Onde está o Futebol?



A temporada do futebol no Brasil está completando 2 meses e o que vemos nos gramados são jogos sem graça, quase sem grandes disputas, parecendo que os clubes ainda estão em pré-temporada.
Com exceção do Galo Mineiro com Bernard arrebentando e tendo Ronaldinho Gaúcho como parceiro, os outros clubes que encerraram o ano de 2012 em destaque ainda estão devendo em 2013.
Como apaixonado por futebol, mas também ainda lambendo as feridas e com esperança que o processo de reconstrução do meu grande Palmeiras logo se transforme em realidade dentro de campo, ando em um período melancólico com relação aos jogos de futebol no Brasil.
Ao mesmo tempo vejo Barcelona, Real Madrid, Bayern de Munique, Borussia Dortumund, Manchester United e Juventus jogando, cada um ao seu estilo, um futebol consistente e eficiente, alinhando técnica e aplicação tática, cada um com equilíbrios diferentes, mas sempre transformando o jogo de futebol em algo mais, transcendendo para o lúdico, que é o que desperta o prazer do ser humano nesse mágico jogo.
Por que esses clubes europeus e os vários torneios que disputam durante o ano estão cada vez mais roubando a cena do cenário mundial, enquanto no Brasil assistimos a no mínimo 60% das partidas da temporada sendo disputadas por equipes mistas, reservas ou em jogos que são disputados quase como amistosos devido ao pouco interesse no que está em jogo?
Uma pergunta que não terei a ousadia de responder em um único post, mas em minha opinião um dos motivos para essa situação é que, diferentemente dos clubes europeus citados acima, aqui no Brasil e na América do Sul os clubes não possuem um projeto, um estilo, um objetivo de longo prazo. Tudo se resume ao futebol de resultados.
Quantas derrotas são motivos para se mudar tudo, mesmo que o que estava planejado estava sendo executado?
Quantas conquistas também são motivos para encobrir trabalhos que estão totalmente desestruturados, distorcidos?
Os clubes no Brasil, como reflexo da atual sociedade fast fashion, não valoriza os projetos, não aceitam processos de reestruturação como Flamengo e Palmeiras iniciaram.
Tudo é para já, para ontem, como que num passe de mágica todas as mazelas das péssimas gestões passadas sejam jogadas para debaixo do tapete e que estes mesmos clubes se transformem em máquinas de jogar futebol em 2 meses.
Ao mesmo tempo tenho a impressão que os clubes no Brasil têm um prazo de validade curtíssimo, sem que possamos desfrutar de bom futebol, de bons jogos, de torneios que tenham mais de 70% dos seus jogos sendo disputados em bom nível, sem muitas faltas, sem simulações, com os estádios cheios.
Onde está o futebol do Campeão do Mundo de 2012, do Campeão Brasileiro e dos outros clubes do tão valorizado G4 do Brasileirão?
Parafraseando meus amigos da banda Ronaldo e os Impedidos, Onde está o Futebol?


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Balanço Primeiro Turno Brasileirão 2012

O consumo per capita das maiores torcidas do Brasil

Preto e Branco ou Colorido?