Renascimento


Hoje é dia 9 de Outubro.

Há 71 anos nesta mesma data nascia em Liverpool uma figura ímpar da história da música e  da história da humanidade, Mr. John Lennon. Uma figura que na sua infância foi abandonado pelo pai e pela mãe, foi criado pela tia e que estava fadado a ser uma pessoa sem futuro e que se transformou em um ícone da cultura pop mundial. Sem John Lennon muito provavelmente tudo o que consumimos de música hoje talvez não tivesse tido este grande salto há 50 anos.

Entrada Museu RNR Hall of Fame NYC - Jan 2010
Minha relação com os Beatles e com John Lennon até 03 anos atrás era como um mero apreciador da importância que este grande artista havia deixado de legado para a história da música até que tive a oportunidade, ou os deuses do rock me colocaram esta visita no meu cominho, de ir a uma exposição do Rock and Roll Hall of Fame em NYC em janeiro de 2010. Fui para este museu ávido pelas curiosidades dos deuses do rock como Elvis, Beatles, Queen, Ramones e Doors,  mas o que realmente me tocou foi uma exposição exclusiva da intimidade de John Lennon.  Ao entrar naquela sala especial, que sua esposa Yoko Ono disponibilizava ao público pela primeira vez, senti uma magia diferente. Algo dentro da minha alma me alertou que estava entrando em solo sagrado, mesmo após presenciar fatos históricos de bastidores das grandes bandas dos anos 60,70 e 80.

Foi naquela sala que eu pude ver os manuscritos de Woman em uma simples folha de caderno com rasuras, as notas musicais, as alterações das estrofes. Foi nesta sala que eu vi o manuscrito de Imagine feito em uma mera folha de papel de um hotel. Como coisas tão simples quanto um papel, uma caneta e uma mente brilhate podem se transformar em ferramente explosiva de expressões de sentimentos que ecoam por todo o universo e para o infinito. Foi lá que eu vi as célebres camisas que fizeram parte da história como  a da foto ao lado.


Parecia que Lennon em pessoa estava lá contando pra mim, através das músicas que tocavam no fone de ouvido, sua história de vida, sua obra, seus sentimentos, sua intimidade. No final da exposição tive a oportunidade de ver o pacote que a polícia de NYC entregou a Yoko com as roupas que Lennon usava no dia do seu assassinato e que Yoko nunca mexeu. Para quem ama música, parecia que eu estava ao lado do santo sudário do Rock and Roll. Se Bill Halley e Fats Domino foram Abraão e Davi, Elvis foi Moisés , Lennon foi o Messias do Rock and Roll.

Quando houve a morte de Richie Valens e Fats Domino , causando uma enorme tragédia na história da música, foi feita uma canção célebre chamada American Pie . No dia que John Lennon nasceu, a estrela do Rock and Roll, tão forte e vibrante quanto a estrela de Belém, estava sobre a cidade de Liverpool, Inglaterra há 71 anos, anucinando de antemão a ressurreição e o renascimento do Rock and Roll.

Lennon, junto com Paul Mcartney, revolucionou a música, trouxe para a juventude o que estava faltando, uma voz que pudesse cantar e expressar os sentimentos, sonhos e desejos de uma camada da população mundial que até os meados dos anos 60 eram tratados como crianças em fase de transformação para a vida adulta.

Lennon morreu há 31 anos e seu legado será reverenciado pela humanidade como Mozart, Bethoven e Bach daqui a 200 anos. Sua história de um garoto simples, sem um futuro promissor na pacata Liverpool dos anos 50, demonstra o quanto somos capazes quando acreditamos em um sonho e nunca desistimos dele.

Nova Arena Palestra Italia
Ao escrever este post e após mais um vexame anunciado do nosso amado Palmeiras, espero que ao ver as ruínas de um estádio que está destruído como no dia que a música morreu, possamos ter como presente daqui a 02 anos o renascimento de um Palmeiras forte através da nova Arena Palestra. Um Palmeiras que revolucione todo o futebol brasileiro, que volte a trazer sonho, beleza, poesia e inovação para milhões de Palmeirenses assim como Lennon e os demais garotos de Liverpool que revolucionaram o mundo com sua música e que abalaram as estruturas da sociedade mundial.

Lennon, sua música está impregnada na alma da humanidade. Sua voz e sua obra já são eternas, emocionaram multidões e continuarão ecoando para toda a eternidade.

Palmeiras, sua gloriosa história e sua força de reconstrução moverão seus apaixonados torcedores para o lugar que seu nome nunca deveria ter saído, o Olimpo do Futebol Mundial.

O vídeo abaixo demonstra o quanto Lennon influenciou e impactou os jovens da torcida do Liverpool em meados de 1964. Emocionante!!

Futebol and Rock and Roll together and forever!!!





Comentários

  1. Muito bom! Emocionante mesmo a exposição do John Lennon em New York. Aliás, essa cidade é a cara dele. E o memorial "Strawberry Fields" no Central Park bem em frente ao Dakota Building. Que emoção! Parabéns, Marcelo!

    ResponderExcluir
  2. Bense, quem sabe seu texto consiga unir as sempre gloriosas cifras do rock'n'roll às tão opacas chuteiras da rua Turiaçu!

    Parabéns pelas palavras visionárias!

    Abraços!

    Adriano Paciello

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Balanço Primeiro Turno Brasileirão 2012

O consumo per capita das maiores torcidas do Brasil

Preto e Branco ou Colorido?