenciar juntos o amor pelo Palmeiras no estádio, quando começamos a ir sozinhos e aos poucos nós começamos a levá-los conosco, mas sempre compartilhando das mesmas emoções, alegrias e tristezas, nós na linha de frente e eles nos seus inseparáveis rádios de pilha.

 E a tarde de ontem estava perfeita.  Sol, temperatura agradável, clima de festa e descontração.

O dia ideal para os pais levarem seus filhos pela primeira vez ao estádio como nós fomos iniciados há algumas décadas. 

E o Palmeiras fez o que sempre fazia quando éramos garotos, ganhar dos adversários de menor porte com superioridade, levando de vencida qualquer time, demonstrando quem era de fato o campeão.

Valdívia ontem teve tarde de Ademir da Guia. Na saída encontrei o grande PVC da ESPN Brasil  também com seu filho. PVC usava com orgulho a camisa com o nome do Luiz Pereira nas costas,  exatamente na semana em que tive a oportunidade de conhecer seu filho, que por sinal tem Ademir da Guia como padrinho. Nada mais nostálgico e emblemático.

Saí do estádio vendo os garotos com seus pais e tive a perfeita sensação que o meu velho pai estava lá ao meu lado, compartilhando através de mim a alegria e devoção de ser Palmeirense  justamente no dia em que ele mais gostava de nos levar ao estádio.

Um resultado sem sustos e com o nosso time sacramentando mais uma conquista, que pode não ser a desejada, mas pode simbolizar uma nova era, sempre carregada com o amor que temos pelo nosso Palmeiras  herdado dos nossos pais e que iremos levar adiante para as futuras gerações.






Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O Dono e os Chefs

Após sete mudanças de treinadores em apenas quatro rodadas do Campeonato Brasileiro da Série A, vários colunistas estão criticando o que já é recorrente na gestão do clubes brasileiros, a troca de treinadores por maus resultados ou expectativas não alcançadas.
Para tentar ilustrar de uma forma mais lúdica as consequências deste comportamento inaceitável dos gestores esportivos, convido o leitor a ler a seguinte historia:
O Dono e os Chefs
Uma churrascaria acaba de trocar de dono no início de dezembro e, como o negócio não ia bem, o dono resolveu trocar de churrasqueiro, pois os clientes estavam reclamando da qualidade da comida, tanto que as vendas estavam baixas recentemente.
O novo mestre churrasqueiro, juntamente com o dono, estavam com várias ideias e decidiram aumentar a variedade de carnes no cardápio. No começo do ano a curiosidade dos clientes fez com que aumentassem as vendas mas,  após 3 meses, os clientes já perceberam que a qualidade e a expectativa com o novo churrasqueiro fi…

Os desafios dos Programas de Sócio Torcedor no Brasil

Durante a semana foi divulgado queda no programa sócio torcedor do Flamengo. De acordo com o blog do Rodrigo Mattos a  falta de jogos com torcida da Libertadores e o esvaziamento do Carioca são os principais pontos de abandono. O departamento de marketing identificou outros problemas: falta de um estádio, política de preços de ingressos para jogos jogos de menor apelo, o sistema de atendimento do torcedor e as vantagens oferecidas ao membro que se associa, além de reclamações com política de diretoria.
Desde o ano passado estamos notando uma estagnação deste tipo de programa na grande maioria dos times brasileiros. Participei de um projeto visando melhorias para um dos maiores programas do gênero em um time da cidade de São Paulo, onde fizemos grupos focais e pesquisas on line, mas muitas das sugestões não foram implementadas.
O que pude perceber na opinião dos torcedores que responderam a pesquisa foram sugestões de melhorias de atendimento, mais serviços, produtos e experiências, além…

O consumo per capita das maiores torcidas do Brasil

Na semana passada efetuei uma análise sobre a efetividade das atuais gestões em converter a base de torcedores em sócio torcedores e em compra de ingressos para os jogos de futebol. Aprofundando um pouco mais o estudo surgiu a curiosidade em calcular qual seria o consumo per capita dos torcedores das maiores torcidas do Brasil.
A base de torcedores utilizada foi a pesquisa de 2016 do Instituto Paraná Pesquisas, pois é a mais recente do mercado. Como base do consumo de cada torcida foram utilizados os dados compilados pelo Rodrigo Capelo do blog Época Esporte Clube, onde foi considerado como consumo dos torcedores as receitas com bilheteria, sócios torcedores e sócios patrimoniais. No caso do Corinthians, apesar do balanço não considerar receitas com bilheteria, na análise foi considerado R$ 48 milhões líquidos com essa fonte de receita, de acordo com o balanço do fundo do estádio.
Na tabela abaixo podemos observar ranking de consumo per capita considerando como base o total de torcedore…