Campeonato Brasileiro 2023: Análise de Performance R19
Seguem as constatações após o final do primeiro turno:
1) Mais vitórias: Botafogo (15 vitórias)
2) Saldo de gols: Botafogo (+ 24 )
Tendo como referência a média histórica de 66,6% de aproveitamento para um clube ser campeão brasileiro, o aproveitamento no segundo turno para a conquista do título seria o seguinte:
Botafogo: 51%
Grêmio: 72%
Palmeiras: 74%
Flamengo e Red Bull Bragantino: 77%
Pela magnífica campanha o Botafogo precisaria de um aproveitamento de G6 para ser campeão. Os demais concorrentes do G4 precisariam aumentar o aproveitamento e ainda torcer para que o Fogão tenha um queda muito drástica de rendimento por várias rodadas.
Nas 5 edições em que o campeão do primeiro turno não foi o campeão brasileiro, em 3 ocasiões (2008,2009, 2018) a diferença do líder para o futuro campeão era de 8 pontos. Em 2020 a diferença era de 2 pontos e em 2012 a diferença era de 1 ponto.
Portanto, por todos os dados estatísticos demonstrados, o Botafogo é o grande favorito ao título, podendo ser apontado como o virtual campeão.
Corrida para o G4
1) Vitórias: Botafogo, Grêmio, Palmeiras, Fluminense, Athletico, Flamengo.
2) Saldo de gols: Botafogo, Palmeiras, Red Bull Bragantino, Flamengo.
4) Pontos como visitante: Botafogo, Cuiabá, Atlético Mineiro, Flamengo, Palmeiras.
Baseado na média histórica de 55% de aproveitamento para um clube terminar no G4, o aproveitamento no segundo turno para terminar no G4 seria o seguinte:
Botafogo: 28%
Grêmio: 50%
Palmeiras: 51%
Flamengo e Red Bull Bragantino: 54%
Fluminense e Athletico: 56%
Botafogo já está virtualmente com o G4 garantindo. Grêmio e Palmeiras podem até ter um desempenho ligeiramente inferior. Flamengo, Red Bull Bragantino, Fluminense e Athletico precisam manter praticamente o mesmo desempenho.
Pelos dados acima Botafogo, Palmeiras, Flamengo e Grêmio são os atuais favoritos para o G4, com Red Bull Bragantino, Fluminense e Athletico com boas chances.
Como três clubes entre os sete primeiros ainda estão nas disputas das Copas, como nos últimos anos, é possível que o G4 possa virar G5 ou G6.
1) Menos vitórias: América, Vasco, Coritiba, Santos, Bahia.
2) Menor saldo de gols: América, Coritba, Vasco, Santos.
3) Menos pontos como mandante: América, Vasco, Coritiba, Cruzeiro.
A média histórica é de 38% de aproveitamento para um clube não ser rebaixado. Tendo como base esse histórico, o aproveitamento mínimo necessário no segundo turno para evitar o rebaixamento seria o seguinte:
Bahia e Santos: 38%
Vasco: 40%
Coritiba: 42%
América: 49%
Todos os clubes precisam aumentar o aproveitamento para evitar o rebaixamento. Bahia e Santos são os que precisam de um menor incremento em comparação aos demais clubes. Vasco e Coritiba precisam quase que dobrar o aproveitamento, já o América tem que ter um aproveitamento muito próximo a clubes que disputam o G6.
Baseado nesses dados, América, Vasco, Coritiba, Santos são os 4 clubes mais ameaçados de rebaixamento.
Comentários
Postar um comentário