Calendário Parte 4 - Estaduais e Regionais



Campeonatos Estaduais e Regionais
Para terminar a séria Calendário, segue a parte final referente às propostas para os torneios estaduais e regionais.

Sabemos que no atual momento, o Futebol Nacional precisa de várias fontes de receita para manter seus custos, valorizar suas marcas e conseguir arrecadar maiores receitas. Para que esses objetivos sejam atingidos, a participação dos grandes clubes nos Campeonatos Estaduais está em descompasso com os objetivos devido à falta de interesse, desnível da disputa, inchaço do calendário, baixo nível das partidas.

Com esta situação, creio que após as duas primeiras semanas da temporada 2012, já é possível perceber nas declarações de jogadores, técnicos e parte da imprensa que a participação dos grandes clubes em torneios estaduais inchados está se tornando inviável.É necessário que seja revisto a forma como os grandes clubes devem partipar dos Estaduais ou, conforme as propostas abaixo, deixarem de participar deste tipo de torneio.


Campeonatos Estaduais
Com a saída dos clubes que participam das sérias A, B e C dos campeonatos estaduais, teremos os seguintes benefícios para as ligas estaduais:
·     As equipes podem explorar melhor as possibilidades de receitas em suas respectivas cidades com a possibilidade real de título e a expectativa de disputar torneios regionais e nacionais em curto espaço de tempo
·     O nível de disputa será mais equilibrado, criando maior qualidade no espetáculo, gerando maior emoção e envolvimento dos moradores das cidades
·     Possibilidade da criação de ligas estaduais e regionais para gerir as receitas, aumentar arrecadação
·     Os campeonatos estaduais serão disputados na primeira metade da temporada ( Setembro a Dezembro ) com a classificação automática dos finalistas para os Torneios Regionais.

Campeonatos Regionais
·         Criação das Copas Sul, Sudeste, Centro Oeste, Norte e Nordeste
·         Participantes:      Finalistas dos Campeonatos Estaduais

·         Período de Disputa – segunda metade da temporada (Janeiro a Maio)
·     O Campeão e o Vice Campeão das 05 copas regionais mais o terceiro colocado das copas do Sudeste e Sul estarão classificados para a Série C e Copa do Brasil do ano seguinte.

Benefícios
·    Estimular desenvolvimento de novas equipes nas cidades que possuem potencial econômico e que  não possuem equipes fortes para disputas regionais devido atual estrutura
·    Possibilidade de ter o ano inteiro de disputas, podendo atrair patrocinadores regionais para divulgação da marca
·    Possibilidade de em 1 ano estar disputando jogos com equipes das séries A e B na Copa do Brasil
·    Possibilidade de criar ligas regionais fortes para administrar receitas e atrair patrocinadores
·    Criar e desenvolver maior número de torcedores nas respectivas cidades
·    Possibilidade e revelar jogadores em maior quantidade
·    Torneios Estaduais e Regionais com maior equilíbrio e maior emoção, aumentando o interesse pelo espetáculo.
  
Conclusões Gerais
As propostas  sugeridas nos 04 posts visam primeiramente o desenvolvimento do futebol em todas as regiões, tanto na qualidade técnica quanto no aumento de receitas provenientes de maiores exposições das marcas em torneios regionais, nacionais, continentais e mundiais.

Uma equipe de futebol, se disputar todos os torneios possíveis de serem disputados durante uma temporada, terá disputado no máximo 65 jogos, uma média bem inferior aos atuais números de jogos que uma equipe de ponta disputa atualmente jogando no Brasil. 

Com a criação do calendário mundial, teremos uma melhor forma de planejamento de todos os segmentos envolvidos, com a possibilidade de aumento de receitas para as equipes, jogadores, treinadores, patrocinadores, redes de tevê, rádio e internet, cidades, países, companhias aéreas, rede hoteleira, turismo, aumentando as possibilidades de geração de empregos ao redor do mundo.
O produto Futebol, inserido no segmento do entretenimento, tem um enorme potencial a ser explorado em todo o mundo, para este projeto ser implementando será necessário um grande entendimento mundial, com vários conflitos de interesse a serem administrados. Caso as pessoas entendam os grandes benefícios destas propostas, os grandes ganhadores serão o espetáculo e os espectadores que terão vários produtos de consumo ( tangíveis e intangíveis ), gerando receitas, aumentando a renda mundial e melhorando o estado de espírito e bem estar de todos os amantes do futebol.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Balanço Primeiro Turno Brasileirão 2012

O consumo per capita das maiores torcidas do Brasil

Preto e Branco ou Colorido?