Pular para o conteúdo principal

Pragmatismo Verde e Branco




Segundo Wikipédia o significado da palavra pragmatismo é:

O pragmatismo se aproxima do sentido popular, segundo o qual um sujeito "pragmático" é aquele que tem o hábito mental de reduzir o sentido dos  fenômenos à avaliação de seus aspectos úteis, necessários, limitando a especulação aos efeitos práticos, de valor utilitário, do pensamento.

A interpretação dessa palavra dentro do futebol tem como exemplos mais marcantes a famosa derrota da Alemanha Ocidental para a Alemanha Oriental na Copa de 1974 para evitar o confronto com Holanda, Brasil e Argentina na segunda fase do torneio.  Com essa atitude pragmática, a Alemanha Ocidental foi para a final, ganhando surpreendentemente da Holanda.

Se formos avaliar com pragmatismo um jogo de futebol, o vencedor será a equipe que fizer mais gols que o adversário. Isso significa que não é necessário jogar melhor que o adversário ou jogar um futebol técnico, vistoso. O que vale é vencer o adversário e somar pontos.

Com a atual situação de dificuldade que o Palmeiras se encontra na classificação do Brasileirão, sugiro à comissão técnica, diretores, jogadores e torcedores que sejam todos pragmáticos nos 17 jogos restantes do Campeonato Brasileiro.

Como traduzir isso na prática?

O Palmeiras precisa conquistar 41 a 42 pontos para sair do Z4, isso significa 24 a 25 pontos, que se resumem a 8 vitórias e 1 empate em 17 jogos. É esse o foco que todos devem ter bem claro como resultado prático.

Como o lema do BOPE foi tão bem assimilado pelo grupo durante os jogos finais da Copa do Brasil,“ Missão dada é missão cumprida”, sugiro que o Campeonato Brasileiro seja encarado como se o Palmeiras tivesse 9 jogos para cumprir sua missão, tendo que poupar seus esforços nas demais partidas.

Portanto, caro Luis Felipe Scolari, sugiro que seja definido uma estratégia com esquema de jogo, escalar ou poupar os principais jogadores de acordo com a missão, planejar as suspensões, preparo físico específico para que a missão seja cumprida nesses 9 jogos.

Na minha opinião, para cumprir a missão, as 9 etapas chaves são :

1) Rodada 22 – 06/09 – Palmeiras x Sport
2) Rodada 26 – 22/09 – Figueirense x Palmeiras
3) Rodada 27 – 30/09 – Palmeiras x Ponte Preta
4) Rodada 29 – 13/10 – Palmeiras x Coritiba
5) Rodada 30 – 17/10 – Náutico x Palmeiras
6) Rodada 31 – 21/10 – Bahia x Palmeiras
7) Rodada 32 – 24/10 – Palmeiras x Cruzeiro
8)Rodada 34 – 04/11 – Palmeiras x Botafogo
9)Rodada 37 – 25/11 – Palmeiras x Atlético GO

Além das 9 etapas acima, existe um jogo chave que, se o Palmeiras vencer, terá o ânimo redobrado para cumprir sua missão com máximo desempenho. Esse jogo é o derby do dia 16/10 – Palmeiras x Corinthians. Jogo que terá 90% de torcedores do Palmeiras, que farão sua parte para conseguir uma vitória, cantando e apoiando os 90 minutos em busca da vitória.

Nós não esperamos que joguem bonito, que tenham um futebol vistoso e superior. A missão a ser cumprida é:

“ Queremos muita dedicação, raça e respeito à grandeza do Palmeiras. Que deixem as fofocas, caprichos, incompetência do Presidente e Diretoria de lado e, que pela segunda vez no ano, que cumpram sua missão, tirando o Palmeiras dessa vexatória situação. Que evitem que o nosso novo Templo Sagrado seja inaugurado em um jogo da Série B de 2013."

Desde já, consideramos essa missão cumprida!!





Comentários

  1. Sabe que seus textos são mais claros do que muitos da imprensa esportiva!

    Excelente a forma sincera que usou para escapar do vexame. Lendo seu blog, fica muito mais fácil torcer!

    Parabéns, Bense!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Os desafios dos Programas de Sócio Torcedor no Brasil

Durante a semana foi divulgado queda no programa sócio torcedor do Flamengo. De acordo com o blog do Rodrigo Mattos a  falta de jogos com torcida da Libertadores e o esvaziamento do Carioca são os principais pontos de abandono. O departamento de marketing identificou outros problemas: falta de um estádio, política de preços de ingressos para jogos jogos de menor apelo, o sistema de atendimento do torcedor e as vantagens oferecidas ao membro que se associa, além de reclamações com política de diretoria.
Desde o ano passado estamos notando uma estagnação deste tipo de programa na grande maioria dos times brasileiros. Participei de um projeto visando melhorias para um dos maiores programas do gênero em um time da cidade de São Paulo, onde fizemos grupos focais e pesquisas on line, mas muitas das sugestões não foram implementadas.
O que pude perceber na opinião dos torcedores que responderam a pesquisa foram sugestões de melhorias de atendimento, mais serviços, produtos e experiências, além…

Pizzaria Paulista

A rede Pizzaria Paulista, criada em 1902, vem a público divulgar o balanço das suas 16 franquias espalhadas no estado de São Paulo no período de 17 de janeiro a 11 de março de 2018.
Em 2018 tivemos as 3 tradicionais franquias da capital, juntamente com uma das mais famosas unidades, que fica no litoral. Além dessas 4 tradicionais franquias,  constam no balanço unidades de cidades com bom nível de renda per capta e com populações elevadas, sendo duas unidades na Grande São Paulo, mais duas unidades na cidade de Campinas, além de uma unidade em Ribeirão Preto, Araraquara, Sorocaba entre outras ricas cidades do interior paulista.
Em 2018, mesmo com a rede presente nas principais regiões do estado, tivemos uma redução de 9% na presença de clientes. Foram 70 mil pessoas a menos do que no ano passado, primeiro ano após a redução no número de franquias.
Além dessa redução, perdemos R$ 700 mil reais em faturamento bruto, 2% menor do que 2017. Por outro lado o ticket médio subiu 7% , R$ 2,60 a ma…

Hoje é dia de Derby

Derby, uma palavra inglesa que acompanhada dos grandes rivais Palmeiras e Corinthians, cria vida própria. As emoções que remetem a este grande clássico do futebol mundial transcendem as quatro linhas, os 90 minutos, o estádio e, em vários casos, se transformam em lendas, epopeias, grandes batalhas. Vilões se transformam em ídolos e vice versa, menos que por efêmeros momentos. Jogos como estes são capazes, como na vida real e não por acaso, de mudar o rumo dos times nos campeonatos, inverter completamente o estado de espírito, de autoconfiança reinante em cada um dos lados. São raros os confrontos que possuem esse poder mágico de mexer com toda uma cidade, uma nação e que, por 90 minutos, se transformam na coisa mais importante da vida. Muitos podem estar perguntando qual a origem desse termo dentro do futebol. Segue abaixo uma versão resumida que encontrei na internet:
A origem vem da palavra "derby" – ou dérbi, segundo o aportuguesamento da palavra original inglesa, proposto p…