Admirável Palmeiras Novo



Aldous Husley escreveu sua obra prima Admirável Mundo Novo em 1932. O livro narra um hipotético futuro onde as pessoas são pré-condicionadas biologicamente e condicionadas psicologicamente a viverem em harmonia com as leis e regras sociais. Qualquer dúvida e insegurança dos cidadãos era dissipada com o consumo da droga sem efeitos colaterais aparentes chamada "soma".      

Nilton Santos
Nesta semana faleceu Nilton Santos, para muitos o maior lateral esquerdo da história do futebol mundial. Segundo a coluna do PVC desta semana, ele comenta que João Moreira Salles, botafoguense doente, fazia visitas trimestrais a Nilton Santos. Na porta do quarto da clínica em que ele estava internado havia uma simples e forte mensagem :

"Entre, por favor. Apenas não fale mal do Botafogo!"

Você pode estar perguntando: o que um escritor inglês e um lateral esquerdo do Botafogo tem a ver com o Palmeiras?

Observando todos os fatos ocorridos no Palmeiras nos últimos 30 dias, com destaque para a novela Gilson Kleina, com suas idas e vindas, os boatos de possíveis jogadores sondados, além do conhecido comportamento crítico do Palmeirense, comecei a questionar:

Por que no Palmeiras tudo parece ser tenso, pesado, fragmentado, sem a leveza e firmeza que esperamos que as coisas fossem conduzidas?

Não quero criar uma nova casta de Palmeirenses chapa branca, que dizem amém para tudo como Aldous Huxley escreveu em sua obra, mas gostaria de convidar você para algumas reflexões.

Em conversa com pessoas que  fazem parte da atual gestão e também da oposição fiz as mesmas perguntas e as respostas são sempre muito parecidas:

- a política atrapalha muito
- a gestão B1 foi um desastre
- Belluzzo era uma esperança mas não realizou tudo que esperávamos
- o clube está sem dinheiro
- a torcida é muito exigente e impaciente
- se pudesse começar do zero seria a melhor coisa
- Mustafá ainda tem muita influência

Na minha modesta opinião, todas estas constatações são possíveis de se resumir em um ponto chave: 

Sabemos do enorme potencial que o Palmeiras tem, mas a cada ano que passa estamos perdendo terreno para nossos adversários. Queremos que quem está no comando tome medidas rápidas e inovadoras para acelerar a recuperação e fazer novamente do Palmeiras um time de ponta.

Esta ansiedade e angústia são os sentimentos propulsores da atual fragmentação que o Palmeiras se encontra. Vários grupos políticos que defendem coisas muito similares mas não se entendem entre si, torcida organizada contra o Presidente, ambiente político destrutivo. Tudo isso reflete nos resultados em campo, transmitindo os mesmos sentimentos de fora para dentro do gramado, que no final vai gerar resultados abaixo do esperado. 

Esse ciclo vicioso gera mais ansiedade e angústia, que cataliza negativamente o ambiente, afastando jogadores e treinadores de talento e a consequência é o estágio atual em que o Palmeiras se encontra.

Tenho certeza que se os elencos e treinadores de Cruzeiro e Flamengo estivessem no Palmeiras, não seríamos campeões pelos motivos acima explanados.

Conversando com pessoas da atual gestão, toquei neste tema, que foi traduzido como uma necessidade de um trabalho forte de endomarketing, para estancar este clima pesado, negativo que parece impregnado no Palmeiras nos últimos 30 anos, com espasmos de leveza durante a gestão Parmalat.

Como Newton Santos escreveu na porta do seu quarto de hospital, precisamos parar de falar mal do Palmeiras. 

Se não reconhecermos que a ansiedade por resultados rápidos, que gera angústia ao não vê-los concretizados,  faz parte da raiz do problema, talvez ficaremos eternamente correndo atrás do tempo perdido com atitudes intempestivas, desesperadas, destrutivas, que no final acabam prejudicando muito mais o Palmeiras, do que as pessoas que queiram atingir.





Com uma bem feita campanha de endomarketing, criando esse espírito de um novo Palmeiras, construído em união entre torcida, conselheiros e dirigentes, provavelmente vamos gerar um clima mais propício para melhores resultados dentro e fora do campo, atraindo melhores jogadores e treinadores, que vai gerar mais vitórias e conquistas, aumentando as receitas em todas as frentes, criando um Admirável Palmeiras Novo.

Por que não tomar como inspiração a música abaixo como primeiro passo?











Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Balanço Primeiro Turno Brasileirão 2012

O consumo per capita das maiores torcidas do Brasil

Preto e Branco ou Colorido?